Os Estados Unidos vão enviar 1,2 milhões de vacinas da Pfizer contra a covid-19 para a Costa do Marfim, país que atravessa uma forte vaga de novas infeções, revelou a Casa Branca.
O embarque será gerido através da Covax, uma plataforma de distribuição de vacinas contra a covid-19 a países menos desenvolvidos, apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Aliança Global para as Vacinas (GAVI).
"As vacinas foram enviadas na quarta-feira e chegarão ao seu destino no fim de semana", acrescentou a mesma fonte.
A Costa do Marfim regista menos de 400 mortes devido à covid-19, mas o país africano enfrenta uma terceira vaga de novos casos, que se está a espalhar por todo o continente.
Menos de 2% da população africana tem a vacinação completa, mas as autoridades têm destruído doses de vacinas devido à falta de infraestruturas para administração ou à relutância da população em ser vacinada.
Esta entrega na Costa do Marfim faz parte de um lote de 500 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech adquirido este verão para distribuição em África e em 92 países pobres, como o Vietname ou Honduras.
O governo norte-americano anunciou entretanto, na quarta-feira, uma campanha nacional para administrar uma terceira dose da vacina contra a covid-19 a partir de 20 de setembro, para combater a redução da proteção perante a variante delta.