Foi um episódio caricato que já deu origem a grandes histórias e teorias da conspiração. A conta de Donald Trump no Twitter esteve desativada durante 11 minutos antes de ser novamente reposta. A plataforma mais usada pelo Presidente norte-americano foi notícia por não estar disponível para os milhões dos seus seguidores. A empresa já veio a público explicar que se tratou da ação de um empregado no último dia de trabalho.
Pouco depois, a conta @realdonaldtrump voltou a estar ativa. O Twitter não perdeu tempo a vir a público explicar o que tinha acontecido. De acordo com uma nota da rede social, a desativação da conta do Presidente norte-americano deveu-se à ação de um empregado a cumprir o último dia de trabalho.
Earlier today @realdonaldtrump’s account was inadvertently deactivated due to human error by a Twitter employee. The account was down for 11 minutes, and has since been restored. We are continuing to investigate and are taking steps to prevent this from happening again.
— Twitter Government (@TwitterGov) 3 de novembro de 2017
Os responsáveis anunciaram que foi aberta uma investigação interna para apurar todos os factos.
Principal plataforma de comunicação
Conhecido pelo uso desmesurado do Twitter, Donald Trump criou a conta por volta de 2009 e é nela que tem partilhado opiniões e criticado alguns dos inimigos que foi ganhando ao longo do tempo.
Ainda antes de ser eleito Presidente, Trump utilizou ininterruptamente a rede social para atacar os candidatos que contra si concorriam e, por agora, o Twitter continua a ser a ferramenta predileta para mostrar o trabalho da Casa Branca, para atacar pessoas de quem não gosta e provocar conflitos com a imprensa, que frequentemente descreve de fake news.
A rede social também é utilizada para declarações que podem ser consideradas declarações de guerra, tal como acontece com a Coreia do Norte, que partilha pela comunidade internacional a ideia de que dispõe de um vastíssimo arsenal nuclear.
Apesar de uma retórica violenta, o Twitter recusa-se a banir Donald Trump da rede social. De acordo com os seus responsáveis, tudo aquilo que Donald Trump escreve tem um grande valor noticioso.