Governo brasileiro trabalha para donativos de Portugal chegarem ao sul do país

por Lusa

O Brasil está a articular com empresas aéreas e transporte para que mais de 200 toneladas de donativos recolhidos em Portugal cheguem ao estado do Rio Grande do Sul, que sofre de inundações sem precedentes, foi hoje anunciado.

"Em Portugal, a embaixada brasileira e o consulado receberam dos nossos irmãos lusitanos e dos brasileiros residentes no país mais de 200 toneladas de donativos", disse em comunicado o Governo brasileiro.

Numa primeira fase será dada prioridades ao envio de medicamentos e equipamentos médicos via aérea, mas as autoridades brasileiras garantem que "está articulando com as companhias aéreas e empresas de navegação o transporte" de todos os donativos.

As doações enviadas do estrangeiro para as regiões afetadas estão isentas de tributação, esclareceu o Governo brasileiro detalhado que as orientações e regras para o envio estão disponíveis no site da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/receita-federal-publica-orientacoes-para-o-recebimento-de-doacoes-do-exterior-para-o-rs).

"O Ministério das Relações Exteriores informou que todos os donativos recebidos em outras embaixadas e consulados ao redor do mundo também terão o mesmo trâmite e serão todos enviados ao povo gaúcho com a maior brevidade possível", frisou o Governo brasileiro.

O número de mortos nas graves inundações que assolam o sul do Brasil há uma semana chegou a 127 e o número de pessoas afetadas atingiu quase dois milhões, segundo o último boletim da Defesa Civil.

De acordo com a organização, na maior tragédia climática da história da região sul do Brasil há ainda 141 pessoas desaparecidas e 756 feridas.

Tópicos
PUB