O Governo espanhol prorrogou as restrições à circulação nas fronteiras terrestres com Portugal até ao dia 1 de março. A medida consta de uma resolução publicada esta terça-feira no Boletim Oficial do Estado.
“A severidade das medidas restritivas da mobilidade ainda em vigor em Espanha e Portugal recomenda a manutenção (...) de controlos na fronteira terrestre interna entre os dois países com as mesmas limitações que foram aplicadas durante os 10 dias iniciais”, lê-se na resolução.
A anterior resolução fora prorrogada até 10 de fevereiro. O Ministério espanhol do Interior carimbou agora novo prolongamento até ao início de março.
As medidas foram adotadas em coordenação com o Governo português, que, a 28 de janeiro, determinou a limitação de deslocações para fora do território continental e a reposição do controlo nas fronteiras terrestres.
“Realizaram-se as devidas reuniões de coordenação com as autoridades portuguesas“, sublinha-se no mesmo documento de Madrid.
São oito os pontos de passagem permanentes entre os dois países ibéricos, nomeadamente Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde e Castro Marim.
c/ Lusa