O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde baseia-se na quantidade de casos diários que o continente europeu está a registar, superior à que a China registou durante o pico da epidemia no país. O número de mortos atingiu o marco de cinco mil vítimas mortais.
Nesta altura a Organização Mundial de Saúde admite que é impossível prever quando é que a pandemia vai atingir o pico de casos.
Tedros Ghebreyesus deixou um apelo aos países para que “detetem, isolem, testem e tratem cada caso” de covid-19.
A OMS lançou esta sexta-feira um Plano de Resposta Solidário que vai permitir que qualquer pessoa ou organização possa contribuir para o combate ao novo coronavírus.
Já esta semana, o Japão contribuiu com 155 milhões de euros para este fundo.
"To give to the #COVID19 Solidarity Response Fund, go to https://t.co/PYgBcvQWUm, and look for the orange “Donate” button at the top of the page"-@DrTedros #coronavirus pic.twitter.com/Vv0SYlGVXp
— World Health Organization (WHO) (@WHO) March 13, 2020
Maria Van Kerkhove, responsável pela unidade das doenças emergentes na OMS, argumenta que “tem de se apoiar os países que adoptem as medidas corretas. Todas as instituições e Governos, a sociedade, têm de estar informados e protegidos, e saber o que têm de fazer”.