Governo francês quer reforçar controlo da imigração

por RTP
Foto: Gonzalo Fuentes - Reuters

O uso de uma Força de Fronteira, como a já existente na fronteira franco-italiana, será generalizado em todas as fronteiras do país. Reunido esta quarta-feira em Matignon, o executivo de Paris não se comprometeu contudo com uma data para a generalização da medida em todo o hexágono, uma vez que terá de contratar novas polícias. O primeiro-ministro François Bayrou admite recorrer a reservistas das forças armadas.

O governo francês esteve esta quarta-feira reunido para deliberar sobre imigração. François Bayrou quer implementar um plano de ação especial para reforçar o nível de execução das obrigações de deixar o território francês (OQTF).

Paris exorta os outros Estados-membros a tomar as mesmas medidas para que os procedimentos sejam eficazes. A Alemanha há seis meses que controla as fronteiras terrestres.

Esta reunião interministerial em Paris foi marcada depois do assassinato de um português de 69 anos em Moulhouse. O atacante, argelino, já tinha ordem de extradição devido a radicalização, mas a Argélia recusou-se por várias vezes a recebê-lo.

As medidas agora anunciadas fazem parte de um pacote mais amplo, que necessita de alteração de legislação e de investimento, como a construção de centros de detenção para migrantes a quem foi recusada residência em França.
PUB