Deputados britânicos pensam que escoceses votarão contra a independência
Londres, 21 ago (Lusa) -- A grande maioria dos deputados britânicos pensa que os escoceses vão votar contra a independência da Escócia do Reino Unido no referendo de 18 de setembro, segundo uma sondagem hoje divulgada.
Para este inquérito de opinião, a empresa Ipsos Mori perguntou a 81 políticos dos três principais partidos do Parlamento de Westminster -- conservadores, trabalhistas e liberal-democratas -- qual pensam que será o resultado do plebiscito.
Um total de 95% dos entrevistados disse pensar que a Escócia continuará a fazer parte do Reino Unido depois da realização da consulta, ao passo que todos os deputados do Partido Conservador inquiridos previram a vitória do `Não`.
Cerca de 94% dos deputados do Partido Trabalhista e 89% dos liberal-democratas consideraram que os votantes escoceses não apoiarão a proposta de independência do Reino Unido defendida pelo ministro principal escocês, o nacionalista Alex Salmond.
Quanto aos políticos galeses, vaticinaram de forma unânime uma votação contrária à secessão no referendo, enquanto 95% dos ingleses e cerca de 88% dos parlamentares escoceses expressaram idêntica opinião.
O diretor-adjunto da Ipsos Mori, Ben Page, declarou hoje que, apesar de "os deputados do Parlamento britânico não estarem de acordo em muitas coisas, quase todos concordaram que a Escócia continuará a ser parte do Reino Unido no referendo de 18 de setembro".
"Poucas vezes vimos esta unanimidade nos 40 anos em que realizámos este estudo e isso demonstra quão surpreendente seria uma vitória do `Sim`", sustentou.
Quando faltam cerca de quatro semanas para a realização da aguardada consulta, Salmond confrontar-se-á novamente na próxima segunda-feira com o ex-ministro da Economia trabalhista Alistair Darling, num debate televisivo em direto.
O político nacionalista e o líder da campanha "Better Together" ("Melhores Juntos"), que agrupa os três principais partidos britânicos -- conservadores, trabalhistas e liberal-democratas -, contrários à independência, já se enfrentaram num primeiro debate televisivo no passado dia 05 de agosto que, segundo as sondagens, foi ganho por Darling.
Os maiores de 16 anos que vivem na Escócia são chamados às urnas a 18 de setembro para responder `Sim` ou `Não` à pergunta sobre se querem a independência do Reino Unido, num referendo histórico cujo resultado será vinculativo.