Espanha promove cimeira sobre rearmamento da UE

por Lusa
O apoio europeu à Ucrânia discute os eetalhes Robert Ghement - EPA

Espanha acolhe esta segunda-feira uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros de cinco países europeus dedicada à segurança na Europa e à Ucrânia.

Esta será a quarta reunião do grupo conhecido como G5+ ou "Weimar Plus", que pretende ser um fórum de coordenação nestas matérias entre os diferentes países representados (Alemanha, França, Itália, Polónia, Espanha e Reino Unido). Em Madrid estará também a alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, e o chefe da diplomacia da Ucrânia, Andriy Sibiga.

O grupo reuniu-se pela primeira vez em Varsóvia em 19 de novembro passado, seguindo-se outro encontro em Berlim em 12 de dezembro e um terceiro em Paris em 12 de fevereiro.

Na agenda do encontro de hoje, segundo fontes do governo espanhol, deverá estar o plano de rearmamento da União Europeia, que pretende mobilizar 800 mil milhões de euros para defesa e segurança, assim como a situação da guerra na Ucrânia no terreno.

Plano de investimento definido

O plano europeu, também conhecido como SAFE, vai disponibilizar até 150 mil milhões de euros em empréstimos para que os países-membros adquiram equipamentos militares produzidos, essencialmente na Europa.

A União Europeia deverá ir aos mercados para poder financiar estes programas. 

O prazo para que sejam solicitados empréstimos pelo programa SAFE vai até 30 de junho de 2027.
PUB