Estado de emergência em Belgorod. Rússia apresenta-se no papel de vítima

por Yevgueni Mouravitch - Antena 1

Russian Defence Ministry - EPA

As autoridades russas declararam esta quarta-feira o estado de emergência na região de Belgorod, numa situação "extremamente difícil" causada pelos bombardeamentos das forças ucranianas na zona fronteiriça. A partir de Moscovo, o jornalista Yevgueni Mouravitch, correspondente da RTP, adianta que a Rússia está a ser apresentada no papel de vítima e que a incursão da Ucrânia apanhou todos de surpresa.

O governador de Belgorod partilhou um vídeo na rede social Telegram a admitir que a situação é bastante complicada e tensa, acusando o exército ucraniano de destruir habitações e de causar mortos e feridos entre a população civil. Até ao momento, 120 mil civis foram retirados daquele território russo.

Do lado de Kiev, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirma que a Ucrânia está a defender-se neste conflito e revelou que o país já controla parte do território russo, na região de Kursk.


“Apesar dos combates difíceis e intensos, prossegue o avanço das nossas forças na região de Kursk. Existem 74 localidades sob controlo da Ucrânia”, afirmou Zelensky numa mensagem divulgada na rede social Telegram, após receber um ponto de situação do comandante-chefe das Forças Armadas, Oleksandr Syrskyi.
PUB