Eleições EUA. Trump "em segurança" após disparos perto do seu clube de golfe

por RTP
Foto: Piroschka Van de Wouw/File Photo - Reuters

A campanha do candidato presidencial adiantou este domingo que Donald Trump está "em segurança" após terem sido ouvidos "disparos" na vizinhança do ex-presidente. A imprensa adianta que o incidente ocorreu junto ao clube de golfe do candidato republicano.

“O presidente Trump está em segurança após disparos na sua vizinhança. Não há mais detalhes neste momento”, adiantou pelas 19h00 em Portugal o porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, em comunicado.

Horas depois, o FBI anunciou que está a investigar "uma presumível tentativa de assassinato visando o ex-presidente Donald Trump". Foi detida uma pessoa pouco após o sucedido e apreendida uma espingarda tipo Ak47. Ninguém ficou ferido no ocorrido.
 
A confirmar-se a suspeita, esta será a segunda tentativa contra a vida de Trump no espaço de poucas semanas. Na história dos Estados Unidos, só o presidente Gerald Ford, entre presidentes e candidatos à Casa Branca, foi alvo em 1975 de dois ataques para o assassinar, também temporalmente próximos.

O Serviço Secreto dos EUA referiu que Trump está "são e salvo". O próprio confirmou-o através de um e-mail enviado aos seus financiadores.

"Houve disparos perto de mim mas antes que os rumores comecem a girar sem controlo, quero que saibam isto primeiro. ESTOU SÃO E SALVO!", escreveu Trump.

"Nada me vai fazer abrandar. Nunca me renderei!", acrescentou o ex-presidente norte-americano.

O incidente aconteceu pouco antes das 14h00 locais (19h00 em Portugal Continental) quando o ex-presidente jogava uma partida no seu clube de golfe na Florida, em West Palm Beach, que foi imediatamente encerrado na totalidade.
Homem armado tentou chegar a Trump
A Associated Press adiantou que os agentes do Serviço Secreto dos EUA abriram fogo ao verem uma pessoa com uma arma de fogo perto do clube de golfe de Trump.

Em conferência de imprensa, três horas depois, os responsáveis pela investigação revelaram que o atacante estava escondido entre arbustos perto dos limites do clube de golfe, quando agentes do Serviço Secreto, que batiam zonas de jogo à frente de Trump, avistaram o cano de uma espingarda através da linha da vedação e entre a vegetação.O ex-presidente estaria a deslocar-se entre os buracos cinco e seis, na companhia do seu doador Steve Witkoff, afirmou uma fonte próxima citada também pela CNN. 

Os agentes interpelaram o suspeito, seguindo-se uma troca de tiros. O homem largou a arma, duas mochilas e outros objetos e pôs-se em fuga num carro todo-o-terreno preto de marca Nissan.

Uma testemunha, referiu o xerife, viu o suspeito e conseguiu fotografar o carro e a matrícula. As autoridades lançaram um alerta estatal com estas informações, o que levou a polícia até ao condado vizinho de Martin County, detendo o veículo e o suspeito na estrada I-95.

"Temos uma pessoa sob custódia", confirmou o xerife Ric Bradshaw, sem revelar a identidade.

O Serviço Secreto referiu na rede X estar a investigar o sucedido com o gabinete do xerife de Palm Beach County.
Biden e Kamala "aliviados"
Na primeira reação a este incidente, o presidente e a vice-presidente dos Estados Unidos afirmaram-se "aliviados" por Donald Trump estar em segurança

Joe Biden e Kamala Harris indicaram ainda, através de comunicado da Casa Branca, que vão continuar a ser informados sobre o que aconteceu pelas respetivas equipas.

Na rede social X, a vice-presidente e candidata democrata à eleição de 5 de novembro reagiu ao incidente.

"Fui informada do tiroteio que ocorreu perto do ex-presidente Trump e da sua propriedade na Florida, e estou feliz por ele estar em segurança. A violência não tem lugar na América", afirmou Harris, adversária de Trump nesta campanha.

Há pouco mais de dois meses, o ex-presidente norte-americano ficou ferido na sequência de uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia, a 13 de julho. Uma bala atingiu de raspão uma orelha do ex-presidente.

Na altura, a falha securitária levou à demissão da chefe do Serviço Secreto que assegura a segurança dos ex-presidentes norte-americanos.

Donald Trump regressou à Flórida este fim de semana, depois de uma viagem pela Costa Oeste, que incluiu um comício na sexta-feira à noite em Las Vegas e uma angariação de fundos no Utah.

Trump passa frequentemente a manhã a jogar golfe, antes de almoçar no Trump International Golf Club West Palm Beach, que é um dos três campos que possui no estado.

Desde a tentativa de assassinato em julho, o candidato republicano tem tido uma segurança reforçada. Quando esteve na Trump Tower, em Nova Iorque, uma fila de camiões estacionou num muro no exterior do edifício, e nos comícios ao ar livre fala agora por detrás de um recinto de vidro à prova de bala.

com agências
PUB