França. Seis aeroportos evacuados devido a "ameaça de atentado"

por Joana Raposo Santos - RTP
As "ameaças de atentado" terão sido recebidas por e-mail, indicou à AFP uma fonte policial. Tim Rooke - Pool via Reuters

Os aeroportos franceses de Lille, Nice, Lyon, Toulouse, Beauvais e Nantes foram esta quarta-feira evacuados devido a uma "ameaça de atentado". A informação foi confirmada pelo Governo francês.

As "ameaças de atentado" terão sido recebidas por e-mail, indicou à AFP uma fonte policial.

Devido a bagagem abandonada no terminal 1, foi formado um perímetro de segurança para permitir a realização das verificações habituais. A situação já voltou ao normal”, avançou o aeroporto de Nice na sua conta na rede social X.

Pouco antes, o aeroporto de Lille escreveu no X que estava "a ser evacuado após uma ameaça de bomba". "Os serviços de segurança do Estado estão no local”, lê-se na publicação.

Segundo o site Flight Radar, o aeroporto de Nantes encontrava-se ao final da manhã no nível máximo de disrupção, apresentando “grandes problemas, com longos atrasos e vários voos cancelados”.

Já o aeroporto de Toulouse estava no nível intermédio, com “problemas menores, como alguns atrasos e cancelamentos”.

Um porta-voz da Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) confirmou à AFP "ameaças de bomba" e "evacuações de terminais" na manhã desta quarta-feira em vários aeroportos, sendo que três deles registaram atrasos significativos pouco depois do meio-dia: Toulouse-Blagnac, Lille-Lesquin e Beauvais-Tillé.

No aeroporto de Bron, empresarial, "as dúvidas foram levantadas e o tráfego foi retomado", esclareceu a administração aeroportuária. Em Lille, "o terminal foi evacuado por volta das 10h30", segundo um porta-voz.

Os voos provenientes de Marraquexe, Genebra e Constantina, que deveriam aterrar entre as 11h05 e as 11h40, foram desviados, avança o site do aeroporto de Lille.
França em alerta
A evacuação destes seis aeroportos acontece dias depois de, também em França, o Palácio de Versalhes ter sido evacuado devido a uma ameaça de bomba e o museu do Louvre ter encerrado por "razões de segurança".

Na semana passada, um ataque numa escola secundária em França vitimou um professor e deixou duas pessoas gravemente feridas.

O ministro francês do Interior, Gerald Darmanin, indicou então que o ataque terá estado ligado à situação no Médio Oriente, onde Israel está a conduzir uma ofensiva militar para erradicar os combatentes do Hamas após ataques iniciados por este grupo.

O agressor, de origem chechena, foi detido pela polícia e tinha um histórico de radicalização.

c/ agências
PUB