Domínio .Mobi não "divide rede"

por Agência LUSA

Os domínios .mobi, criados para a rede de sites para dispositivos móveis e que já atingiram cerca de 400 mil registos, são uma nova forma de aceder a conteúdos na Internet e não irão dividir a rede.

Esta foi a conclusão apresentada por Neil Edwards, presidente da dotMob i, empresa que impulsiona a implantação destes endereços para dispositivos móvei s, no Congresso Internacional de Mobilidade 3GSM, a decorrer durante esta semana em Barcelona. Pensar que este domínio pode dividir a Internet "é ter uma visão muito estúpida do mundo, pouco educada", afirmou Edwards.

"Na prática, a experiência de navegar com um telemóvel é diferente à de fazê-lo com um computador e é muito difícil criar um site que cumpra ambas as f unções. Isto não significa que estejamos a criar uma segunda Internet, continua a utilizar a mesma, mas dispõe de uma nova via de acesso aos conteúdos", acresce ntou o presidente da dotMobi.

A dotMobi apresentou as suas ferramentas para criação de conteúdos de q ualidade no Congresso Internacional de Mobilidade 3GSM e insistiu na sua intençã o de contribuir para construir uma nova Internet, apoiando-se na expansão dos "e ndereços .mobi que, basicamente, permitirão que a rede funcione nos dispositivos móveis".

Desde a criação dos endereços .mobi, há quatro meses, já se registaram cerca de 400 mil domínios com este sufixo, que pretende reunir as páginas optimi zadas para serem vistas em dispositivos móveis.

O domínio .mobi é, segundo Neil Edwards, uma garantia de que todas as p áginas que o utilizam estão preparadas para oferecer um produto de qualidade par a os telemóveis, uma forma de assegurar uma "navegação directa" nestes aparelhos .

Para consegui-lo, uma das preocupações da dotMobi foi reduzir os custos de criação de páginas para telemóveis, favorecendo a criação de ferramentas que facilitem o desenvolvimento da página web.

"Quando criámos a página da dotMobi, a consultoria para criar um site c om dez páginas de informação custou-nos mais de 40 mil euros, mas hoje em dia po des construir esse mesmo site por 20 euros", revelou Edwards.

"Um dos nossos objectivos é que qualquer pessoa possa ter uma página .m obi a um custo realmente competitivo", explicou, lembrando que durante o congres so 3GSM dotMobi apresentou o "Go Mobile", "um programa desenhado para ajudar qua lquer empresa que queira utilizar o telemóvel para criar a sua própria página we b e promovê-la".

Esta iniciativa pretende transpor os obstáculos aliados à criação de pá ginas web optimizadas para serem consultadas a partir dos telemóveis e inclui fe rramentas de desenvolvimento e guias de marketing.

Mas nem todos os conteúdos que podem ser consultados por telemóvel estã o sob a direcção da dotMobi que, consciente disso, apresentou no encontro em Bar celona um directório global, um catálogo de todo o conteúdo móvel disponível, cl assificado qualitativamente, segundo a sua localização categoria, relevância e a dequação para um download mais fácil de conteúdos via telemóvel.

A dotMobi conta com o apoio dos gigantes do sector, estando entre os se us investidores empresas como Google ou Microsoft, operadoras telefónicas com a Telefónica Móviles, TIM (Telecom Itália), T-Mobile ou Vodafone, fabricantes de d ispositivos como Ericsson, Nokia e Samsung Electronics e a organização GSM Assoc iation.

Desde a abertura do registo de domínios .mobi a nível mundial, a 26 de Setembro de 2006, mais de 380 mil endereços foram reservados.

Os oito primeiros países a registar-se foram os Estados Unidos, China, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Austrália e Alemanha. O domínio mais importante é o "Go Daddy", dos EUA, seguido do "Directi" (Índia), "Entorno" (Barcelona), "Key Systems" (Alemanha) e "Nominalia" (Barcelo na).

Nem todos os domínios existentes estão disponíveis para registo.

A dotMobi decidiu deixar fora da oferta global alguns termos em vários idiomas, para os quais abriu um período de ofertas gradual.

Há uma semana terminou o prazo de recepção de ofertas para os endereços news.mobi, ringtones.mobi, sports.mobi e weather.mobi.


PUB