Estados que apoiam a Ucrânia devem construir fórmula da paz, pede Zelensky

por Antena 1

Foto: Imprensa Presidencial Ucraniana via EPA

O presidente da Ucrânia pede mais diplomacia para acabar com a guerra no seu país. Volodymyr Zelensky diz que, se as armas de longo alcance fazem falta, a construção de uma fórmula para a paz é igualmente necessária.

Na habitual mensagem noturna em vídeo, Zelensky agradeceu a todos os países que estão a fornecer armamento para a defesa dos ataques aéreos das forças russas. O chefe de Estado ucraniano refere que nos últimos cinco dias a Rússia lançou quase 300 mísseis e mais de 200 drones contra o território ucraniano.

Esta vaga de ataques por parte da Rússia ocorre um dia depois de o presidente Vladimir Putin ter ameaçado "intensificar" os ataques na Ucrânia.

O presidente do Conselho Europeu diz que a quantidade de drones que a Rússia lançou desde o primeiro dia do ano sobre a Ucrânia é um sinal de que Moscovo não procura a paz e tem um objetivo muito diferente.

Numa publicação na rede social X, Charles Michel refere também que o ânimo da Ucrânia não pode ser quebrado e lembra o apoio da União Europeia a Kiev.
PUB