Esfaqueamento no noroeste de Inglaterra provoca morte de duas crianças

por Cristina Santos - RTP
Foto: Adam Vaughan - EPA

Tudo aconteceu em Southport. Um homem com uma arma branca foi detido pela polícia britânica. Em conferência de imprensa, as autoridades confirmam que duas crianças morreram, outras nove ficaram feridas, incluindo seis que estão em estado crítico.

A chefe de polícia local afirma que o "ataque feroz” com a arma branca feriu ainda dois adultos, também em estado crítico, enquanto tentavam proteger as crianças que participavam num evento de dança com temas de Taylor Swift. A polícia diz que o detido tem 17 anos, está a ser interrogado, as razões para o que aconteceu ainda não foram apuradas, mas, para já, está afastada a hipótese de ataque terrorista.


O serviço de ambulâncias tratou no local oito crianças com ferimentos que foram transferidas para vários hospitais. Uma das unidades é o hospital pediátrico Alder Hey que declarou estar em curso um incidente grave e pediu aos pais para, só em casos manifestamente urgentes, levarem os filhos à urgência. A ministra britânica do Interior, Yvette Cooper, disse estar “profundamente preocupada” com o “grave incidente” em Southport, a norte de Liverpool, que aconteceu por volta do meio-dia (hora continental portuguesa).



As autoridades foram chamadas devido a um “incidente grave” numa propriedade na Hart Street, em Southport, a 20 quilómetros de Liverpool. O homem foi levado para uma esquadra e as autoridades garantem que “não houve ameaça maior ao público”.

Algumas testemunhas citadas pelo jornal The Guardian contam ter visto várias crianças cobertas de sangue a saírem de uma aula de dança. 

Na rede social X, o primeiro-ministro afirma que se trata de um acontecimento “horrível e profundamente chocante”.


Keir Starmer, o recém eleito líder do governo britânico, afirma que está a acompanhar a situação.

Tópicos
PUB