O Governo chinês garantiu hoje que as fontes de água potável na China são seguras, em resposta a uma notícia difundida na segunda-feira que indica que 80% dos aquíferos do país estão excessivamente poluídos.
O ministério chinês dos Recursos Hídricos argumenta que 85% das fontes utilizadas na extração de água mineral e as 33 fontes que fornecem água potável para cidades com mais de 500 mil habitantes obedecem aos padrões de qualidade.
Nos últimos anos, o número de incidentes envolvendo água contaminada na China disparou para uma média anual de 1.700, segundo dados divulgados pela imprensa estatal.
No conjunto, 140 milhões de chineses urbanos terão sido afetados pela poluição dos recursos hídricos.
Segundo um outro relatório do ministério, a qualidade das fontes de água não potável está muito aquém do aceitável, com mais de 30% dos poços classificados como Tipo IV, ou seja, adequados apenas para fins industriais ou de entretenimento.
Já 47% dos poços foram classificados Tipo V, em referência à água mais poluída e adequada apenas para uso agrícola ou paisagístico.
Com base nesta avaliação, o jornal National Business Daily afirmou na segunda-feira que 80% das águas subterrâneas na China estão demasiado poluídas para beber.
O ministério detalhou hoje que entre os 2.100 poços avaliados, nenhum é usado na extração de água para consumo humano.
Três décadas de crescimento industrial rápido e desenfreado têm custado caro ao ambiente na China, cujos líderes têm estado preocupados com o crescente número de protestos motivados pela degradação ambiental.
Sucessivas vagas de poluição cobrem os grandes centros urbanos do país.
A qualidade do ar na China, destaque frequente na imprensa internacional, é, no entanto, só uma parte do problema.
"O próximo passo são os recursos hídricos e o solo", disse à agência Lusa, no ano passado, Ma Jun, diretor da organização não-governamental Institut of Public and Environmental Affairs (IPE) e um dos mais conhecidos ambientalistas chineses.
"Também aí precisaremos de mais transparência", apelou.