-
7 de junho
"Seguramente, se [a Cimeira] correr bem, penso que ele [Kim Jong-un] seria bem recebido. Julgo que ele olharia para a proposta de forma favorável. Por isso, pode acontecer."
Donald Trump sobre a hipótese de convidar Kim Jong-un para visitar os EUA depois da cimeira, optimista sobre a hipótese de assinatura de um acordo com a Coreia do Norte durante a Cimeira de 12 de junho.
-
2 de junho
“Penso que, provavelmente, será um processo coroado de sucesso”
Após uma reunião com um representante enviado por Pyongyang, Donald Trump anunciou que estava de novo em cima da mesa a Cimeira com o líder norte coreano, Kim Jong-un, para o dia 12 de junho, em Singapura.
-
27 de maio
“A nossa equipa dos Estados Unidos acabou de chegar à Coreia do Norte para preparar a Cimeira entre mim e o Kim Jong-un. Acredito piamente que a Coreia do Norte tem um enorme potencial e que, no futuro, será uma ótima nação económica e financeira. Kim Jong-un concorda comigo. Isto irá acontecer!”
Escreve Trump no Twitter, dando a primeira confirmação de que a comitiva oficial dos Estados Unidos tinha chegado à Coreia do Norte para conversações preliminares.
-
26 de maio
O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in e o líder norte coreano, Kim Jon-un têm uma reunião surpresa, na tentativa de assegurar que a cimeira entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos seja bem-sucedida.
-
25 de maio
“Temos tido conversas muito produtivas com a Coreia do Norte sobre a remarcação da Cimeira que, caso aconteça, permanecerá provavelmente em Singapura na mesma data, 12 de junho, e, se necessário, poderá ser estendida após essa data.”
Escreve Trump no Twitter, reacendendo a esperança para a Cimeira a 12 de junho.
-
25 de maio
“Reiteramos aos EUA a nossa determinação de nos sentarmos cara a cara, a qualquer momento e de todas as formas, para resolver problemas.”
Disse Kim Kye Gwan, primeiro vice-ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, em resposta a Trump pelo cancelamento da Cimeira.
-
24 de maio
“Vocês falam das vossas capacidades nucleares, mas as nossas são tão massivas e poderosas que rezo a Deus para que nunca tenham que ser usadas.”
Trump cancela a Cimeira de 12 de junho com Kim Jong-un, afirmando que a ridicularização de Pence feita pela Coreia do Norte foi a “última gota”.
-
24 de maio
A Coreia do Norte destrói instalações nucleares perante a comunidade internacional.
A Coreia do Norte anuncia que completou o desmantelamento da Punggye-ri , a sua unidade de testes nucleares, "para assegurar a transparência na descontinuidade dos testes nucleares".
-
23 de maio
"… é uma marioneta política."
A vice-ministra norte-coreana dos Negócios Estrangeiros, Cheo Son-hui, critica Pence por comparar a Coreia do Norte - “um Estado com armas nucleares” - à Líbia, onde Muammar Gaddafi desistiu do seu programa de desenvolvimento nuclear inacabado, para depois ser morto pelas forças militares apoiadas pela NATO. Choe sugere que os dois países podem escolher entre encontrarem-se para uma Cimeira ou para uma confrontação nuclear.
-
22 de maio
Trump diz que há uma “possibilidade substancial” de a sua Cimeira com Kim não ter lugar a 12 de junho, como planeado, devido à resistência de Kim em desistir do seu armamento nuclear.
-
21 de maio
A interação com a Coreia do Norte pode “acabar como o Modelo Líbio terminou, se o Kim Jong-un não fizer um acordo".
Disse Mike Pence, vice presidente norte-americano, numa entrevista à Fox News Channel.
-
21 de maio
A Casa Branca lança uma moeda comemorativa da Cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
-
18 de maio
A Coreia do Sul declarou que a Coreia do Norte recusou aceitar uma lista de jornalistas sul coreanos que esperavam assistir ao desmantelamento da sua base de testes nucleares, levantando novas questões sobre o compromisso da Coreia do Norte de reduzir as tensões.
-
16 de maio
A Coreia do Norte colocou dúvidas sobre a Cimeira de 12 de junho entre o seu líder, Kim Jong-un e Trump, afirmando que pode não comparecer se Washington continuar a exigir, de forma unilateral, o abandono do seu arsenal nuclear. Cancelou ainda conversações agendadas com a Coreia do Sul, culpando os exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.
-
12 de maio
A Coreia do Norte diz que irá realizar uma cerimónia para desmantelar a sua base de testes nucleares, entre 23 e 25 de maio, e que serão convidados jornalistas estrangeiros para assistir.
-
10 de maio
“Ambos vamos tentar que seja um momento muito especial para a paz mundial!”
Trump anuncia no Twitter que se irá encontrar com Kim Jong-un a 12 de junho, em Singapura.
-
10 de maio
"O meu algo de maior orgulho será ... a desnuclearização de toda aquela península. Acho mesmo que ele (Kim Jong-un) quer fazer algo ... e trazer o seu país para o mundo real."
Trump discursou depois de receber pessoalmente os três cidadãos norte-americanos libertados pela Coreia do Norte.
-
10 de maio
A Coreia do Norte liberta três presos norte-americanos e entrega-os a Mike Pompeo em Pyongyang, eliminando um grande obstáculo à Cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un.
-
9 de maio
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, visita a Coreia do Norte para preparar a Cimeira histórica entre Kim Jong-un e Donald Trump.
-
8 de maio
Kim Jong-un visita a China pela segunda vez em apenas dois meses, encontrando-se com o Presidente Xi Jinping.
-
29 de abril
John Bolton compara a Coreia do Norte ao “modelo líbio”, apelando ao país que abdique rapidamente do seu arsenal nuclear num acordo que espelharia o abandono por parte da Líbia do seu programa para armas de destruição em massa.
-
27 de abril
Kim Jong-un e o Presidente sul-coreano Moon Jae-in encontram-se na zona desmilitarizada entre as duas nações. Esta é a primeira Cimeira entre os países em mais de uma década.
-
25 de abril
"A campanha de máxima pressão vai continuar."
Trump diz que a Coreia do Norte deve desfazer-se das suas armas nucleares, acrescentando que os Estados Unidos irão continuar a exercer a “máxima pressão” sobre a Coreia do Norte antes da Cimeira.
-
21 de abril
"A Coreia do Norte concordou suspender todos os testes nucleares e fechar um grande local de testes. Esta é uma notícia muito boa para a Coreia do Norte e para o mundo - um grande progresso! Aguardo ansiosamente a nossa Cimeira."
Donald Trump elogia a declaração de Kim Jong-un, em que este afirma que suspenderá imediatamente os testes nucleares e de mísseis e abolirá um local de testes nucleares. Trump diz ainda aguardar ansiosamente por uma cimeira com o líder da Coreia do Norte.
-
21 de abril
“O campo de testes nucleares do norte da República Popular e Democrática da Coreia (RPDC) será desmantelado para garantir de forma transparente a interrupção do teste nuclear"
A agência de notícias estatal anuncia que a Coreia do Norte suspenderá imediatamente testes nucleares e balísticos e abolirá um local de testes nucleares no norte do país, numa tentativa de alcançar o crescimento económico e a paz na península coreana.
-
19 de abril
Trump diz que espera que a Cimeira seja um sucesso, mas avisa que pode cancelá-la caso considere que não irá produzir resultados.
-
17 de abril
Trump afirma que estão a ser considerados cinco locais para o seu encontro com Kim Jong-un, mas que continua a ser possível que tal encontro não aconteça.
-
12 de abril
Trump afirma que estão a ser planeados encontros entre ele e o líder norte-coreano.
-
10 de abril
Antes de uma cimeira com a Coreia do Sul a 27 de abril, Kim Jong-un preside uma reunião com os principais dirigentes do partido único onde analisa a perspetiva do diálogo com os EUA e o desenvolvimento de relações intercoreanas.
-
10 de abril
Trump afirma que pretende encontrar-se com o líder norte-coreano "em maio ou no início de junho".
-
9 de abril
A Coreia do Norte diz pela primeira vez aos Estados Unidos que está preparada para discutir a desnuclearização da península coreana quando Kim Jong-un e Donald Trump se encontrarem.
-
1 de abril
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, faz uma visita secreta à Coreia do Norte enquanto enviado para que Trump se encontre com Kim, planeando uma possível Cimeira entre os dois líderes.
-
28 de março
O líder norte coreano faz a sua primeira viagem ao estrangeiro desde que assumiu o poder em 2011, encontrando-se com o Presidente da China, Xi Jinping, em Pequim.
-
26 de março
"Um novo mundo justo e pacífico, livre de agressão e de guerra."
Ri Jong Hyok, diretor do Instituto Nacional de Reunificação da Coreia do Norte e Chefe Adjunto da Assembleia Popular Suprema, afirma que o seu país procura construir um "novo mundo justo e pacífico, livre de agressão e de guerra" e que nada pode bloquear o objetivo do diálogo e reunificação intercoreana.
-
23 março
Trump nomeia John Bolton Conselheiro de Segurança Nacional. Bolton, ex-embaixador dos Estados Unidos na ONU, é conhecido por defender fortemente o uso de força militar contra a Coreia do Norte e o Irão.
-
17 março
Durante uma teleconferência com o Presidente da Coreia do Sul, Donald Trump confirma que planeia reunir-se com Kim Jong-un no final de maio.
-
9 março
Trump aceita o convite para se encontrar com o líder norte-coreano Kim Jong-un, num local e data a combinar.
-
9 de março
Kim Jong-un oferece-se para se encontrar com Donald Trump. O convite é transmitido oralmente pelo consultor de Segurança Nacional da Coreia do Sul, não através de uma carta.
Fonte: Reuters Graphics /Edição: RTP