Espanha. "Toque não consentido" a uma jornalista em direto gera indignação
A jornalista espanhola Isa Balado estava em direto quando um jovem se aproximou dela e parece tocar-lhe o rabo. "A sério que tens mesmo de me tocar o rabo?", questionou a repórter num confronto direto, na terça-feira, desde a Praça Tirso de Molina, no centro de Madrid, onde se encontrava a investigar os pormenores de um assalto que tinha ocorrido na véspera. O episódio tornou-se viral nas últimas horas e várias figuras políticas da Espanha já reagiram.
Quando a repórter confirmou, Nacho Abad que estava a conduzir o programa pediu-lhe para colocar o jovem em frente à câmara: "Passa-me este idiota!". Num confronto direto, a jornalista pergunto-lhe: "Por muito que me queiras perguntar de que canal somos, tens mesmo de tocar no meu rabo?. Acrescentando, "estou em direto e estou a trabalhar."
🚨🚨🚨 AGRESIÓN SEXUAL EN DIRECTO a nuestra reportera @IsaBalado: "¿De verdad me tienes que tocar el culo?"
— En boca de todos (@EnBocaDe_Todos) September 12, 2023
Y tremenda reacción de @Nacho_Abad: "¡Pásame a este tío tonto!" pic.twitter.com/JOcbTLSFwI
Isa Balado lamentou o sucedido em direto e explicou que o homem estava a repetir o mesmo comportamento com as outras mulheres por quem passava. "Não é só comigo, está a acontecer a todas as mulheres com quem ele se cruza", relatou.
El machismo es lo que hace que periodistas tengan que sufrir agresiones sexuales como esta y que los agresores estén sin ningún tipo de remordimiento delante de la cámara. No puede quedar impune.
— Yolanda Díaz (@Yolanda_Diaz_) September 12, 2023
La profesional @IsaBalado jamás tendrá la culpa. #SeAcabó
pic.twitter.com/0RM5jvGyyC
"O que até agora era 'normal' já não o é", disse Irene Montero, ministra interina da Igualdade. Acrescentando que "o toque não consentido é violência sexual e dizemos basta à impunidade".Lo que hasta ahora era “normal” ya no lo es. #SeAcabó es el grito de nuestro país para garantizar el derecho a la libertad sexual de todas las mujeres. Los tocamientos no consentidos son violencia sexual y decimos basta a la impunidad. Todo mi apoyo a @IsaBalado. Solo sí es sí
— Irene Montero (@IreneMontero) September 12, 2023