Furacão Beryl chega às Ilhas do Barlavento como furacão perigoso de categoria 4

por Lusa

A tempestade tropical Beryl, o primeiro furacão da bacia atlântica, aumentou de categoria a caminho do arquipélago do Barlavento, ilhas do sudeste das Pequenas Antilhas, onde deverá chegar na segunda-feira com ventos perigosos, anunciaram os serviços de meteorologia norte-americanos.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) em Miami, o Beryl é um furacão de categoria 3, de um máximo de 5 na escala Saffir-Simpson, com ventos máximos sustentados de 185 quilómetros por hora (115 milhas), mas prevê-se que chegue às ilhas do Barlavento como categoria 4.

O NHC, com sede em Miami, na Flórida, emitiu um aviso de furacão para a maior parte das ilhas do Barlavento no boletim mais recente, bem como uma ameaça de tempestade tropical para as ilhas de Martinica e Dominica.

De acordo com o boletim do NHC, o furacão, que se desloca a 33 quilómetros por hora (21 milhas) na direção oeste, encontra-se a 675 quilómetros (420 milhas) a leste-sudeste de Barbados.

A temporada de furacões na bacia atlântica, que começou em 01 de junho, registou até agora a formação de duas tempestades tropicais, Alberto e Beryl, tendo este último evoluído hoje para o primeiro furacão da temporada.

Este ano, o Atlântico terá uma temporada de furacões acima da média, com a possibilidade de ocorrência de até treze furacões, dos quais até sete poderão ser de grandes dimensões, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

As previsões apontam para a formação de um total de 17 a 25 tempestades este ano, ou seja, com ventos máximos sustentados superiores a 62 quilómetros por hora.

Tópicos
PUB