Elon Musk já é conhecido por não se coibir de expressar opiniões, por mais polémicas que sejam. Mas desta vez provocou o Governo ucraniano, que reagiu ao "plano de paz" do magnata norte-americano. Na segunda-feira, o fundador da Tesla e da Space-X decidiu levar a votação, através do Twitter, um plano para pôr fim ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
"Refazer as eleições sob supervisão da ONU das regiões anexadas. A Rússia sai se essa for a intenção da população. A Crimeia formalmente uma parte da Rússia, como tem sido desde 1783 (até o erro de Khrushchev). Assegurar fornecimento de água à Crimeia. A Ucrânia mantém-se neutra”, eis a proposta do multimilionário para votação.
Ukraine-Russia Peace:
— Elon Musk (@elonmusk) October 3, 2022
- Redo elections of annexed regions under UN supervision. Russia leaves if that is will of the people.
- Crimea formally part of Russia, as it has been since 1783 (until Khrushchev’s mistake).
- Water supply to Crimea assured.
- Ukraine remains neutral.
No entanto, como refere o Business Insider, o plano de paz partilhado por Musk parecia conter alguns dos pontos defendidos pela Rússia, o que levou vários internautas e oficiais do Governo ucraniano a criticarem o empresário.
Volodymyr Zelensky foi um dos que respondeu a esta votação, perguntando aos utlizadores do Twitter se gostavam mais de Elon Musk se este apoiasse a Ucrânia ou se apoiasse a Rússia.
Which @elonmusk do you like more?
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) October 3, 2022
Let’s try this then: the will of the people who live in the Donbas & Crimea should decide whether they’re part of Russia or Ukraine
— Elon Musk (@elonmusk) October 3, 2022
A verdade é que uma das questões que levantou mais polémica foi o facto de Musk defender a cedência da península da Crimeia, o que o próprio explicou: "Tentar recuperar a Crimeia causaria imensas mortes, provavelmente falharia e arriscaria uma guerra nuclear. Seria terrível para a Ucrânia e para a Terra".
Kudos to @elonmusk! However, the shadowy agent has lost the cover. Deserves a new rank, fast.
— Dmitry Medvedev (@MedvedevRussiaE) October 3, 2022
His next tweet will run like, Ukraine is an artificial state. Anticipating…