Em direto
Portugal em alerta. A evolução da resposta aos incêndios atualizada ao minuto

Detido assassino em série após 31 anos de buscas nos Estados Unidos

por Agência LUSA

Um assassino em série, suspeito de ter morto oito pessoas no Kansas, Estados Unidos, e identificado como Dennis Rader, foi detido hoje, 31 anos depois de a polícia ter iniciado as investigações, informou a polícia local.

"BTK foi preso", afirmou o chefe da polícia daquela localidade, Norman Williams, acrescentando que "hoje é um dia histórico para Wichita".

O alegado assassino, de 59 anos, intitulava-se BTK em alusão ao método que utilizava "Bind, Torture, Kill" (amarrar, torturar, matar).

Para Norman Williams, a persistência da equipa de detectives e especialistas envolvidos no caso é que permitiu a detenção do indivíduo, que será presente ao tribunal na próxima semana.

O BTK é suspeito de ser o autor de oito homicídios na área de Wichita, ocorridos entre 1974 e 1986, que estão ainda por resolver.

O chefe da polícia adiantou que não podia dar mais detalhes sobre as provas que reuniram contra o suspeito, mas assegurou que serão divulgadas no tribunal.

Contudo, o presidente da câmara de Wichita, Carlos Mayans, adiantou que foram realizados testes de ADN, que confirmaram a identidade do assassino em série.

O BTK enviou várias cartas aos meios de comunicação e à polícia na década de 70 sobre os crimes e não se teve mais notícias dele até Março passado, quando retomou o contacto com uma nova missiva referente a um assassínio cometido em 1986.

Desde então, o alegado assassino enviou pelo menos oito cartas à imprensa e à polícia e um pacote com jóias que terão pertencido às vítimas.

PUB