Fortes chuvas e também a seca levam ao estado de emergência em vários estados

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

São Paulo, Brasil, 06 Jan (Lusa) - As chuvas no Sul e Sueste do Brasil obrigaram hoje as autoridades de 11 municípios do Estado do Espírito Santo a decretarem o estado de emergência, mas no Rio Grande do Sul a preocupação é a fraca precipitação registada.

Depois dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, também no Espírito Santo os efeitos da forte precipitação caída ao longo do fim-de-semana obrigaram 8 mil pessoas a abandonarem as suas casas, acrescentaram as autoridades.

A Defesa Civil do Espírito Santo, Estado localizado no Sueste do Brasil, adiantou que outros concelhos deverão decretar igualmente o estado de emergência ainda hoje.

Entretanto, o número de concelhos em estado de emergência devido às fortes chuvas que caem no Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, aumentou para 12, informou também hoje a Defesa Civil Estadual.

Os municípios que estão em estado de emergência são Timbé do Sul, Araranguá, Criciúma, Forquilhinhas, Jacinto Machado, Turvo, Nova Veneza, Içara, Ermo, Lauro Müller, Siderópolis e Meleiro, localizados no litoral Sul do Estado.

Os outros seis municípios que também foram afectados pelas chuvas que voltaram atingir o Estado no último fim-de-semana são Urussanga, Tubarão, Jaguaruna, Laguna, São Martinho e Praia Grande.

Araranguá e Criciúma estão entre as cidades mais atingidas pelas enchentes.

A Defesa Civil indicou que o número de pessoas que tiveram de abandonar as suas casas ultrapassou já as 2.400 pessoas.

O balanço feito pelo governo do Estado contabilizou cerca de 33 mil pessoas fora das suas casas, 135 mortos e ainda seis pessoas desaparecidas, quatro no concelho de Ilhota e duas em Gaspar - municípios ao Norte do Estado - desde o início das chuvas, há dois meses.

Todavia, em Rio Grande do Sul, Estado vizinho de Santa Catarina, a reduzida precipitação está a preocupar as autoridades locais, afectando cerca de 90 mil pessoas, segundo a Defesa Civil deste Estado.

Hoje, o município de Três Arroios foi o 44º a decretar o estado de emergência, apesar da chuva que caiu no Estado, localizado no extremo Sul do Brasil, durante o fim-de-semana.

Ainda no que diz respeito às fortes chuvas que têm assolado as regiões Sul e Sueste do país, em Minas Gerais (Sueste), a Defesa Civil divulgou hoje um alerta de enchentes nos municípios dos Vales do Mucuri e Rio Doce, especialmente para os concelhos de Governador Valadares e Aimorés.

No total, 23 pessoas morreram em Minas Gerais desde o início do período das chuvas, em Setembro, e 57 cidades decretaram estado de emergência.

A Defesa Civil informou que o concelho de Alto Jequitibá foi incluído na lista de municípios em estado de emergência na segunda-feira.

Nos últimos quatro meses, em Minas Gerais 295 pessoas ficaram feridas e 62.662 tiveram de abandonar as suas casas.

No Rio de Janeiro, outro Estado fortemente castigado pelas chuvas, há cerca de 66.000 deslocados e pelo menos cinco mortos.


PUB