Felipe Calderon vencedor das presidenciais no México

por Agência LUSA

O conservador Felipe Calderon venceu as eleições presidenciais no México, segundo a contagem oficial divulgada hoje pela autoridade eleitoral, que o seu adversário de esquerda, Andres Manuel Lopez Obrador, contestou.

A contagem oficial realizada pelo Instituto federal eleitoral (IFE) credita o candidato do Partido da Acção Nacional (PAN), Felipe Calderon, com 35,88 por cento, à frente do seu adversário do partido da Revolução Democrática (PRD) com 35,31 por cento, uma diferença de apenas 0,57 pontos, quando estão escrutinadas todas as assembleias de voto.

O resultado final indica que Calderon ganhou por 236.006 votos a Lopez Obrador nas eleições do passado 02 de Julho.

Andres Manuel Lopez Obrador anunciou hoje de manhã que vai recorrer ao Tribunal Federal Eleitoral (TRIFE), o seu último recurso legal, por considerar que houve "irregularidades" na contabilização dos votos das eleições de domingo.

O México estava suspenso desde o escrutínio de domingo da recontagem oficial, que começou quarta-feira, porque os resultados preliminares do IFE davam apenas um escasso avanço a Felipe Calderon:

14,7 milhões de votos, contra 14,51 milhões para Andres Manuel Lopez Obrador, ou seja uma diferença de 0,6 por cento.

O Tribunal Eleitoral tem até 31 de Agosto para resolver a impugnação e pronunciar-se sobre as eleições, enquanto para determinar o presidente eleito dispõe até 06 de Setembro.

O presidente eleito deve tomar posse a 01 de Dezembro, em substituição de Vicente Fox e para um mandato de seis anos (2006-2012).

PUB