Aviões de combate russos interceptaram dois F-16 israelitas no espaço aéreo libanês e obrigaram-nos a retirar. As Forças Armadas israelitas recusaram confirmar a notícia.
Baseando-se em fontes libanesas, o Canal 2 da televisão israelita e depois a agência noticiosa Hadashot referiram que caças dea Força Aérea israelita estiveram envolvidos num "incidente" no espaço aéreo libanês, às primeiras horas de hoje, segunda feira.
Nesse "incidente" dois F-16 israelitas terão sido confrontados por aviões russos Su-34 e obrigados a regressarem ao espaço aéreo israelita. Interpelada pela imprensa, a Força Aérea israelita recusou comentar a notícia, que tão-pouco teve confirmação oficial russa. Uma filmagem dos aviões russos, mas não dos aviões israelitas, acompanhava a divulgação da notícia.
Israel tem vindo a anunciar a intensificação dos seus esforços para impedir transferências de armamento iraniano para as mãos do Hezbollah libanês, bem como a fabricação de armamento em território libanês. A Força Aérea israelita atravessa regularmente o espaço aéreo libanês, com esse objectivo ou para lançar a partir daí ataques aéreos em território sírio.