Gilmar Mendes: "Governo de Bolsonaro foi marcado pelas fake news"

por RTP

Foto: Ueslei Marcelino - Reuters

Gilmar Mendes, juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil, considera que é necessário esclarecer se houve envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro na invasão dos edifícios estatais em Brasília.

Jair Bolsonaro tem até quinta-feira para explicar à justiça brasileira o decreto que encenava um golpe de Estado.

O documento foi encontrado durante as buscas à casa do ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, que está detido por ter alegadamente facilitado o acesso dos manifestantes, aos edifícios estatais de Brasília.

Sobre os eventos de 8 de janeiro, Gilmar Mendes reconhece que aqueles eventos "causaram um imenso tumulto", ainda que não tenha havido uma tentativa de golpe "de forma muito clara".

Em relação aos anos de Jair Bolsonaro no poder, o juiz do Supremo Tribunal Federal considera que se tratou de um "mandato singular" e reiterou as suas considerações da Operação Lava Jato como um processo com fins políticos.

Por fim, Gilmar Mendes destacou o papel das fake news na eleição de Jair Bolsonaro e deixou elogios ao Tribunal Superior Eleitoral do Brasil por ter enfrentado este tipo de conteúdos, bem como as próprias plataformas, desde logo o Telegram.
PUB