Favela do Vidigal receberá Unidade de Polícia Pacificadora na quarta-feira
Rio de Janeiro, 17 jan (Lusa) - A comunidade do Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro, vai receber na quarta-feira uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), dois meses após a ocupação policial, que terminou com o controlo exercido pelos traficantes de drogas.
O Vidigal foi ocupado no início de novembro, na mesma operação que levou paz à comunidade da Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina.
Na ocasião, a incursão foi considerada um sucesso por ter sido concluída em poucas horas sem o disparo de um único tiro.
Poucos dias antes, uma operação do serviço de informações da polícia conseguiu prender o chefe do tráfico de drogas da região, quando tentava escapar na bagageira de um carro.
Esta será a 19.ª UPP instalada em uma favela do Rio de Janeiro, na aplicação da nova política de segurança pública, desde há dois anos na cidade.
A unidade contará com um efetivo de 246 polícias, segundo adiantou a Secretaria de Segurança Pública.
A Polícia Pacificadora atua com o conceito de polícia comunitária e preza a boa relação entre os agentes e os moradores.
O êxito deste modelo é um dos grandes desafios do governo do Rio de Janeiro, uma vez que diversos casos de corrupção e abuso de poder por parte de polícias cariocas mancharam a imagem da corporação nos últimos anos.
A comunidade da Rocinha será a próxima a receber uma unidade deste tipo, mas ainda não há data certa para a inauguração.