Jeffery Moore, comissário republicano no Estado norte-americano da Flórida, abandonou o cargo depois de uma foto sua disfarçado de membro do Ku Klux Klan numa festa de Halloween ter vindo a público, tornando-se viral nas redes sociais.
A foto em questão mostra, aparentemente, o republicano numa festa de Halloween enquanto vestia um roupão e capuz associados ao movimento extremista Ku Klux Klan.
A Gadsden Co. commissioner, appointed by Gov. Ron DeSantis, abruptly resigned from the post in Florida’s only predominantly Black county after a photo surfaced purportedly showing him wearing a Ku Klux Klan robe and hood at what could have been a Halloween party years earlier. pic.twitter.com/iadi4gI323
— Christopher Cann (@ChrisCannFL) September 27, 2022
Tracey Stallworth, pastor no condado de Gadsden, avançou ao Tallahassee Democrat que haveria uma entrevista coletiva esta quarta-feira na qual seria pedido a Moore e ao governador que opinassem sobre a foto agora divulgada.
“É um dia muito triste na nossa história e um momento triste para este condado... no condado mais negro do Estado, isto não está certo”, considerou Stallworth.
Jeffery Moore era o único membro branco do conselho de comissários e mora num condado onde 55 por cento dos habitantes são negros, de acordo com os últimos censos norte-americanos.
Na sua carta de demissão, o republicano não avançou com as razões para a renúncia ao cargo. “Agradeço pela oportunidade de ter servido nesta posição; no entanto, por razões pessoais, não poderei continuar”, escreveu.
A demissão acontece na mesma altura em que o furacão Ian está prestes a atingir a Flórida e em que o Estado se prepara para eventuais danos.
A polémica em torno da fotografia chega três anos depois de outro funcionário nomeado para o cargo pelo governador Ron DeSantis, o secretário de Estado da Flórida, Michael Ertel, ter renunciado depois de uma fotografia sua com a cara pintada de negro e vestido como “vítima do furacão Katrina” ter também vindo a público.