Governo aumenta em 16,6% o valor do salário mínimo brasileiro

por Agência LUSA

Os trabalhadores brasileiros terão um aumento de 16,6 por cento no salário mínimo a partir de Abril, anunciou hoje fonte oficial.

Segundo o líder do governo na Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, o salário mínimo passará de 300 reais (108 euros) para 350 reais (126 euros) a partir de 01 de Abril.

De acordo com os cálculos do governo, descontada a inflação de cerca de cinco por cento entre Maio do ano passado e Abril próximo, o aumento real do salário mínimo será de 13 por cento.

O deputado Chinaglia disse que o novo salário mínimo, o mais alto dos últimos 25 anos, foi confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante uma reunião no Palácio do Planalto com dirigentes sindicais.

A decisão do governo de elevar o salário mínimo deverá ser aprovada ainda pelo Congresso Nacional.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil recebem um salário mínimo.

O governo anunciou também que a tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física será reajustada em oito por cento a partir de Fevereiro, o que significa manter a isenção do IR para os trabalhadores que ganham menos.

Com essa correcção, a faixa de isenção desse tributo subirá dos actuais 1.164 reais mensais (419 euros) para 1.257 reais (453 euros).

PUB