Detido jovem suspeito de planear atentado durante os Jogos Olímpicos

por Cristina Santos - RTP
Ministro francês do Interior, Gerald Darmanin. Dimitar Dilkoff - AFP

As forças de segurança francesas revelam esta sexta-feira, que detiveram no início deste mês, em Saint-Etienne um jovem checheno de 18 anos.

Ele é suspeito de planear um ataque ao estádio de futebol da cidade durante os Jogos Olímpicos deste verão, disse o ministro francês do Interior. A menos de dois meses dos Jogos Olímpicos, a França está em estado de alerta de segurança máximo.

Gerald Darmanin, o ministro francês do Interior, explica, em comunicado, que a investigação encontrou elementos que “mostram que ele planeava um atentado ao estádio Geoffroy Guichard (Saint-Etienne) durante as partidas de futebol” que vão decorrer durante os Jogos Olímpicos.

O objetivo era “atacar os espectadores, mas também as forças de segurança e morrer como mártir”. O suspeito tinha “motivações jihadistas”, acrescenta o ministro francês.

De acordo com o canal francês de notícias BFMTV, o suspeito foi detido em casa e indiciado no domingo, 26 de maio, como responsável pela preparação de um atentado terrorista. O jovem ficou em prisão preventiva e as investigações continuam.

Suspeito nega
De acordo com a BFMTV, o jovem nega todas as suspeitas. Incluindo ter feito uma visita de reconhecimento ao estádio. Ele reconhece “trocas” e “conversas” em aplicações de mensagens criptografadas (como o Telegram), mas garante que não tinha intenção de agir. A troca de mensagens terá sido com elementos do Daesh (auto-proclamado estado Islâmico), conversas para recrutar seguidores.

Durante as buscas a casa do suspeito, as autoridades encontraram fotografias do estádio do Saint-Etienne, no computador e também no telemóvel. A cidade de Saint-Étienne fica a mais de 550 km de Paris e vai receber vários jogos de futebol durante os Jogos Olímpicos.

PUB