Dezenas de mortos e feridos em ataque russo a mercado ucraniano em Kostyantynivka

por Carla Quirino - RTP
Roman Pilipey - AFP

As forças russas bombardearam esta sexta-feira um mercado em Kostyantynivka, na região de Donetsk, no leste da Ucrânia. Muitas pessoas estavam a fazer as compras matinais quando o ataque ocorreu. Pelo menos dez civis morreram e outros 35 ficaram feridos.

O ministro do Interior da Ucrânia, Igor Klymenko, confirmou no Telegram o ataque russo a um supermercado de Kostyantynivka.

"Dez pessoas foram mortas e outras 35 ficaram feridas", reportou o responsável. Porém, o número de vítimas poderá aumentar. 


Incêndio no mercado após o ataque com míssil | Telegram

A cidade fica a cerca de 13 quilómetros das posições russas mais próximas e enfrenta ataques quase diários.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já reagiu na rede social X, classificando os russos de terroristas.

"Kostyantynivka, região de Donetsk. Terroristas russos atacaram um supermercado e uma agência dos correios. Há pessoas sob os escombros. Uma operação de resgate está em andamento e tudo será feito para salvá-las".

"de momento, sabe-se que quatro pessoas foram mortas. As minhas condolências aos familiares e amigos que perderam os seus entes queridos. Pelo menos 24 pessoas ficaram feridas (à hora da publicação)", acrescentou.

"A Rússia
será responsabilizada por este terror e faremos o nosso melhor para garantir que o mundo continue a apoiar a Ucrânia na nossa defesa e no salvamento das vidas do nosso povo".


Repórteres da AFP testemunharam dezenas de pessoas a fugir enquanto as autoridades alertavam sobre um possível segundo ataque.As autoridades ucranianas dizem que estariam cerca de 50 pessoas na área comercial quando um jato russo disparou um míssil contra o edifício.

O céu sobre o mercado, que se incendiou, cobriu-se de fumo negro.

Entretanto, a polícia isolou as ruas próximas. Drones e um aumento de disparos de artilharia também eram audíveis na área.


Zelensky prometeu uma retaliação pelo ataque, que aconteceu a meio do dia. Esta resposta russa ocorreu no quarto dia após uma grande incursão ucraniana na fronteira com a região de Kursk, no oeste da Rússia.

c/ agências
PUB