EM DIRETO
Presidente da República e primeiro-ministro visitam áreas ardidas

"Dia da Reunificação". Rússia cumprirá "todas as metas estabelecidas" na Ucrânia

por Inês Moreira Santos - RTP
Reuters

Para marcar o segundo aniversário do chamado "Dia da Reunificação", comemoração pela reivindicação russa das regiões de Donetsk , Luhansk , Zaporizhzhia e Kherson, Vladimir Putin disse, numa mensagem de vídeo, que todos os objetivos estabelecidos por Moscovo vão ser alcançados na Ucrânia.

Após a realização de referendos, condenados pelo Ocidente, nas quatro regiões a 30 de setembro de 2022, o presidente russo oficializou com os líderes russos das regiões ocupadas para as anexar unilateralmente à Federação Russa, apesar de a Rússia não controlar totalmente os territórios.

"A verdade está do nosso lado. Todos os objetivos estabelecidos vão ser alcançados"
, declarou Vladimir Putin num discurso gravado em vídeo em que felicitou o povo russo pelo "Dia da Reunificação”.

Sem negar que o conflito é um “acontecimento fatídico”, o líder russo considerou ser necessário para proteger os habitantes de língua russa destas regiões ucranianas contra uma “ditadura neonazi” e um “nacionalismo radical”.

“Não abandonámos os nossos irmãos e irmãs”, sublinhou, defendendo mais uma vez “a necessidade e a legitimidade da operação militar especial russa”.

“Hoje, todos lutamos por um futuro seguro e próspero para os nossos filhos e netos”, acrescentou Putin, no vídeo divulgado esta segunda-feira.

Nas palavras de Putin, as “elites ocidentais (…) transformaram a Ucrânia na sua colónia, uma base militar voltada para a Rússia” e espalharam “ódio, nacionalismo radical e hostilidade a tudo o que é russo”.

Esta segunda-feira, 30 de setembro a Rússia marca a data da anexação das regiões ucranianas de Lugansk, Donetsk, Zaporijia e Kherson. Recorde-se que a campanha russa contra a Ucrânia começou em 2014 com a invasão da península ucraniana da Crimeia e das regiões do leste do país e que, em fevereiro de 2022, Moscovo lançou a segunda invasão - de grande escala - contra o território ucraniano.
Ataques de drones em Kiev
A Rússia lançou vários drones rumo a Kiev, esta segunda-feira de manhã, denunciaram as autoridades da Ucrânia. Segundo a defesa ucraniana, a maioria dos dispositivos russos foram intercetados.

A força aérea ucraniana confirmou que, neste ataque de quase cinco horas, abateu 67 dos 73 drones e um dos três mísseis lançados pela Rússia durante o ataque.

Em comunicado, o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que os destroços de um drone caíram perto de um prédio residencial onde se localizam serviços de emergência.

Entretanto, as forças russas afirmam ter conquistado a vila de Nelipivka na região de Donetsk , no leste da Ucrânia.

Nas últimas semanas, as forças russas aceleraram o progresso em Donetsk, capturando várias cidades e vilas. O Exército russo tem avançado em direção ao importante centro logístico de Pokrovsk, uma das principais rotas de abastecimento na região.
Tópicos
PUB