Governo português anuncia missão diplomática a Pemba de 26 a 28 abril

por Lusa

O embaixador de Portugal em Maputo realiza na próxima semana uma missão a Pemba, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, alvo de ataques armados, anunciou hoje o Governo português.

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o diplomata António Costa Moura irá realizar esta visita entre segunda-feira e quarta-feira da próxima semana.

A visita ocorrerá na mesma altura em que se realiza uma Permanência Consular na capital de Cabo Delgado (terça-feira e quarta-feira), organizada pelo Consulado Geral de Portugal na Beira.

Contactos com as autoridades moçambicanas locais e um encontro com a comunidade portuguesa presente nesta província do norte de Moçambique, bem como visitas a empresas portuguesas presentes na região fazem parte da agenda do diplomata para esta missão.

O embaixador António Costa Moura irá ainda visitar projetos apoiados no contexto do apoio humanitário de emergência a Cabo Delgado e de cooperação para o desenvolvimento apoiados por Portugal e implementados por organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGD) portuguesas.

Grupos armados aterrorizam Cabo Delgado desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo `jihadista` Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.500 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e 714.000 deslocados, de acordo com o Governo moçambicano.

O mais recente ataque foi feito em 24 de março contra a vila de Palma, provocando dezenas de mortos e feridos.

As autoridades moçambicanas recuperaram o controlo da vila, mas o ataque levou a petrolífera Total a abandonar por tempo indeterminado o recinto do projeto de gás com início de produção previsto para 2024 e no qual estão ancoradas muitas das expectativas de crescimento económico de Moçambique na próxima década.

Tópicos
pub