Dezanove mortos em confronto entre cartéis de droga no sul do México

por Lusa
Os cartéis de droga continuam a não dar tréguas no México Reuters

Dezanove pessoas foram mortas no México, incluindo quatro guatemaltecos, num confronto entre dois cartéis de droga no estado de Chiapas, no sul do país, anunciou o Ministério da Segurança.

Num camião de mercadorias, "foram encontrados 14 homens assassinados com armas de fogo, dois na cabina, dois na berma e outro a cerca de 100 metros de distância", indicou, em comunicado.

Os crimes ocorreram na sexta-feira na localidade de La Concordia, a poucas horas de carro da fronteira com a Guatemala.

O Ministério indicou que as primeiras investigações apontam para "um confronto" entre o cartel de Sinaloa, um dos mais poderosos do país, e uma fação rival identificada como "cartel de Chiapas e Guatemala".

As autoridades salientaram que os dois grupos criminosos "lutam pelo controlo desta zona fronteiriça" e, de acordo com o comunicado de imprensa, "foi estabelecido que quatro dos mortos tinham cartões de identidade emitidos pelo governo guatemalteco".

A violência relacionada aos cartéis deixou cerca de 450.000 mortos e mais de 100.000 desaparecidos no México desde 2006, quando o então presidente Felipe Calderón (2006-2012) lançou uma ofensiva militar contra o tráfico de drogas.

Em junho, as autoridades mexicanas transferiram para abrigos mais de 4.000 pessoas que se tinham refugiado em casa, depois de vários dias de violência ligada ao crime organizado na cidade de Tula, a cerca de 100 quilómetros a norte de La Concordia.

 

 

Tópicos
pub