A Direção-Geral da Saúde anunciou a existência de 15 novos casos suspeitos de Covid-19 nas últimas 24 horas. As análises revelaram que três destes casos são negativos. Os restantes 12 ainda estão a aguardar pelos resultados. O número de casos, a nível mundial, totalizou 88.257 infetados, 2.966 mortos, em 66 países.
O número de casos, a nível mundial, totalizou 88.257 infetados, 2.966 mortos, em 66 países, segundo as contas da agência AFP.
Desde as 17h00 de sábado, há a registar 2.338 novas confirmações de pessoas infetadas com o novo coronavírus.
A China (sem os territórios de Macau e de Hong Kong), onde começou o surto em dezembro de 2018, regista 79.824 casos e 2.870 óbitos. Hoje foram anunciadas 573 novas infeções e 35 mortes.
No resto do mundo, foram registados 8.433 casos positivos. Nas últimas 24 horas foram confirmados 1.765 novos infetados e 126 pessoas morreram devido ao Covid-19.
A seguir à China, que é o país mais afetado, está a Coreia do Sul que nos últimos dias viu aumentar o número de infetados. Cerca de 586 novos casos foram registados hoje e o número de mortes foi de 18.
O Irão registou nove óbitos, o que elevou para 54 o número de vítimas mortais no país. Segundo as autoridades iranianas, hoje foram confirmados mais 385 novos casos, o que eleva o número de infetados para 978.
A Itália, o principal foco do novo coronavírus na Europa, conta agora com 1.694 pessoas infetadas e 34 mortes. Este domingo foram confirmados 566 novos casos positivos.
A França, outro dos focos na Europa, conta com 130 pessoas infetadas e duas mortes.
Depois da Irlanda, Luxemburgo e Arménia, também a República Checa confirmou os seus primeiros casos de infeção.
A República Dominicana tornou-se o quarto país da América Latina a confirmar casos positivos de coronavírus.
Por cá, as autoridades aguardam o resultado de 12 análises. Nas últimas 24 horas foram registados 15 novos casos suspeitos e três já se sabe que são negativos. Em Portugal foram registados 85 casos suspeitos.
Luis Sepúlveda esteve em Portugal há cerca de uma semana e está agora internado em Oviedo, Espanha, com pneumonia aguda, devido ao novo coronavirus. Este caso levou duas dezenas de pessoas na Póvoa de Varzim a colocarem-se em quarentena domiciliária.
São os funcionários da autarquia local e colaboradores da organização do festival literário Correntes d'Escritas que tiveram contacto próximo com o escritor.
As autoridades espanholas investigam se houve ou não casos de transmissão local em Espanha.
Nove dos 80 infetados no país não estiveram em locais ou com pessoas infetadas pelo novo coronavírus, o que leva à suspeita de transmissão local.
As autoridades investigam assim se há um foco em território espanhol, pois há registo de casos sem contacto direto com pessoas infetadas.
Em Madrid, a correspondente da RTP, Daniela Santiago, está a acompanhar a evolução do novo coronavírus em Espanha.
O número de mortes em Itália devido ao novo coronavírus subiu para 34. Por toda a Europa multiplicam-se as proibições à concentração de pessoas nas zonas mais afetadas.
O Museu do Louvre em Paris esteve de portas fechadas durante todo o dia.
Em Espanha e no Reino Unido, os números de casos de infeção continua a aumentar.
Na República Checa foram confirmados os três primeiros casos.
A corrida de abertura do Mundial de MotoGP, prevista para o Qatar, foi cancelada devido à epidemia de Covid-19, anunciou hoje a organização do Campeonato do Mundo de motociclismo de velocidade, em que participa o português Miguel Oliveira.
A decisão afeta apenas a categoria rainha no Grande Prémio do Qatar, explicou a Dorna, empresa promotora do campeonato, em comunicado, assinado também pela Federação Internacional de Motociclismo e pela associação de equipas.
As provas das categorias inferiores, de Moto2 e Moto3, deverão decorrer como previsto, pois as equipas já estavam naquele país do Médio Oriente, devido aos testes de pré-temporada que ali se realizaram durante o fim de semana.
A Direção-Geral da Saúde anunciou a existência de 15 novos casos suspeitos de Covid-19 nas últimas horas. As análises revelaram que três destes casos são negativos. Os restantes 12 ainda estão a aguardar pelos resultados.
Dos 85 casos suspeitos em Portugal, 73 deram resultados negativos. Os dados constam no boletim epidemiológico diário do Covid-19.
O risco de saúde pública em Portugal é considerado moderado a elevado.
A Direção-geral da Saúde acrescenta que o “balanço da situação nacional é feito diariamente”.
O Presidente norte-americano anunciou controlos nos aeroportos norte-americanos para passageiros que cheguem de “certos países de alto risco”.
“Coronavírus: além de sujeitar os passageiros a controlos antes do embarque de certos países designados de alto risco, ou áreas dentro desses países, também os vamos sujeitar a controlos quando chegarem aos Estados Unidos”, afirmou Donald Trump na sua conta no Twitter.
A medida pode afetar passageiros de algumas partes da Europa e da Coreia do Norte.
Coronavirus: In addition to screening travelers “prior to boarding” from certain designated high risk countries, or areas within those countries, they will also be screened when they arrive in America. Thank you! @VP @SecAzar @CDCgov @CDCDirector
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 1, 2020
A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, já infetou 87.161 pessoas em 60 países de cinco continentes, das quais morreram 2.980.
Lista de países que reportaram infeções do novo coronavírus e mortes de acordo com a informação divulgada às 16h00 de hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS):
Vítimas mortais:
China - 2.873
Irão - 43
Itália - 29
Coreia do Sul - 18
Japão - 6
França - 2
Taiwan - 1
Filipinas - 1
Tailândia - 1
Austrália -1
Estados Unidos - 1
Navio de cruzeiros Diamond Princess (Japão) - 6
Infeções:
ÁFRICA:
Argélia - 1
Egito - 1
Nigéria - 1
ÁSIA:
China - 79.968
Coreia do Sul - 3.736
Irão - 593
Japão - 239
Singapura - 106
Emirados Árabes Unidos - 62
Kuwait - 45
Tailândia - 42
Bahrein - 40
Taiwan - 32
Malásia - 24
Vietname - 16
Iraque - 13
Israel - 7
Omã - 6
Paquistão - 4
Índia - 3
Filipinas - 3
Líbano - 2
Afeganistão - 1
Camboja - 1
Nepal - 1
Sri Lanka - 1
Qatar - 1
Arménia - 1
AMÉRICA
Estados Unidos - 62
Canadá - 19
México - 2
Brasil - 2
Equador - 1
EUROPA
Itália - 1.128
França - 100
Alemanha - 57
Espanha - 45
Reino Unido - 35
Suíça - 18
Noruega - 15
Suécia - 13
Áustria - 10
Croácia - 7
Holanda - 7
Grécia -- 7
Dinamarca - 3
Geórgia - 3
Roménia - 3
Azerbeijão - 3
Finlândia - 2
Rússia -- 2
Bélgica -- 1
Macedónia do Norte - 1
Lituânia - 1
Estónia - 1
Bielorrússia - 1
San Marino - 1
Mónaco - 1
Irlanda - 1
Mónaco - 1
OCEÂNIA
Austrália - 27
Nova Zelândia - 1
OUTROS
Navio de cruzeiros Diamond Princess (Japão) - 706
O número de pessoas infetadas pelo novo coronavírus em Itália disparou nas últimas horas. São agora 1.577. Também o número de vítimas mortais aumentou, com o registo de mais cinco óbitos, elevando o número de mortos para 34.
Segundo as autoridades italianas, 693 pacientes encontram-se hospitalizadas e 83 estão curadas.
As autoridades de saúde da República Dominicana confirmaram hoje o primeiro caso de infeção por Covid-19. Trata-se de um turista italiano que estava de visita ao país.
O homem foi transferido para uma sala de isolamento num hospital perto de Santo Domingo, capital do país, revelou o ministro da Saúde.
Um outro turista, proveniente de França, está em observação no mesmo hospital a aguardar os resultados das análises.
O Governo italiano está a preparar um pacote de medidas para reduzir o impacto económico do surto de Covid-19 nas empresas, da ordem dos 3,6 mil milhões de euros, revelou o ministro da Economia italiano.
Em entrevista hoje ao jornal La Repubblica, o ministro Roberto Gualtieri, citado pela agência espanhola Efe, adiantou que o pacote de medidas está a ser desenhado pelo executivo e será aprovado nos próximos dias "contendo intervenções a todos os níveis", que estão a ser negociados com organizações de ação social e autoridades locais.
Segundo o jornal, numa primeira fase, terá sido assinado na sexta-feira um decreto-lei em Itália que, entre outras coisas, suspende o pagamento de contas de energia e gás nos onze municípios do norte, isolados por causa da epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, considerados "zona vermelha".
"Temos várias hipóteses em mente [para esta segunda fase]. Desde o crédito tributário para empresas que sofreram uma queda no volume de negócios de mais de 25%, até uma baixa de impostos", precisou Roberto Gualtieri.
Segundo o governo italiano, este pacote de ajudas vão implicar um desvio do défice planeado para este ano, estimado em setembro em 2,2% do PIB, para o qual Roma vai solicitar flexibilidade junto de Bruxelas.
"Trata-se de um aumento de gastos adicionais (...) compatível com a flexibilidade previstas pelas normas do Pacto de Estabilidade, uma vez que estamos na presença de circunstâncias excecionais objetivas", sustentou o governante italiano.
Infeções, principalmente leves ou assintomáticas, fora detetas em nove dos 16 Estados do país.
A Direção-Geral da Saúde recomenda a todas as pessoas que estiveram em “contacto próximo” com o escritor Luis Sepúlveda e a sua mulher que liguem para a linha SNS 24 – 808 24 24 24.
A DGS entende, como "contacto próximo" as seguintes situações:
- Tenham espado em contato de proximidade (<1 metro) ou em ambiente fechado;
- Tenham viajado em conjunto no mesmo carro;
- Lhes tenham prestado cuidados de saúde;
- Lhes sejam coabitantes
“Caso de “contacto próximo” seja confirmada pelos profissionais de linha SOS24, as pessoas em causa não necessitam de se dirigir aos serviços de saúde, permanecendo calmas em casa, e aguardar o contacto da Autoridade de Saúde que estabelecerá as condições de vigilância”, acrescenta o comunicado da DGS.
A Porto Editora, que em Portugal representa o autor Luis Sepúlveda, informou que os profissionais que tiveram contacto direto com o escritor estão bem.
Atenção especial também aos profissionais da Porto Editora que contactaram directamente com o Luis Sepúlveda: estão todos bem, mas, de acordo com as recomendações da DGS, vão ficar em casa, em vigilância, até terminar o prazo estipulado.
— Porto Editora (@PortoEditora) March 1, 2020
O Museu do Louvre, em Paris, não abriu hoje portas, na sequência de "conversações" com os trabalhadores sobre a epidemia causada pelo novo coronavírus, revelou a direção da instituição à agência France-Press.
"Houve uma reunião entre os funcionários do museu e a direção sobre a situação sanitária e as medidas de prevenção relacionadas com o coronavírus, por isso houve um adiamento da abertura", declarou um porta-voz do museu mais visitado do mundo.
A informação de encerramento temporário foi transmitida pelo museu também nas redes sociais e na página oficial.
Em França, o Covid-19 provocou dois mortos e há 100 pessoas infetadas.
As autoridades da República Checa confirmaram os três primeiros casos de pacientes infetados com Covid-19.
Os três pacientes regressaram recentemente de Itália.
Foi criado um grupo de acompanhamento, em contacto direto com as entidades de saúde local, regional e nacional, que reporta diretamente à DGS e de quem esperam recomendações.
A Malásia anunciou quatro novos casos confirmados de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, elevando para 29 o número total nesse país.
De acordo com o Ministério da Saúde da Malásia, todas as pessoas infetadas são nacionais desse país, sendo que uma delas viajou recentemente pela China e outra esteve em Milão.
Das 29 pessoas infetadas na Malásia, 22 já recuperaram e tiveram alta hospitalar.
A informação é confirmada pela mulher de Adriano Maranhão.
Numa conferência de imprensa no Hospital Universitário de Oviedo, nas Astúrias, o chefe do Serviço de Vigilância, Ismael Huerta, confirmou no domingo a existência de um caso positivo de Covid-19 na região, mas não revelou a identidade do doente. Pouco depois, o jornal espanhol Voz das Astúrias disse tratar-se de Luis Sepúlveda.
O escritor chileno teve os primeiros sintomas a 25 de fevereiro, dois dias depois de ter saído de Portugal.
Sepúlveda e a mulher estão em isolamento no Hospital das Astúrias. A mulher tem febre, mas os resultados dos exames ainda não são conhecidos.
A mulher, de 79 anos, e também contaminada a bordo do navio, continua hospitalizada em Perth.
O Ministério da Saúde afirma que, apesar de dois casos positivos registados no país, "não há evidências de circulação de vírus no território nacional".
Na quarta-feira, foi confirmado o primeiro caso positivo de contágio no Brasil: um homem com 61 anos, residente em São Paulo, que viajou sozinho em trabalho entre os dias 9 e 21 de fevereiro para a região da Lombardia, no norte de Itália.
De acordo com o último boletim informativo da Direção-Geral da Saúde, Portugal não registava até às 18h00 deste sábado nenhum caso do novo coronavírus.
Foram registados até agora 70 casos suspeitos, dos quais 67 tiveram resultado negativo. Aguarda-se o resultado dos três restantes.
Ainda que não haja casos em território nacional, a DGS mantém moderado a elevado o risco para a saúde pública em Portugal.