"Excelente saúde cognitiva e física". Casa Branca divulga boletim sobre Trump

por RTP
Foto: Nathan Howard - Reuters

O boletim de saúde divulgado este domingo pela Casa Branca adianta que o presidente norte-americano, atualmente com 78 anos, goza de "uma excelente saúde cognitiva e física". O relatório mostra ainda os resultados das análises ao sangue com resultados satisfatórios e lista os medicamentos que Donald Trump toma para controlar o colesterol.

"O presidente Trump goza de excelente saúde cognitiva e física e está totalmente apto para servir como chefe de Estado e comandante-chefe" das Forças Armadas, conclui o relatório médico hoje divulgado pela Casa Branca.

A menos de dois meses de completar 79 anos, Donald Trump foi o presidente norte-americano mais velho de sempre no momento da eleição. Há dois dias, depois da primeira consulta médica desde que regressou à Casa Branca, o presidente norte-americano afirmava sentir-se “em grande forma”.

Donald Trumo foi submetido a exames médicos no hospital militar Walter Reed, perto de Washington. De viagem para a Florida, na sexta-feira, o presidente norte-americano afirmou que tinha acertado “em todas as respostas” no teste cognitivo.

No relatório médico hoje divulgado, o médico presidencial Sean Barbabella especifica que Trump foi visto por 14 especialistas e foi submetido a um “exame neurológico completo”.

"A função cognitiva é normal, com uma pontuação de 30 em 30", adianta o médico.

O médico aponta ainda que Trump “continua de excelente saúde, com funções cardíaca, pulmonar e neurológica robustas, bem como a sua condição física geral".

"O seu estilo de vida ativo contribui significativamente para o seu bem-estar", observa, mencionando, entre outras coisas, "as suas frequentes vitórias em torneios de golfe"
. No relatório, é referido que Donald Trump tem 1,90 metros e cerca de 101 quilos.

Neste relatório surgem ainda os resultados das análises ao sangue, com valores normais, e são também listados os medicamentos que Trump toma regularmente para controlo do colesterol, prevenção cardíaca e problemas de pele.

O presidente norte-americano não bebe álcool nem fuma. Por outro lado, não esconde o seu gosto por refrigerantes e pelas cadeias de fast food.
A cicatriz na orelha direita
O exame otorrinolaringológico ao presidente norte-americano aponta para uma "cicatriz na orelha direita por ferimento de bala". É a cicatriz deixada pela tentativa de assassinato de Donald Trump durante a campanha presidencial, quando foi baleado num comício em julho passado, na Pensilvânia.

O magnata de Nova Iorque tem sido frequentemente acusado pelos seus opositores de não ser transparente sobre a sua saúde, especialmente quando, nos últimos meses do seu primeiro mandato, foi hospitalizado durante vários dias com uma infeção por Covid-19.

Durante a corrida presidencial de 2024, alegou ter feito um teste cognitivo e passado "com distinção", sem adiantar pormenores.

Em novembro de 2023, simplesmente publicou uma breve carta do seu médico afirmando que estava de "excelente" saúde e tinha perdido peso, sem especificar quanto.

O estado de saúde do inquilino da Casa Branca tornou-se uma questão particularmente sensível sobretudo no final da presidência de Joe Biden. Aos 82 anos, o democrata aparentava ter cada vez mais dificuldades cognitivas e de locomoção. 

(com agências)
Tópicos
PUB