Estados Unidos retiram-se do acordo nuclear com a Rússia

por RTP
Carlo Allegri, Reuters

O secretário de Estado Mike Pompeo anunciou esta sexta-feira que os Estados Unidos vão suspender o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF), um acordo que vem de 1997 e tem servido de pêndulo para uma relação pacífica entre duas superpotências nucleares.

O anúncio não é uma surpresa completa, já que Washington há meses vem apontando o dedo a Moscovo, acusando os ussos de estarem numa nova corrida ao armamento, em particular com a fabricação do novo míssil Novator 9M729, que os norte-americanos consideram uma violação do acordo.A suspensão do acordo torna-se efectiva já este sábado, 2 de fevereiro.

Washington lembra, a propósito do Novator 9M729, que o INF proíbe os dois países de instalarem mísseis terrestres de alcance curto e intermediário na Europa.

O anúncio da saída foi feito pelo secretário de Estado Mike Pompeo a partir da Casa Branca: “Durante anos, a Rússia violou os termos do Tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermediário sem escrúpulos e não assumiu um compromisso sério para o respeitar”.



“As violações da Rússia colocam milhões de europeus e americanos em risco”, sublinhou Pompeo, para acrescentar que “é nosso dever responder apropriadamente”.

O secretário de Estado explicou que os estados Unidos deram aos russos tempo mais do que suficiente para regressar aos termos do acordo, o que não se verifica, na análise da Administração.

A suspensão do acordo torna-se efectiva já este sábado, 2 de fevereiro.
Tópicos
PUB