Embaixador de Portugal no Brasil recebe medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico
O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, recebeu do Presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva, a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico.
A condecoração foi concedida em reconhecimento pelo trabalho do diplomata português para o lançamento da parceria estratégica entre a União Europeia e o Brasil, iniciada em Julho, um marco da Presidência Portuguesa da UE.
Outra razão da homenagem, segundo disseram à Lusa fontes oficiais, foi o empenhamento do embaixador Seixas da Costa na recente criação de uma carreira da TAP a ligar directamente Lisboa a Brasília.
O voo consiste na primeira ligação internacional da capital brasileira fora do continente americano e era um objectivo há muito perseguido pelas autoridades federais e do Distrito Federal.
A medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico é hoje entregue a militares e civis, brasileiros e estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços ao Brasil e, particularmente, à aeronáutica.
Nesta data, em 1906, na França, o brasileiro Alberto Santos-Dumont entrou para a história ao levantar voo, pela primeira vez, com um aparelho mais pesado que o ar, o "14 Bis", sem o auxílio de equipamentos externos.
Ao todo, foram agraciadas hoje em Brasília 153 personalidades, nomeadamente os ministros da Educação, Paulo Haddad, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador da Baía, Jacques Wagner, o director do Centro de Inteligência da Marinha, contra-almirante Ney Zanella, e o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.