Estão confirmados sete feridos, um deles em estado grave, depois de uma explosão no bairro residencial de Saint Gilles, em Bruxelas, cerca das 16 horas locais. A causa da explosão num edifício de habitação, seguida de incêndio, está a ser atribuída a gás mas não há certezas.
Charles Picqué, eleito representante do bairro, afirmou pelas 17 horas que parecia "tratar-se de uma explosão de gás. Duas pessoas ficaram feridas mas os socorristas ainda têm de vasculhar os escombros da casa afetada".
Uma hora depois, o Presidente da Câmara de Bruxelas e os bombeiros confirmaram a existência de sete feridos, um dos quais em estado grave. Três andares do prédio abateram e o edifício e um outro vizinho vão ter de ser totalmente reconstruídos.
As testemunhas falam de uma explosão "enorme". "A deflagração destruiu por completo dois edifícios de três andares", afirmou à AFP um porta-voz dos bombeiros.
O bairro Saint-Gilles é habitado por muitos portugueses. Não foi ainda divulgada a nacionalidade dos feridos.
A explosão foi imediatamente difundida nas redes sociais. Uma enorme nuvem de fumo cobriu aquela zona de Bruxelas.
Update: Injuries reported as 'gas explosion' & fire hit #Brussels
— Newswyre (@TheNewswyre) March 18, 2017
- https://t.co/GniA3mhkKc - #Bruxelles #ALERT
Feridos numa "explosão de gás" seguida de incêndio", afirmou um tweet. O céu de Bruxelas está "coberto de fumo", disse outro.
"Prédio em chamas e destruído em saint Gilles perto da Barreira. As ruas estão fechadas", reportou ainda outro tweet.Building on fire and destroyed in #SaintGilles close to the Barriere. Roads are closed. #brussels pic.twitter.com/GWFFYnkt7D
— AA 📲 (@AAlaphilippe) March 18, 2017
Surgiram ainda vídeos do trabalho dos bombeiros.
#Urgente Fuerte explosión en edificio de Bruselas #Brussels #Bruxelles pic.twitter.com/wniKNJnw4d
— Dheys Rios Acosta (@DheysRios) March 18, 2017
Uma mulher afirmou à televisão RTL que estava mesmo ao lado com os seus dois bebés quando se deu a explosão: "estou em choque".
As autoridades encerraram a circulação ao trânsito entre Porte de Hal e Rochefort. Duas linhas de transporte em elétrico e outra de autocarros tiveram de ser interrompidas.