Reportagem

Donald Trump eleito Presidente dos Estados Unidos: o filme da noite eleitoral

por RTP

Donald Trump venceu as eleições norte-americanas. O magnata sucede a Barack Obama na Casa Branca. A RTP acompanha em direto as primeiras reações e os discursos oficiais.

Mais atualizações


- Donald Trump 45º Presidente dos EUA -
Clinton - 218  VS 289 - Trump
Candidato ultrapassou fasquia dos 270 grandes eleitores necessários


Resultados das Eleições
 
Donald Trump foi eleito Presidente dos Estados Unidos. Os dados da CNN revelam que o republicano obteve 47,8 por cento dos votos. Hillary Clinton obteve 47,4 por cento. Donald Trump ultrapassou a fasquia dos 270 grandes eleitores necessários para conseguir a eleição.

Estados para Trump

Idaho (4), Montana (3), Dakota do Norte (3), Wyoming (3), Dakota do Sul (3), Nebraska (4 de 5), Kansas (6), Oklahoma (7), Texas (38), Iowa (6), Missouri (10), Arkansas (6), Louisiana (8), Indiana (11), Kentucky (8), Tennessee (11), Mississippi (6), Ohio (18), West Virginia (5), Carolina do Norte (15), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Georgia (16), Florida (29), Utah (6), Alaska (3), Wiscousin (10), Pensilvânia (20), Arizona (11), Maine (1 de 4)

 

Estados para Clinton

Washington (12), Oregon (7), California (55), Colorado (9), New Mexico (5), Hawaii (4), Illinois (20), Virginia (13), District of Columbia (3), Maryland (10), New Jersey (14), Nova Iorque (29), Vermont (3), Massachusetts (11), Connecticut (7), Delaware (3), Rhode Island (4), Nevada (6), Maine (3 de 4)

Estados ainda too early to call: Minnesota, Michigan e New Hampshire   

O Partido Republicano assegurou ainda o controlo do Senado e da Câmara dos Representantes.


 

9h05: Portugal espera continuidade da "moderação e influência" no mundo

O ministro dos Negócios Estrangeiros português saudou hoje a eleição do novo Presidente norte-americano, Donald Trump, e disse esperar que os Estados Unidos mantenham a sua posição de "moderação, equilíbrio e influência na cena internacional".

"O Governo português saúda a eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos. Felicita-o por esse feito e cumprimenta a candidata [democrata] Hillary Clinton", disse à Lusa o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva.

 

8h34: China quer desenvolver relações bilaterais


O porta-voz do ministro chinês dos Negócios Estrangeiros afirma que Pequim irá trabalhar com o novo Presidente dos EUA para assegurar o desenvolvimento estável e sólidos das relações bilaterais.

 

8h29: “O mundo não acaba mas…”

O ministro alemão da Justiça refere que o “mundo não acaba” com a eleição de Donald Trump, mas refere que será “um pouco mais louco”.

 


8h27: Schulz admite “maiores dificuldades” com Trump

O presidente do Parlamento Europeu afirmou esta terça-feira que a eleição de Donald Trump irá tornar “mais difícil” o trabalho com Washington. No entanto, sublinhou que é um “presidente eleito livremente”.

“Temos de respeitar o próximo Presidente dos Estados Unidos (…) Espero que possamos encontrar espaço para cooperar”, afirmou à rádio Europe 1.
 

 

8h22: Republicanos com Presidência, Senado e Câmara dos Representantes

Uma noite sem falhas para o Partido Republicano. Para além de Donald Trump ter vencido a eleição presidencial, o Partido Republicano conseguiu manter o controlo do Senado. Os republicanos controlam agora todo o Congresso.

Com a Casa Branca e o poder legislativo, o GOP terá a possibilidade de acabar com algumas das reformas iniciadas por Barack Obama, nomeadamente o controverso Obamacare.

 

8h19: Bolsa de Paris abre a perder 2,83%

Oficializada a vitória de Donald Trump, a bolsa de Paris fechou a perder 2,83 por cento. Antes, já a bolsa de Tóquio tinha fechado no vermelho.

 

8h13: União Europeia “vai continuar a trabalhar” com os EUA

A chefe da diplomacia europeia afirma que a União Europeia vai “continuar a trabalhar” com Washington depois da vitória de Donald Trump na eleição presidencial.

“As ligações UE-EUA são mais profundas do que qualquer mudança política”, escreve Federica Mogherini na rede social Twitter.

 



07h51: Donald Trump discursa

O Presidente eleito começa por elogiar Hillary Clinton pelo seu trabalho ao serviço dos Estados Unidos. O magnata refere que é tempo de unir o país. Trump promete ser o Presidente de "todos os americanos".

"Cada americano terá a oportunidade de realizar o seu potencial, todas as mulheres e todos os homens não serão esquecidos", garante.

Donald Trump promete arranjar emprego para milhões de pessoas e reconstruir as infraestruturas do país, garantindo ainda que os EUA irão proteger os seus veteranos. O magnata frisa que irá procurar parcerias e não conflitos e promete fazer a economia crescer com um "grande plano económico".

"Iremos acompanhar todas as nações que nos queiram acompanhar. Nenhum sonho é grande demais. Nada daquilo que possamos querer para o nosso futuro está fora do nosso alcance", afirma.

"Temos de assumir o destino do nosso país e sonhar alto, ser arrojado", afirma. Donald Trump faz ainda um longo agradecimento à sua família e à equipa.


07h50: CNN confirma eleição de Donald Trump


07h45: Mike Pence discursa perante os seus apoiantes

"O povo americano falou e elegeu um novo campeão. A América elegeu um novo Presidente", afirma o próximo vice-presidente dos Estados Unidos.

Pence diz estar "profundamente grato" pela votação dos norte-americanos. Donald Trump entra e vai discursar perante os seus apoiantes.


07h40: CNN avança que Clinton reconheceu derrota

A CNN revela que Hillary Clinton telefonou a Donald Trump a reconhecer a derrota nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A CNN dá ainda a vitória a Donald Trump no Arizona (10 grandes eleitores)


07h36: AP oficializa vitória de Donald Trump

A Associated Press já oficializou a vitória de Donald Trump. A contagem da CNN que temos vindo a seguir ainda não o fez, aguardando projeções do Mississipi ou da Pensilvânia.


07h30: Trump vence no Wiscousin

A CNN avança que Donald Trump vence no Wiscousin - 10 eleitores. Donald Trump tem agora 257 grandes eleitores, estando a 13 de oficializar a vitória.

Estados para Clinton

Washington (12), Oregon (7), California (55), Colorado (9), New Mexico (5), Hawaii (4), Illinois (20), Virginia (13), District of Columbia (3), Maryland (10), New Jersey (14), Nova Iorque (29), Vermont (3), Massachusetts (11), Connecticut (7), Delaware (3), Rhode Island (4), Nevada (6)

Estados para Trump

Idaho (4), Montana (3), Dakota do Norte (3), Wyoming (3), Dakota do Sul (3), Nebraska (4 de 5), Kansas (6), Oklahoma (7), Texas (38), Iowa (6), Missouri (10), Arkansas (6), Louisiana (8), Indiana (11), Kentucky (8), Tennessee (11), Mississippi (6), Ohio (18), West Virginia (5), Carolina do Norte (15), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Georgia (16), Florida (29), Utah (6), Alaska (3), Wiscousin (10)

 

07h17: Trump chega à sede eleitoral

A France Presse avança que Donald Trump vai falar aos apoiantes dentro de momentos.

 

07h06: Clinton não fala para já

O diretor de campanha de Hillary Clinton fala perante os apoiantes da candidata democrata. “Podemos esperar um pouco mais”, afirma. John Podesta elogia a candidata e pede aos apoiantes para irem dormir. Hillary Clinton não falará esta noite (manhã em Portugal).

A candidatura democrata considera que o desfecho da eleição é ainda incerto. "Isto ainda não terminou", afirmou John Podesta. A campanha pretende esperar até ao fim da contagem dos votos.

Seguindo as palavras de John Podesta, os apoiantes de Hillary Clinton começam a abandonar a sede de campanha.


06h57: Personalidade de Trump "levanta questões" (Paris)

Ministro dos Negócios Estrangeiros de França afirma que personalidade de Donald Trump “levanta questões” mas diz que Paris continuará a trabalhar com os Estados Unidos caso Trump seja eleito Presidente.

 

06h51: Centenas de pessoas protestam junto à Casa Branca

Perante a muito provável eleição de Donald Trump, já há protestos nos Estados Unidos. Em frente à Casa Branca, centenas de pessoas protestam contra o candidato republicano que deverá suceder a Barack Obama.


06h44: Ministra alemã fala em "grande choque"

A ministra alemã da Defesa Von Der Leyen considera que as notícias que chegam dos EUA são “um grande choque”. A responsável germânica considera que o próprio Trump sabe que os norte-americanos “não votaram por ele mas contra o sistema.


06h40: Trump vence no Alaska

A CNN atribui a vitória no Alaska a Donald Trump. São mais três grandes eleitores para o candidato republicano que fica agora a 23 da Casa Branca.

 

Estados para Clinton

Washington (12), Oregon (7), California (55), Colorado (9), New Mexico (5), Hawaii (4), Illinois (20), Virginia (13), District of Columbia (3), Maryland (10), New Jersey (14), Nova Iorque (29), Vermont (3), Massachusetts (11), Connecticut (7), Delaware (3), Rhode Island (4), Nevada (6)

 

Estados para Trump

Idaho (4), Montana (3), Dakota do Norte (3), Wyoming (3), Dakota do Sul (3), Nebraska (4 de 5), Kansas (6), Oklahoma (7), Texas (38), Iowa (6), Missouri (10), Arkansas (6), Louisiana (8), Indiana (11), Kentucky (8), Tennessee (11), Mississippi (6), Ohio (18), West Virginia (5), Carolina do Norte (15), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Georgia (16), Florida (29), Utah (6), Alaska (3)

 

06h32:Le Pen já felicita Donald Trump

A vitória de Donald Trump ainda não é oficial mas Marine Le Pen já felicita o candidato. "Parabéns ao novo Presidente dos Estados Unidos Donald Trump e ao povo americano, livre!", escreve na rede social twitter.

 

06h09: Trump vence no Utah (6)

A CNN atribui a vitória no Utah a Donald Trump. São mais seis grandes eleitores para o candidato republicano, que fica agora a 26 da Casa Branca.


06h06: Governo e Banco Central do Japão convocam reunião urgente

O Governo e o Banco Central do Japão vão reunir de emergência hoje por causa da convulsão no mercado gerada pela possibilidade de o republicano Donald Trump ganhar as eleições presidenciais norte-americanas de terça-feira.

As bolsas e o preço do petróleo estão em queda nos mercados asiáticos perante a incerteza dos resultados das eleições presidenciais norte-americanas e a possibilidade de vitória de Trump.

"A reunião sobre a troca de informação sobre o mercado financeiro" entre o Banco Central do Japão (BOJ), o Ministério das Finanças e Agência dos Serviços Financeiros "vai ser realizada às 15:00 (06:00 em Lisboa) no Ministério das Finanças", disse um porta-voz do BOJ à AFP.

c/ Lusa

05h48: Trump perto da vitória

Donald Trump precisa de apenas mais 32 eleitores. Os apoiantes de Hillary Clinton mostram-se dececionados com a agora muito provável eleição de Donald Trump. O New York Times considera que há 95 por cento de probabilidade de Trump chegar à Casa Branca.

Permanecem por ser projetados pela CNN os resultados nos seguintes Estados: Utah (6), Arizona (11), Alaska (3), Minnesota (10), Wisconsin (10), Michigan (16), Pensilvânia (20), Maine (4), New Hampshire (4)

Olhamos para aqueles que elegem mais grandes eleitores:


Pensilvânia (elege 20 grandes eleitores):

Donald Trump: 48,5%

Hillary Clinton: 48,0%

Gary Johnson: 2,4%

Jill Stein: 0,8%

Votos Contados: cerca de 93%


Michigan (elege 16 grandes eleitores):

Donald Trump: 47,9%

Hillary Clinton: 47,0%

Gary Johnson: 3,7%

Jill Stein: 1,1%

Votos Contados: cerca de 75%


Wisonsin (elege 10 grandes eleitores):

Donald Trump: 49,1%

Hillary Clinton: 45,7%

Gary Johnson: 3,6%

Jill Stein: 1,0%

Votos Contados: cerca de 84%


Arizona (elege 11 grandes eleitores)

Donald Trump: 49,3%

Hillary Clinton: 45,7%

Gary Johnson: 3,8%

Jill Stein: 1,1%

Votos contados: cerca de 65%


Utah (elege 6 grandes eleitores)

Donald Trump: 50,7%

Hillary Clinton: 22,6%

Mcmullin: 22,1%

Gary Johnson: 3,0%

Jill Stein: 0.6%

Votos contados: cerca de 32 por cento


5h35: Clinton vence Nevada (6)

A CNN atribui a vitória a Hillary Clinton no Estado do Nevada. Clinton tem agora 215 grandes eleitores, continuando em forte desvantagem em relação a Donald Trump.

 

Estados para Clinton

Washington (12), Oregon (7), California (55), Colorado (9), New Mexico (5), Hawaii (4), Illinois (20), Virginia (13), District of Columbia (3), Maryland (10), New Jersey (14), Nova Iorque (29), Vermont (3), Massachusetts (11), Connecticut (7), Delaware (3), Rhode Island (4), Nevada (6)

Estados para Trump

Idaho (4), Montana (3), Dakota do Norte (3), Wyoming (3), Dakota do Sul (3), Nebraska (4 de 5), Kansas (6), Oklahoma (7), Texas (38), Iowa (6), Missouri (10), Arkansas (6), Louisiana (8), Indiana (11), Kentucky (8), Tennessee (11), Mississippi (6), Ohio (18), West Virginia (5), Carolina do Norte (15), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Georgia (16), Florida (29)
   

 

5h34: Ministério das Finanças do Japão reúne de emergência por causa da queda nas bolsas.


5h27: Trump precisa de mais 32 eleitores

Donald Trump precisa de apenas mais 32 eleitores. Os apoiantes de Hillary Clinton mostram-se dececionados com a agora muito provável eleição de Donald Trump. O New York Times considera que há 95 por cento de probabilidade de Trump chegar à Casa Branca.

Permanecem por ser projetados pela CNN os resultados nos seguintes Estados: Nevada (6), Utah (6), Arizona (11), Alaska (3), Minnesota (10), Wisconsin (10), Michigan (16), Pensilvânia (20), Maine (4), New Hampshire (4)

05h08: Trump vence Iowa (6)

A CNN atribui a vitória no Iowa a Donald Trump. São mais seis grandes eleitores para o candidato. Faltam 32 para que seja eleito presidente dos EUA.

Estados para Clinton

Washington (12), Oregon (7), California (55), Colorado (9), New Mexico (5), Hawaii (4), Illinois (20), Virginia (13), District of Columbia (3), Maryland (10), New Jersey (14), Nova Iorque (29), Vermont (3), Massachusetts (11), Connecticut (7), Delaware (3), Rhode Island (4)

Estados para Trump

Idaho (4), Montana (3), Dakota do Norte (3), Wyoming (3), Dakota do Sul (3), Nebraska (4 de 5), Kansas (6), Oklahoma (7), Texas (38), Iowa (6), Missouri (10), Arkansas (6), Louisiana (8), Indiana (11), Kentucky (8), Tennessee (11), Mississippi (6), Ohio (18), West Virginia (5), Carolina do Norte (15), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Georgia (16), Florida (29)
 

 

04h58: Bolsa de Tóquio cai 5,5%

Em Tóquio, o Nikkei cai 5,5 por cento perante a cada vez maior possibilidade de Donald Trump vencer a corrida à Casa Branca

 

04h48: Trump vence na Georgia

A CNN atribui a vitória na Georgia (16) a Donald Trump. O candidato republicano tem já 232 grandes eleitores e aproxima-se do limite dos 270.


04h40: Clinton vence Estado de Washington

A CNN atribui a vitória em Washington a Hillary Clinton. A candidata democrata tem agora 209 grandes eleitores e Donald Trump tem 216.

04h34: Donald Trump vence na Florida

A CNN atribui a vitória na Flórida a Donald Trump. Um estado apontado como decisivo e que vale 29 grandes eleitores ao candidato republicano. Donald Trump volta a liderar a concorrida.


04h20: Hillary Clinton vence Oregon

A projeção da CNN dá Hillary Clinton como vencedor do Oregon (7). Trump vence mais um grande eleitor no Nebraska (Nebraska é um Estado onde não se aplica o princípio The Winner Takes it All.)

Estados para Clinton

Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29), Connectitut (7), Virgínia (13), Colorado (9), California (55), Hawaii (4), Oregon (7)

Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (6), Kansas (6), Nebraska (4 de 5), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6), Louisiana (8), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Montana (3), Ohio (18), Idaho (4)


04h09: Trump vence na Carolina do Norte

Mais um Estado-chave para Donald Trump. O candidato republicano vence na Carolina do Norte, acumulando os seus 15 grande eleitores. Trump tem agora 186 grandes eleitores.

Estados para Clinton

Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29), Connectitut (7), Virgínia (13), Colorado (9), California (55), Hawaii (4)

Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (6), Kansas (6), Nebraska (3), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6), Louisiana (8), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Montana (3), Ohio (18), Idaho (4), Carolina do Norte (15)


04h02: Clinton passa para a frente com vitória na Califórnia

Sem surpresa, Hillary Clinton vence na Califórnia e regressa à frente da corrida. A candidata democrata venceu também no Hawaii. Donald Trump vence no Idaho.

Estados para Clinton

Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29), Connectitut (7), Virgínia (13), Colorado (9), California (55), Hawaii (4)

Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (6), Kansas (6), Nebraska (3), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6), Louisiana (8), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Montana (3), Ohio (18), Idaho (4)


03h48: Clinton vence Colorado

A Projeção da CNN atribui vitória a Hillary Clinton no Colorado - são 9 grandes eleitores. Donald Trump tem 167 grandes eleitores e Clinton tem 131.

Estados para Clinton

Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29), Connectitut (7), Virgínia (13), Colorado (9)

Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (6), Kansas (6), Nebraska (3), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6), Louisiana (8), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Montana (3), Ohio (18)


03h40: Clinton vence Virgínia

A Projeção da CNN dá Hillary Clinton como vencedora na Virgínia - são mais 13 grandes eleitores. Trump tem agora 167 eleitores e Clinton tem 122.

Estados para Clinton

Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29), Connectitut (7), Virgínia (13)

Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (6), Kansas (6), Nebraska (3), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6), Louisiana (8), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Montana (3), Ohio (18)


3h32: Resultados provisórios em Estados decisivos


Florida (elege 29 grandes eleitores):

Donald Trump: 49,2%

Hillary Clinton: 47,7%

Gary Johnson: 2,2%

Jill Stein: 0,7%

Votos Contados: cerca de 95%


Carolina do Norte (elege 15 grandes eleitores):

Donald Trump: 50,4%

Hillary Clinton: 46,9%

Gary Johnson: 2,7%

Votos Contados: cerca de 84%


Virginia (elege 13 grandes eleitores):

Donald Trump: 46,7%

Hillary Clinton: 48,2%

Gary Johnson: 3,0%

Jill Stein: 0,8%

Votos Contados: cerca de 87%


Pensilvânia (elege 20 grandes eleitores):

Donald Trump: 44,5%

Hillary Clinton: 52,1%

Gary Johnson: 2,1%

Jill Stein: 0,8%

Votos Contados: cerca de 43%


03h27: Projeção atribui vitória no Ohio a Trump

As projeções da CNN colocam Donald Trump com 167 grandes eleitores. Clinton tem 109.


Estados para Clinton

Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29), Connectitut (7)


Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (6), Kansas (6), Nebraska (3), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6), Louisiana (8), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Montana (3), Ohio (18)


03h19: Donald Trump na frente com 149 grandes eleitores

As projeções da CNN colocam Donald Trump com 149 grandes eleitores garantidos. Clinton com 109.

Estados para Clinton

Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29), Connectitut (7), Novo México (5)

Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (6), Kansas (6), Nebraska (3), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6), Louisiana (8), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Montana (3), Missouri (10)


03h05: Donald Trump na frente com 139 grandes eleitores

As projeções da CNN colocam Donald Trump com 139 grandes eleitores garantidos. Clinton com 104.

Estados para Clinton

Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29), Connectitut (7)


Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (6), Kansas (6), Nebraska (3), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6), Louisiana (8), Alabama (9), Carolina do Sul (9), Montana (3)


02h59: Avanço de Trump abre perspectiva de vitória republicana

O resultado pode, no entanto, ser tão próximo que Donald Trump não faça já esta noite o discurso de vitória. Reportagem em direto do enviado especial Vítor Gonçalves.

 

02h55: Peso mexicano em queda

Na Bolsa de Tóquio, o peso mexicano desvaloriza quase dez por cento perante os receios de uma vitória de Donald Trump

02h10: Donald Trump na frente com 136 grandes eleitores

As projeções da CNN colocam Donald Trump com 136 grandes eleitores garantidos. Clinton com 104.

Estados para Clinton


Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29), Connectitut (7)

Estados para Trump


West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (6), Kansas (6), Nebraska (3), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6), Louisiana (8), Alabama (9), Carolina do Sul (9)


2h36: Bolsa de Tóquio em queda


Em Tóquio, o Nikkei cai 2,23 por cento a meio do dia, prejudicado pelos números já conhecidos das eleições norte-americanas.


2h21: Republicanos mantêm domínio da Câmara dos Representantes

Os canais de televisão norte-americanos avançam que os republicanos vão manter o controlo da Câmara dos Representantes.


2h17: Contas complicadas para Hillary

Quarenta Estados já fecharam as urnas mas muitos permanecem too early to call. Olhamos para os resultados em alguns dos Estados considerados como os mais relevantes na corrida.

Florida (elege 29 grandes eleitores):

Donald Trump: 49,3%

Hillary Clinton: 47,6%

Gary Johnson: 2,2%

Jill Stein: 0,7%

Votos Contados: cerca de 93%


Carolina do Norte (elege 15 grandes eleitores)

Donald Trump: 49,1%

Hillary Clinton: 48,4%

Gary Johnson: 2,5%

Votos Contados: cerca de 71%


Georgia (16 grandes eleitores)

Donald Trump: 62,6%

Hillary Clinton: 35,1%

Gary Johnson: 2,4%

Votos Contados: cerca de 31%



02h10: Donald Trump na frente com 128 grandes eleitores


As projeções da CNN colocam Donald Trump com 128 grandes eleitores garantidos. Clinton com 97.

Estados para Clinton


Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29)

Estados para Trump


West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (7), Kansas (6), Nebraska (5), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38), Arkansas (6)


02h00: Hillary Clinton na frente com 97 grandes eleitores

As projeções da CNN colocam Hillary Clinton com 97 grandes eleitores garantidos. Donald Trump com 84.

Estados para Clinton

Vermont (3), Illinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29)

Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennessee (11), Mississipi (7), Kansas (6), Nebraska (5), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3), Texas (38)



0h47: Quem é Donald Trump?

Donald Trump vai vencer pelo menos em três Estados. Conheça melhor aquele que pode vir a ser o próximo Presidente dos Estados Unidos.



 Nova Iorque:


1h55: Dois terços a favor de maior controlo nas armas

Uma sondagem da Reuters revela que dois terços dos norte-americanos que votaram esta terça-feira são a favor de um controlo forte ou moderado da posse de armas.

O número aumentou em relação aos 59 por cento registados em 2012. O republicano Donald Trump tem se apresentado contra legislação que promova maior controlo da posse de armamento.

1h31: Donald Trump com 66 grandes eleitores

As projeções da CNN colocam Hillary Clinton com 68 grandes eleitores garantidos. Donald Trump com 66.

Estados para Clinton (68)

Vermont (3), Ilinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3)

Estados para Trump (66)

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennesse (11), Mississipi (6), Carolina do Sul (9), Alabama (9)

1h26: Marco Rubio reeleito senador

O republicano Marco Rubio, adversário derrotado por Donald Trump nas Primárias, voltará a ser eleito para o Senado em representação da Flórida.

 A projeção da CNN revela que Rubio vence o adversário Patrick Murphy.


1h11: Florida e Carolina do Norte too early to call

Os Estados da Florida e da Carolina do Norte são considerados decisivos para se saber quem será o próximo Presidente dos Estados Unidos.

A CNN ainda não arrisca projeções. Os resultados provisórios por enquanto são estes:

Florida (elege 29 grandes eleitores)

Donald Trump: 47,8%

Hillary Clinton: 49,2%

Gary Johnson: 2,1%

Jill Stein: 0,6%

Votos Contados: cerca de 82%



Carolina do Norte (elege 15 grandes eleitores)

Donald Trump: 45,8%

Hillary Clinton: 51,8%

Gary Johnson: 2,4%

Votos Contados: cerca de 53%



01h00: Hillary Clinton na frente com 68 grandes eleitores

As projeções da CNN colocam Hillary Clinton com 68 grandes eleitores garantidos. Donald Trump com 48.

Estados para Clinton

Vermont (3), Ilinois (20), New Jersey (14), Massachusetts (11), Maryland (10), Rhode Island (4), Delaware (3), District of Columbia (3), Nova Iorque (29)

Estados para Trump

West Virginia (5), Kentucky (8), Indiana (11),Oklahoma (7), Tennesse (11), Mississipi (7), Kansas (6), Nebraska (5), Wyoming (3), Dakota do Norte (3), Dakota do Sul (3)

Florida (29), Pennsylvania (20) e New Hampshire (4) permanecem too early to call.


0h47: Quem é Donald Trump?

Donald Trump vai vencer pelo menos em três Estados. Conheça melhor aquele que pode vir a ser o próximo Presidente dos Estados Unidos.



00h42: Resultados provisórios na Florida

O Estado da Florida elege 29 grandes eleitores, sendo um dos swing states e um dos Estados apontados como decisivos na escolha do novo Presidente. Os dois candidatos encontram-se muito próximos.

Florida (elege 29 grandes eleitores):

Donald Trump: 49,4%

Hillary Clinton: 47,7%

Gary Johnson: 2,1%

Jill Stein: 0,6%

Votos Contados: cerca de 52%


00h30: Trump na frente com 24 grandes eleitores.

A CNN projeta a vitória de Donald Trump na West Virginia - cinco grandes eleitores. Na Carolina do Norte e no Ohio ainda não há projeções: too early to call.


00h19: Resultados provisórios na Florida

O Estado da Florida elege 29 grandes eleitores, sendo um dos swing states e um dos Estados apontados como decisivos na escolha do novo Presidente. Os dois candidatos encontram-se muito próximos.

Florida (elege 29 grandes eleitores):

Donald Trump: 48,9%

Hillary Clinton: 48,4%

Gary Johnson: 1,9%

Jill Stein: 0,6%

Votos Contados: cerca de 23%


24h00: Trump na frente com 19 grandes eleitores

Projeção CNN dá vitória a Donald Trump no Kentucky e no Indiana. Os dois Estados equivalem a 19 grandes eleitores.

Hillary Clinton dada como vencedora no Vermont. A confirmarem-se as projeções, Trump está já com 19 grandes eleitores e Hillary Clinton com três.

Georgia, Virginia e Carolina do Sul sem resultados ainda: too early to call.

A votação terminou já no Indiana, Kentucky, em parte da Flórida, Georgia, New Hampshire, Carolina do SUl, Vermont, Virginia, e numa pequena parte do Alabama.


23h54: Norte-americanos em Portugal

Em Portugal vivem cerca de 20 mil norte-americanos. Muitos estão apreensivos com o resultado das eleições.

Votaram por antecipação para esta eleição histórica nas presidenciais dos Estados Unidos. A RTP falou com alguns deles.


 

23h39: Primeiros resultados no New Hampshire

New Hampshire (elege 4 grandes eleitores):

Donald Trump: 52,5%

Hillary Clinton: 41,0%

Gary Johnson: 6,6%

Jill Stein: 0,0%

Votos Contados: cerca de 1%


23h34: Primeiros resultados no Indiana

Indiana (elege 11 grandes eleitores):

Donald Trump: 69,9%

Hillary Clinton: 26,3%

Gary Johnson: 3,8%

Votos Contados: cerca de 1%


23h23: Resultados provisórios no Kentucky

Os primeiros resultados são favoráveis a Donald Trump, tal como seria de esperar.

Kentucky (elege 8 grandes eleitores)

Donald Trump: 72,7%

Hillary Clinton: 24,6%

Gary Johnson: 1,6%

Jill Stein: 0,4%


Votos Contados: cerca de 1%


23h15: Longa noite eleitoral na RTP

A RTP prepara-se para uma grande e longa noite eleitoral. Acompanhamos aqui na internet mas também na RTP1 e na RTP3. O jornalista Alexandre Brito explicou há momentos a envergadura da operação para esta noite.


 

23h11: Embaixador em Lisboa espera que derrotado aceite resultado

O embaixador dos EUA em Lisboa defendeu hoje que "o melhor para os eleitores" é que o derrotado nas eleições presidenciais aceite o resultado, apontando que "seria sem precedentes um candidato contestar as eleições" sem base legal.

"Seria sem precedentes um candidato contestar as eleições sem ter base legal para o fazer, seria não aceitar a vontade dos eleitores", disse Robert Sherman em resposta aos jornalistas que o questionaram à margem de um evento organizado pela embaixada e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) sobre as eleições norte-americanas.

c/Lusa

23h05: As frases da campanha

Os norte-americanos votam no fim de uma campanha marcada por uma forte tensão e divisão, que é mesmo considerada uma das mais duras e deselegantes de sempre. Recuperamos algumas das frases que marcaram os últimos meses


23h00: A América decide, o mundo assiste

Boa noite!
Damos aqui continuidade à noite eleitoral dos Estados Unidos, que acompanharemos até que seja conhecida a decisão dos norte-americanos.

Ao longo de todo o dia, milhões de norte-americanos votaram, bem como os dois principais candidatos à Casa Branca. Passe por aqui e recorde as últimas horas, bem como as declarações públicas que se multiplicaram sobre o assunto esta terça-feira.