Três deputados do CNRT e dois do PD, os dois partidos da nova maioria parlamentar, foram esta segunda-feira eleitos para completar a mesa do Parlamento Nacional de Timor-Leste, numa votação na segunda sessão da 6.ª legislatura.
A lista de candidatos aos cargos foi a única apresentada até à passada sexta-feira à presidente do Parlamento Nacional, tendo sido eleita por 43 a favor, 20 abstenções e um voto nulo.
Maria Teresinha Viegas, do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), foi eleita como primeira vice-presidente, Alexandrino Afonso Nunes, do Partido Democrático (PD) como segunda vice-presidente e Virgínia Ana Belo, também do CNRT, como secretária da mesa.
Foram ainda eleitos Maria Teresa da Silva Gusmão, do PD, e Bendita Moniz Magno, do CNRT, respetivamente como primeira e segunda vice-secretárias, no que foi a primeira sessão presidida pela nova responsável do parlamento, Maria Fernanda Lay.
Com a eleição de hoje fica completa a mesa que vai liderar o parlamento durante os próximos cinco anos, estando prevista agora a conclusão do processo de formação de governo.
Na próxima quinta-feira, o presidente, José Ramos-Horta, terá a primeira reunião com o primeiro-ministro indigitado, Xanana Gusmão, bem como outros elementos dos dois partidos do executivo, CNRT e PD.
No dia seguinte, José Ramos-Horta assina o decreto de nomeação do IX Governo Constitucional que toma posse no sábado no Palácio Presidencial em Díli.