Descoberta nova espécie de Cobra-capelo

por © 2007

Nairobi, 08 Dez (Lusa) - Uma nova espécie de cobra-capelo com 2,60 metros de comprimento e capaz de matar 20 pessoas com uma só mordedura foi descoberta no Quénia, anunciaram cientistas num estudo publicado sexta-feira.

Esta Naja de cor castanha, que inicialmente fazia parte de uma variedade de naja com pescoço preto, foi descoberta numa criação de cobras em Junho de 2004 mas só foi confirmada como espécie diferente este ano, segundo a mesma fonte.

A variedade de Cobra de pescoço preto mede geralmente dois metros no máximo, sendo a média 1,5 metros, segundo informaram os cientistas, que classificaram esta nova espécie entre as maiores do mundo.

Esta nova espécie, Naja Ashei, foi assim baptizada em memória a James Ashe que descobriu a serpente Bio-Ken numa quinta em Watamu na costa queniana, produz 6,2 ml de veneno num só jacto.

Dois cientistas, Wolfgang Wuster e Donald G. Bradley, informam neste estudo que esta nova especie de serpente foi localizada nas terras secas do Norte e do Leste do Quénia, no Nordeste do Uganda, no Sul da Etiopia e no Sul da Somália.

Esta descoberta aumenta para seis o número de variedades africanas da cobra-capelo, segundo o estudo.

ALF.

Lusa/Fim


PUB