Foto: Murad Sezer - Reuters
A Humans Rights Watch na Turquia acredita que as acusações contra Ekrem Imamoglu são falsas e têm motivações políticas. Numa publicação na rede social X, o presidente da câmara de Istambul, que é também o maior opositor Recep Tayyip Erdoğan, afirmou que não vai desistir de combater o regime do presidente turco.
No ano passado, a oposição turca alcançou um resultado histórico nas eleições municipais derrotando o partido do presidente na capital, Ancara e precisamente Istambul.
A detenção ocorre um dia depois de Ekrem Imamoglu ter visto a universidade que frequentou retirar o diploma universitário invocando falsificação.
Uma decisão que põe em causa os planos para desafiar Tayyip Erdoğan nas presidenciais de 2028 porque atualmente a Turquia obriga os candidatos presidenciais a terem formação superior.