Covid-19. Vacina da Novavax revela eficácia superior a 89% em testes britânicos
Os ensaios clínicos da vacina da Novavax, conduzidos no Reino Unido, revelaram uma eficácia de 89,3 por cento contra o novo coronavírus. A farmacêutica norte-americana adiantou ainda que este medicamento é eficaz contra variante britânica da Covid-19, embora tenha resultados mais modestos contra a estirpe sul-africana.
A primeira análise interina foi baseada em 62 casos de Covid-19, dos quais 56 foram observados no grupo de placebo, contra seis casos entre aqueles que receberam a vacina NVX-CoV2373. Nessa análise preliminar da empresa, a variante identificada pela primeira vez na Inglaterra, B.1.1.7, foi detetada em mais de 50 por cento dos casos confirmados.
Ao contrário das vacinas da Pfizer e da Moderna, que utilizam tecnologia de RNA, a injeção da vacina Novavax inclui fragmentos do coronavírus que permitem desencadear uma resposta imunológica no corpo humano.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, congratulou os resultados da Novavax e afirmou, na quinta-feira, que as agências reguladoras do Reino Unido vão avaliar esta nova vacina. Se for aprovada, o governo britânico prevê encomendar 60 milhões de doses.
Good news that the @Novavax vaccine has proved effective in UK trials. Thank you to all the volunteers who made these results possible.
— Boris Johnson (@BorisJohnson) January 28, 2021
Our medicines regulator will now assess the vaccine, which will be made in Teesside. If approved, we have 60m doses on order.
O Reino Unido aprovou, até agora, três vacinas contra a covid-19 - a da Oxford e AstraZeneca, a da Pfizer e BioNTech, e a da empresa farmacêutica Moderna.
Segundo o CEO da Novavax confirmou à BBC, as vacinas serão produzidas numa fábrica em Stockton-on-Tees, no norte de Inglaterra, e devem deve estar prontas em março ou abril.
Ainda sem datas e prazos para a aprovação da nova vacina no Reino Unido, o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock garantiu que o Sistema Nacional de Saúde estava pronto para juntar ao plano de vacinação o medicamento da farmacêutica norte-americana.
"Esta é uma notícia positiva e, se aprovada pelo regulador de medicamentos, a vacina Novavax será um impulso significativo para nosso programa de vacinação e mais uma arma no nosso arsenal para vencer este vírus terrível", afirmou à estação britânica.
"Estou orgulhoso por o Reino Unido estar na vanguarda de outra descoberta médica e quero agradecer aos brilhantes cientistas e investigadores, assim como às dezenas de milhares de voluntários altruístas que contribuiram nos ensaios clínicos".