Governo brasileiro abre inscrições para bolsas de mestrado e doutorado a cidadãos estrangeiros
Os africanos interessados em concorrer a bolsas de mestrado e doutorado no Brasil podem inscrever-se no Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação até 31 de Julho próximo, informou o Ministério da Educação brasileiro.
O programa é também aberto a cidadãos da América Latina, Ásia, Caraíbas, Oceania ou Médio-Oriente com os quais o Brasil mantenha acordo de cooperação educacional, cultural ou de ciência e tecnologia.
Os resultados da selecção serão divulgados em Novembro ou Dezembro, com início das actividades académicas em Março de 2008.
O candidato à bolsa não pode ser cidadão brasileiro, ter dupla nacionalidade ou visto permanente no Brasil.
Os documentos exigidos pelo governo brasileiro são o currículo do candidato, um plano de trabalho em língua portuguesa, duas cartas de recomendação e um certificado médico de saúde física e mental.
Os candidatos selecionados terão direito a passagem aérea de retorno ao país de origem e bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no mesmo valor pago aos estudantes brasileiros - 1.394 reais (532 euros)para doutorado e 940 reais (359 euros) para mestrado.
Com este programa, a Capes pretende ampliar a qualificação de professores universitários, pesquisadores e outros profissionais de ensino superior nesses países.
Os interessados podem consultar a página na Internet ww.capes.gov.br/editais/abertos