Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Estónios iniciam votação eletrónica com alguns problemas

por Lusa

Os estónios começaram hoje a votar eletronicamente nas eleições para o Parlamento Europeu (PE), embora no início com alguns problemas que já foram entretanto resolvidos, segundo o Serviço Eleitoral Estatal.

A votação eletrónica começou hoje de manhã na Estónia e prolongar-se-á até às 20:00 locais de sábado (18:00 de Lisboa).

Para poderem votar, os cidadãos tiveram de descarregar uma aplicação para os respetivos computadores, mas o ficheiro foi inicialmente identificado como sendo malicioso.

Duas horas e meia depois do começo da votação eletrónica, um total de 5.000 eleitores tinham registado o seu voto, número que aumentou para quase 13.000 ao final do primeiro dia, depois de o problema informático ter sido solucionado pelas 16:00 locais (14:00 de Lisboa).

O Serviço Eleitoral Estatal indicou que tinha resolvido "a situação com a Google" e em nenhum momento falou de um possível ciberataque.

"Analisaremos exatamente o que aconteceu para impedir que se repita. O sistema de voto eletrónico, a votação e a verificação dos votos funcionaram normalmente (...)", declarou o diretor do Serviço Eleitoral Estatal, Arne KoitMáe, num comunicado.

Também hoje, às 12:00 locais (10:00 de Lisboa), abriram as assembleias de voto em municípios e cidades de zonas rurais e nos oito distritos de Talin para votar de forma convencional, em boletins de voto de papel, como fizeram quase 6.000 cidadãos ao longo do dia.

Todas as 377 assembleias de voto da Estónia estarão abertas de sexta-feira a domingo.

Se um eleitor tiver dificuldade em deslocar-se à assembleia de voto por motivos de saúde ou outras razões "válidas", pode também pedir para votar em casa.

Na Estónia, 78 candidatos participam nas eleições para renovar o Parlamento Europeu.

PUB