Jerusalém, 28 Set (Lusa) - Os Estados Unidos instalaram recentemente em Israel um radar anti-míssil, destinado principalmente a condicionar os tiros de mísseis balísticos iranianos, revelou domingo a rádio pública israelita.
O radar, com um alcance de mais de 2.000 quilómetros, foi instalado no deserto do Néguev, no sul de Israel, indicou a rádio.
Este equipamento é manobrado por uma equipa de 120 membros do exército norte-americano, instalados em permanência no local, indicou a mesma fonte.
O porta-voz do ministério da Defesa afirmou "não ter conhecimento de tal destacamento".
No fim de Julho um alto responsável do Pentágono indicou que o secretário norte-americano da Defesa, Robert Gates, aceitou estudar a instalação do radar em Israel.
"A ideia é ajudar Israel a criar uma capacidade de defesa anti-míssil a vários níveis para o proteger de todos os tipos de ameaças na região", indicou o mesmo responsável.
De acordo com a mesma fonte, para além do radar, o secretário norte-americano da Defesa planeia partilhar dados sobre os alertas de lançamentos de mísseis.
Os Estados Unidos já instalaram este tipo de radares - capazes de detectar a ogiva de um míssil de longo ou médio alcance no espaço - no Japão e prevêem instalar uma versão mais desenvolvida na República Checa.
O chefe do Estado-maior do exército israelita, o general Gaby Ashkenazi, deslocou-se a Washington em Julho onde sublinhou que o seu país deve estar "preparado para todas as opções" para travar o programa nuclear iraniano.
LMP
Lusa/Fim