O Conselho de Ministros timorense reuniu-se hoje pela última vez, aprovando o relatório final do mandato do 8.º Governo constitucional, documento que vai ser agora entregue ao próximo primeiro-ministro.O
"Durante a reunião, o primeiro-ministro fez uma retrospetiva do mandato do Governo, reconheceu o trabalho positivo alcançado pelo executivo e agradeceu a contribuição e dedicação de todos os membros do executivo", refere o Governo, em comunicado.
"Foi ainda apresentado o Relatório Final do Mandato do VIII Governo, de 2018 a 2023, uma publicação que descreve as principais atividades e resultados do Executivo desde a sua tomada de posse, bem como os desafios enfrentados e recomendações para o futuro", explica.
Durante a reunião, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Manuel Leite Magalhães, "salientou as conquistas e resultados alcançados pelo VIII Governo, apesar de todas as dificuldades e desafios enfrentados durante o mandato".
À Lusa, Fidelis Magalhães disse que o relatório não será ainda tornado público, confirmando que com o fim do mandato ficam suspensas várias iniciativas legislativas.
Já em gestão, o atual Governo mantém-se em funções até que o nono Governo, liderado por Xanana Gusmão, do CNRT, tome posse, possivelmente na última semana deste mês.
A data final não está ainda marcada, sendo que os novos deputados eleitos tomam posse a 22 de junho.