Três anos depois do previsto e com uma gigantesca derrapagem orçamental, o F-35 prepara-se para receber a luz verde do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Os Marines serão os primeiros a aprovar o novíssimo avião das Forças Armadas norte-americanas: preparado, nomeadamente, para descolar na vertical e não ser detetado por radares. Mas no gigantesco programa norte-americano, nem tudo são rosas. O atraso, os custos e os problemas técnicos continuam a obstruir a descolagem do F-35.
O Joint Strike Fighter é capaz de descolar na vertical, atingir velocidades superiores a 1.900 quilómetros por hora e voar a uma altura superior a 50 mil pés (cerca de 15 quilómetros).
O aparelho, aponta a CNN, está habilitado para combates ar - ar e ar - terra, bem como para missões de reconhecimento do território e vigilância.
O avião permite ainda a partilha imediata de informações entre pilotos e chefias, sendo mesmo capaz de entrar em território inimigo sem ser detetado pelos radares. Como suplemento, os pilotos do F-35 usarão um capacete especial que confere uma visão de 360 graus ao condutor. Só o capacete custa 400 mil dólares. Os Marines deverão dar luz verde à utilização dos F-35 nos próximos dias.
O F-35 será adaptado para diferentes corpos das Forças Armadas: fuzileiros, marinha e força aérea. A versão dos fuzileiros será a primeira a ser aprovada que, mesmo assim, não deverá ser utilizada em situações de combate nos próximos anos.
“O F-35 tratará uma capacidade revolucionária aos EUA e aos seus aliados para as próximas décadas”, afiança a empresa responsável pelo aparelho.
Num projeto desta envergadura, nem tudo é positivo. A começar pelo preço. Cada avião custará aos cofres norte-americanos 159 milhões de dólares (cerca de 143 milhões de euros). Ao todo, os Estados Unidos vão investir 400 mil milhões de dólares para adquirir 2457 Joint Strike Fighters – cerca do dobro do Produto Interno Bruto português.
O valor é quase o dobro do inicialmente previsto, face à enorme derrapagem orçamental. Os custos não acabam aqui. Para assegurar a manutenção e operação da frota, o Pentágono vai investir um bilião de dólares (mais de 900 mil milhões de euros). Mas, face às derrapagens e problemas já conhecidos, o custo poderá ser superior.
Atrasos, custos e problemas técnicos
O programa tem tanto de megalómano como de controverso, não fosse o F-35 a mais cara arma de sempre da história mundial. Apesar dos custos, os problemas têm sido mais do que muitos e têm afetado quase todos os componentes do aparelho.“No pior dos casos, irá magoar pessoas ou teremos de os guardar no hangar e gastar milhares de milhões de dólares para os reajustar”
Dificuldades no quadro, fuselagem, motores, software e sistemas de armas têm sido noticiados. Em 2014, um incêndio num motor fez com que toda a frota ficasse em terra. Aliás, são todos estes problemas que têm atrasado o programa e aumentado os seus custos.
“No melhor dos casos”, quando for decretado que o F-35 está pronto para entrar em funcionamento “estaremos a lançar um avião instável que não poderá realizar muitas das suas principais missões durante vários anos”, aponta a deputada democrata Jackie Speier.
“No pior dos casos, irá magoar pessoas ou teremos de os guardar no hangar e gastar milhares de milhões de dólares para os reajustar”, agudiza a deputada democrata.
Fotografia: Daniel Hughes/U.S. Air Force/Reuters
O mais duro golpe ao programa chegou em junho deste ano. O site War is Boring publicou excertos de um relatório que coloca o F-35 em desvantagem face ao tradicional F-16 no combate aéreo de proximidade.
Refere o relatório que o F-35 apresenta dificuldades em mudar de direção com a rapidez necessária para atingir o inimigo ou para escapar de um ataque rival. Por isso mesmo, o F-35 ficaria em desvantagem no chamado dogfight, o combate aéreo em que os aparelhos se encontram a poucas dezenas de metros de distância.
“Não estamos a construir este avião para participar em air shows e tirar fotografias. Está a ser construído para defender os Estados Unidos e os seus aliados, se necessário
"Em sua defesa, a Lockheed Martin, empresa responsável pelos F-35, garantiu que o aparelho usado naquele exercício não estava equipado com o software e o equipamento mais atual e que estava já a ser incorporado na produção dos aparelhos.
Os F-35 “estão concebidos para comprometer, atirar e matar os seus inimigos a uma longa distância”, apontou ainda a Lockheed Martin, passando a enumerar um conjunto de situações em que o avião venceu os F-16 nos simuladores.
“Ninguém está a declarar vitória”, garantiu o porta-voz da Lockheed Martin, sublinhando que há ainda muitos testes e alterações que devem ser realizadas. Apesar disso, mantém a confiança no aparelho.
“Não estamos a construir este avião para participar em shows aéreos e tirar fotografias. Está a ser construído para defender os Estados Unidos e os seus aliados, se necessário”, afiançando que o F-35 “mudará a forma como iremos combater em guerras futuras”. Para além dos Estados Unidos, Reino Unido, Turquia, Austrália e Itália tencionam adquirir o aparelho.
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