Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h14 - Brasil chega a 10,2 milhões de infetados e supera 248 mil mortos

O Brasil ultrapassou hoje a barreira dos 10,2 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus (10.257.875) e totaliza 248.529 óbitos devido à covid-19, informou o Ministério da Saúde.

Desse total, 1.386 vítimas mortais e 62.715 diagnósticos foram contabilizados nas últimas 24 horas, momento em que a taxa de incidência da doença no Brasil se fixou em 118 mortes e 4.881 casos por 100 mil habitantes, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelas autoridades de saúde.

Desde 28 de janeiro que o Brasil não contabilizava mais de 60 mil casos num só dia, ocasião em que somou 61.811 novas infeções.

Além disso, a média diária de mortes devido à covid-19 mantém-se acima de mil há cerca de um mês.

22h30 - Cerca de 250 mil portugueses já receberam as duas doses da vacina

Segundo o mais recente relatório da vacinação contra a Covid-19 em Portugal continental, com dados desde 27 de dezembro do ano passado até ao passado domingo, são 248.708 as pessoas que já receberam as duas doses da vacina. Ou seja, três por cento da população.

À sétima semana do plano, completaram a vacinação mais 46.565 pessoas.

Foram já vacinadas com a primeira dose 433.475 pessoas.

21h59 - Presidência portuguesa apoia advertência de Bruxelas sobre restrição de viagens

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia apoia a advertência feita pela Comissão Europeia aos Estados-membros que não respeitam a abordagem comum à gestão da livre circulação em tempo de pandemia e impõem restrições desproporcionadas.

A Comissão enviou cartas a seis Estados-membros a advertir para as consequências de decisões que não respeitem as indicação dos 27.
Andrea Neves, correspondente da Antena 1 em Bruxelas

Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria e Suécia, estão a aplicar medidas mais restritivas do que as recomendadas pela União Europeia.

Estes países têm dez dias para responder ao pedido de explicações da Comissão Europeia.

21h52 - Novos números da Madeira

A Madeira registou 55 novas infeções pelo SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas e 96 recuperados, somando 1405 casos ativos, indicou a Direção Regional de Saúde.

Os novos casos são de transmissão local, "na sua maioria já associados a contactos de casos positivos", estando em curso as respetivas investigações epidemiológicas.

Dos 1405 casos ativos, 28 são importados e 1377 são de transmissão local.

Desde o início da pandemia, a Madeira registou 6959 casos de Covid-19, tendo 5491 pessoas já recuperado da doença. Foram reportados 63 óbitos associados à doença.

21h30 - Centro Hospitalar Médio Tejo anuncia retoma progressiva da atividade

O Centro Hospitalar do Médio Tejo anunciou a "retoma progressiva da atividade assistencial", com o regresso dos serviços de Ortopedia e Cardiologia à Unidade Hospitalar de Abrantes, e a retoma dos horários normais aos Serviços de Urgência Básicas.

Em comunicado, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, que agrega as unidades hospitalares de Abrantes, Tomar e Torres Novas, no distrito de Santarém, refere que, na sequência da evolução da pandemia da Covid-19, iniciou na semana passada "a retoma progressiva da sua atividade assistencial".

Assim, "os serviços que foram transferidos, temporariamente, regressaram aos locais de origem".

Ou seja, o serviço de Ortopedia e o serviço de Cardiologia, transferidos a 5 de fevereiro para Tomar e Torres Novas, respetivamente, voltaram à Unidade Hospitalar de Abrantes no último fim de semana.

Por outro lado, em "consequência de um plano faseado de progressiva retoma no âmbito desta atual fase", os Serviços de Urgência Básicas do CHMT, em Tomar e Torres Novas, "retomarão o seu horário normal de funcionamento, 24h00/24h00, a partir do próximo dia 1 de março".

21h00 - Plano de Recuperação. Patrões manifestam descontentamento

António Costa garante que o Plano de Recuperação e Resiliência destina diretamente às empresas 4600 milhões de euros. O primeiro-ministro garantiu ainda que haverá outros apoios indiretos, além de contratos por programas de habitação ou obras públicas.
As confederações patronais mostram insatisfação e criticam o desequilíbrio entre o investimento publico e o apoio às empresas.

20h50 - Testes percorrem aldeias isoladas no Algarve

As populações que vivem em aldeias isoladas em Castro Marim, no Algarve, começaram a ser testadas à Covid-19.
Os custos são suportados pela autarquia, que decidiu já avançar para a testagem em massa e porta a porta.

20h47 - Governo britânico acelera vacinação

O Governo britânico vai acelerar a campanha de vacinação para ter todos os adultos vacinados até ao final de julho.
Uma medida para suportar o plano de desconfinamento já apresentado e que prevê o regresso à normalidade de todos os britânicos no verão.

20h45 - Marcelo defende que não há condições para aliviar confinamento

O Presidente da República está a ouvir os partidos e revelou que não vai alterar o decreto para a renovação do estado de emergência.
Os partidos já auscultados por Marcelo Rebelo de Sousa exigem do Governo um plano de desconfinamento para a economia e o regresso ao ensino presencial.

20h24 - Requisitados 648 testes a contactos secundários

Em resposta à RTP, o Ministério da Saúde adianta que "até ao momento foram requisitados 648 testes" a contactos secundários, no âmbito da norma da DGS que abarca contactos de alto e baixo risco na prescrição de testes.

"Conforme referido, a Norma 015 produziu efeitos a partir das 0h00 de dia 23.02.2021, tendo o SNS24 começado a requisitar testes de acordo com os novos critérios, desde essa hora", lê-se num esclarecimento por escrito.

"Desde as 0h00 de dia 23.02.2021, ou seja, de acordo com os critérios da Norma, até ao momento foram requisitados 648 testes".

20h08 - População "não interiorizou" gravidade da situação em janeiro

A população portuguesa "não interiorizou", no arranque do atual confinamento geral, a gravidade da situação e a necessidade de cumprir as novas regras para conter o aumento de casos de Covid-19, segundo o último relatório do estado de emergência.

"No período em análise [16 a 30 de janeiro], com a adoção de medidas mais restritivas no quadro do estado de emergência e, apesar de se verificar um crescimento de novos casos diários de contágio da doença, constatou-se, numa fase inicial, que a população em geral não interiorizou a gravidade da situação vivida e a necessidade de cumprimento estrito das novas regras em vigor, razão pela qual o Governo teve de fazer duas alterações ao decreto do estado de emergência", refere o documento submetido ao Parlamento.

O relatório sublinha ainda que o número crescente de pessoas em isolamento constituiu "uma séria dificuldade para as forças de segurança", sobretudo na Região Centro, devido à necessidade de aumentar o número de efetivos afetos a esta tarefa.

Esta situação é "ainda mais complicada pela diminuição da qualidade da informação constante nas listagens de indivíduos a quem é decretado o isolamento profilático, face ao crescente número, o que aumenta a dificuldade de fiscalização pelas forças de segurança".

19h55 - Desconfinamento? Intensivista diz não haver ainda condições

Gustavo Carona, médico intensivista, considera que as estruturas de saúde da medicina intensiva ainda têm o dobro de procura face às suas capacidades reais.


19h53 - Regresso do ciclismo previsto para 10 de abril

A Federação Portuguesa de Ciclismo prevê uma retoma da competição profissional a 10 de abril, adiantando que o calendário de estrada está "numa fase mais adiantada de renovação".

"Atendendo à importância desportiva, mas também social e económica, do ciclismo profissional de estrada, o respetivo calendário está numa fase mais adiantada de renovação, embora esteja dependente da mobilização dos diferentes parceiros que colaboram com os organizadores, prevendo-se a retoma de competição profissional para o dia 10 de abril", lê-se em nota publicada no site da estrutura.

19h44 - Países Baixos aliviam restrições

O Governo dos Países Baixos decidiu aliviar parcialmente as restrições no âmbito da resposta à pandemia, permitindo a reabertura de escolas e de estabelecimentos comerciais como os cabeleireiros.

Mantém-se, contudo, em vigor até 15 de março o recolher obrigatório noturno, medida que esteve na origem de uma vaga de violentos protestos.

19h28 - França acima dos 20 mil casos diários

As autoridades de saúde francesas reportam mais 20.064 casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 em 24 horas. O total de casos, desde o início da pandemia, ascendeu a 3,63 milhões - é o sexto mais elevado à escala mundial.

O número de pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos aumentou pelo terceiro dia consecutivo. Há agora 3435 doentes nestas condições em território francês.

Morreram mais 431 pessoas no mesmo período, para um total de 85.044.

19h08 - Portugal entre destinos mais procurados por britânicos para o verão

Portugal foi um dos destinos turísticos mais procurados pelos britânicos nas últimas horas, depois de o Governo britânico ter acenado com o alívio do confinamento em vigor em Inglaterra devido à Covid-19. Isto apesar de as ligações aéreas com o Reino Unido continuarem interditas.

As transportadoras easyJet e Jet2.com anunciaram terem registado um aumento de 600 por cento na procura de pacotes de férias em países como Espanha, Portugal e Grécia, apesar de o primeiro-ministro, Boris Johnson, não ter avançado uma data para que deixe de ser proibido viajar para o estrangeiro sem justificação válida.

19h01 - CNIS fala em retoma "ponderada" da normalidade nos lares de idosos

Por causa dos surtos nos lares, ainda há cerca de uma centena de instituições sem qualquer dose da vacina contra a Covid-19.

Os dados são da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade.
Luís Soares - Antena 1

À Antena 1, o presidente da CNIS diz que o pico de surtos em lares aconteceu em meados de fevereiro e, por isso, vai sendo retomada agora alguma normalidade.

18h41 - Itália acima dos 13,3 mil casos diários

As autoridades sanitárias de Itália reportam 13.314 novos casos de infeção em 24 horas, no mesmo dia em que várias zonas da Lombardia, no norte, uma das regiões mais afetadas desde o início da pandemia, reforçaram as restrições.

Itália somou, desde o início da pandemia, 2.832.162 infeções.

Desde segunda-feira, o país registou 356 óbitos associados à Covid-19, com o total de mortes a situar-se agora em 96.348.

18h37 - Angola atinge as 500 mortes

Angola alcançou esta terça-feira as 500 mortes associadas à Covid-19, ao registar mais um óbito em 24 horas, além de 36 novos casos de infeção pelo novo coronavírus.

Angola soma, desde o início da pandemia, 20.854 casos.

18h34 - Em São Miguel

O Governo Regional dos Açores decidiu restringir a cerca sanitária de Rabo de Peixe a uma zona específica da vila, aplicando medidas de alto risco àquela localidade e de médio risco ao concelho da Ribeira Grande.

"Continuamos com uma situação problemática na vila de Rabo de Peixe. Em 63 casos ativos nos Açores, 42 são nesta localidade. Apesar da evolução positiva, continuam a existir razões de particular preocupação e atenção", adiantou o diretor regional da Saúde dos Açores, Berto Cabral, durante uma conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, Ilha de São Miguel, está sujeita a cerca sanitária desde o dia 13 de janeiro.

18h15 - PCP sublinha que confinamento "é medida de exceção"

Depois de ter sido ouvido por Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito do processo de renovação do estado de emergência, o secretário-geral do PCP enfatizou que, sendo uma medida excecional, o confinamento "não pode ser uma solução com uma abrangência maior".

Jerónimo de Sousa chamou também a atenção para as consequências sociais e de saúde do confinamento entre crianças e jovens e os mais idosos.
O dirigente comunista destacou ainda a necessidade de definir respostas urgentes para revitalizar a economia.

O PCP foi a última formação partidária a ser auscultada esta terça-feira pelo Presidente da República. Na quarta-feira será a vez de BE, PSD e PS.

O Parlamento reúne-se na quinta-feira para debater e votar a renovação do estado de emergência, que terá efeitos entre 2 e 16 de março. Será a 12ª declaração em contexto pandémico.

17h35 - Macedónia do Norte critica UE

Em declarações à France Presse, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Macedónia do Norte afirma que a União Europeia deveria ajudar o país a adquirir vacinas contra a Covid-19, que, aponta Bujar Osmani, se tornou um "dano colateral" da estratégia do bloco comunitário.

Osmani refere que a Macedónia do Norte, que não integra a União, conseguiu pôr em marcha uma campanha de vacinação - de alcance reduzido - graças à doação de alguns milhares de doses por parte da Sérvia.

O governante lamentou o que considera ser a ausência de ajuda por parte da UE, o que constitui uma "mensagem errada" aos Balcãs.

17h26 - CDS-PP exige definição de indicadores para desconfinamento

Depois da reunião, por videoconferência, com Marcelo Rebelo de Sousa, o líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, exigiu do Governo "a definição de indicadores objetivos que permitam o desconfinamento".
"O Governo, nesta altura, deve começar a planear um desconfinamento à semelhança do que fez o Governo inglês", disse o dirigente partidário, para exigir "um calendário transparente", tendo em vista um alívio gradual das restrições.

17h18 - Médicos Sem Fronteiras defendem acesso global a vacinas

A organização humanitária Médicos Sem Fronteiras vem instar a União Europeia "a agir com sentido de urgência de forma a promover um maior acesso global às vacinas para a Covid-19 e a outras tecnologias de saúde que salvam vidas".

"A poucos dias da reunião do Conselho Europeu de 25 e 26 de fevereiro, a MSF reforça que, para haver uma distribuição equitativa das ferramentas médicas para a Covid-19, a UE tem de parar de bloquear a proposta de suspensão dos direitos de propriedade intelectual apresentada na Organização Mundial do Comércio e facilitar a transferência de tecnologias de vacinas e de saúde por parte das empresas farmacêuticas na Europa para fabricantes em países de baixos ou médios rendimentos", vinca a organização em comunicado.

"No início da pandemia, líderes da UE definiram objetivos ambiciosos que trouxeram esperança numa resposta global no combate à Covid-19, mas, infelizmente, as ações da UE têm vindo a contradizer essas ambições, por vezes até mesmo prejudicando a capacidade de outros países em controlar a pandemia".

16h50 - Portugal quer "redirecionar" 5% das vacinas para PALOP e Timor-Leste

António Costa afiança que África vai ser prioritária na disponibilização de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 e que Portugal procurará "redirecionar" para Timor-Leste e países africanos de expressão portuguesa cinco por cento das vacinas adquiridas.

Esta posição foi assumida numa intervenção pré-gravada para um evento promovido pela Global Citizens, organização não-governamental que está a lançar uma campanha de mobilização de mais fundos para a luta global contra a Covid-19. 

A iniciativa conta com o apoio da Comissão Europeia.

16h41 - PAN mantém voto favorável à renovação do estado de emergência

"O contexto epidemiológico mantém-se semelhante àquele que tivemos há 15 dias", afirmou o deputado André Silva, para quem o facto de os números estarem a regredir não oferece ainda as garantias necessárias ao desconfinamento.

Também André Silva adiantou que o novo decreto presidencial será em tudo semelhante ao anterior.
O deputado do partido Pessoas-Animais-Natureza manifestou, ainda assim, preocupação com a situação da economia.

Quando às políticas educativas, o PAN advogou uma revisão dos conteúdos programáticos.

16h30 - Escócia estabelece horizonte de alívio nas restrições

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, admite avançar com uma redução "substancial" das medidas restritivas de resposta à pandemia no final de abril.

16h28 - Estados Unidos apoiam vacinação em Moçambique

Os Estados Unidos vão dedicar o equivalente a 3,4 milhões de euros ao apoio à logística da vacinação em Moçambique, anuncia a embaixada norte-americana em Maputo.

"Isso inclui o planeamento da entrega e distribuição das vacinas em todo o país e assistência técnica no fornecimento de tratamento médico abrangente para doentes com Covid-19, incluindo na aplicação segura e eficaz do oxigénio", indica a representação diplomática em comunicado, acrescentando que o processo será conduzido à luz dos requisitos da Covax.

16h14 - Transmissão através da fala

O SARS-CoV-2 pode ser transmitido por pessoas infetadas assintomáticas durante a fala, adiantam investigadores, que aconselham a utilização de máscara e viseira em situações de proximidade, como a ida a uma consulta ou ao cabeleireiro.

A maioria dos estudos debruça-se sobre o fluxo do ar exalado através da tosse ou do espirro, que podem enviar aerossóis a longas distâncias.

Em comunicado sobre este estudo, publicado no boletim científico Physics of Fluids, o American Institute of Physics explica que cientistas japoneses usaram fumo e laser para investigar o fluxo de ar expelido por duas pessoas, enquanto conversam em vários contextos comuns, como salões de cabeleireiros, clínicas médicas ou unidades de cuidados prolongados.

16h10 - Forças Armadas já se deslocaram a 2124 lares

"Foram já visitados 2124 lares, de norte a sul do país, faltando apenas 38 para se completar esta ação", revelou o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, durante uma audição em sede de comissão parlamentar.

Num balanço do apoio das Forças Armadas ao combate à pandemia da Covid-19, Gomes Cravinho quis destacar as "centenas de militares envolvidos no apoio aos lares", em ações de sensibilização e formação, "num esforço pedagógico extremamente importante para podermos viver em segurança com este vírus".

O governante adiantou ainda que, à data de 21 de fevereiro, estavam internados 98 doentes no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, incluindo nove em unidades de cuidados intensivos, e 11 no Porto.

16h08 - Estudo mediu o pulso a famílias com vidas adiadas

Devido à pandemia muitas famílias adiaram investimentos, compras, filhos e compromissos.
Natércia Simões - Antena 1

Este ano o pessimismo vai continuar, segundo revela um estudo agora divulgado.

16h05 - PEV. "Quanto mais tempos estivermos confinados, pior será"

O PEV saiu da videoconferência desta terça-feira com o Presidente da República a reclamar um regresso à escola presencial "o mais rápido possível".
Mariana Silva, deputada do Partido Ecologista "Os Verdes", instou o Governo a aclarar o que está a ser planeado para o próximo processo de desconfinamento.

O PEV mantém o voto contra a renovação do estado de emergência.

15h58 - Chega. "Está um caos absoluto e o ministro da Educação ninguém sabe onde anda"

André Ventura criticou esta terça-feira, depois da audiência, por videoconferência, com o Presidente da República, a forma como o Governo está a gerir o confinamento, em particular o calendário de retoma das atividades escolares presenciais.

"Há aqui uma dupla linguagem que tem de ser corrigida. O Presidente não pode pedir uma coisa e o Governo não querer saber o que diz o Presidente", enfatizou o deputado do Chega, que defendeu a reabertura das escolas a breve trecho.

15h40 - Moçambique ultrapassa 600 óbitos e regista 435 novos casos

Mais sete pessoas morreram em Moçambique devido a complicações associadas à covid-19, elevando o total de óbitos para 606, e outras 435 foram infetadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Com os 435 casos anunciados hoje, o total acumulado sobe para 56.595, dos quais 66% estão recuperados e outros 215 estão internados (75% na cidade de Maputo).

Moçambique tem um total de 18.415 casos ativos, dos mais de 400 mil casos suspeitos testados, 1.960 dos quais nas últimas 24 horas.

15h27 - Iniciativa Liberal renova voto contra o estado de emergência. “Parece que o país adormeceu. Parece que não há urgência”

O Presidente da República começou esta terça-feira a ouvir os partidos com assento parlamentar sobre a renovação do estado de emergência. O primeiro encontro foi com o Iniciativa Liberal.

À saída da reunião, o deputado João Cotrim Figueiredo adiantou ter concluído que "não há intenção", por parte de Marcelo Rebelo de Sousa, de "alterar seja o que for no decreto de declaração do estado de emergência", o que leva o Iniciativa Liberal a manter o seu voto contra.

"Quando não se muda nada num decreto, parece que não há novidades", afirmou o deputado da Iniciativa Liberal, para quem o Governo "está a causar danos" ao país por não estar a planear atempadamente o desconfinamento.

O facto de não haver alterações dá a sensação de “andarmos a adormecer a situação, porque já tomaram a decisão política de só desconfinar no final de março”, acrescenta o deputado, sublinhando que se trata de uma “irresponsabilidade”.

Cotrim Figueiredo alerta para a urgência em planear o regresso ao ensino presencial e, aliado a este regresso, a implementação de um plano de testes.

O deputado do Iniciativa Liberal afirma que ficou com boas impressões na última reunião depois de ter sido anunciado um plano de massificação dos testes de rastreio à Covid-19, mas acrescenta que “nada” disso se viu na reunião do Infarmed nem no presente decreto.

“Parece que o país adormeceu. Parece que não há urgência”, disse o deputado.

14h56 - Visitas a áreas dedicadas a doenças respiratórias do Norte caíram para metade

A procura pelos espaços de doenças respiratórias do Norte caiu mais de 50% no último mês. São alas de consulta e testagem, criadas no início da pandemia, para descongestionar centros de saúde e hospitais.


14h15 - Portugal regista 1032 novos casos e 63 óbitos

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 1032 novos casos de infeção por Covid-19 e 63 óbitos. Os números refletem um aumento face ao dia anterior, quando se registaram 549 novos casos, o valor mais baixo em quase cinco meses.

O número de internamentos voltou a diminuir, com menos 310 em enfermaria e menos 30 em unidades de cuidados intensivos (UCI) do que no dia anterior. No total, estão agora internadas 3012 pessoas, das quais 597 em UCI.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais atingida pela pandemia, com 493 novos casos e 36 óbitos. Segue-se a região norte, com 186 novas infeções e nove óbitos; o centro, com 146 novos casos e 11 mortes; o Algarve, com 61 novos casos e dois mortos e o Alentejo, com 50 novos casos e cinco óbitos.

Na Madeira foram contabilizados 93 novos casos e nos Açores três novas infeções.

Portugal aproxima-se agora da barreira das 800 mil infeções, somando 799.106 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. No total, morreram em Portugal mais de 16 mil pessoas com Covid-19 (16.086 óbitos no total).

Nas últimas 24 horas, recuperaram da doença 4.567 pessoas, para um total de 705.976 doentes recuperados.

Segundo o boletim epidemiológico da DGS, existem hoje menos 3598 casos ativos e menos 8932 contactos em vigilância.

14h07 - Agência reguladora brasileira aprova registo definitivo da vacina da Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador ligado ao Governo do Brasil, informou hoje que aprovou o registo da vacina contra a covid-19 fabricada pela Pfizer e BioNTech.

Esse foi o primeiro registo de imunizante contra o novo coronavírus aprovado no país. As duas vacinas que estão a ser aplicadas nos brasileiros desde 17 de janeiro, fabricadas pela Sinovac e a AstraZeneca, tiveram aprovação de uso de emergência aceite pela Anvisa, e não o registo definitivo.

Embora tenha sido testada e aprovada pelo órgão regulador brasileiro, a vacina da Pfizer contra a covid-19 ainda não deve ser aplicada no país porque o governo local não possui contratos de compra do imunizante.

13h57 - Vacinadas 130 mil pessoas contra a Covid-19 na zona Norte

Os números são da Administração Regional de Saúde e foram revelados durante a visita do secretário de Estado da mobilidade e que coordena a equipa de acompanhamento da pandemia, ao centro de vacinação da Maia, que esta manhã entrou em funcionamento.

Durante esta semana devem chegar mais 80 mil doses, que serão encaminhadas para os 50 centros de vacinação que a ARS Norte tem em funcionamento.

Os destinatários são os utentes com mais de 80 anos e as forças de segurança, conforme previsto na primeira fase do plano de vacinação.

13h49 - Saúde mental. Um em quatro portugueses diz sentir-se ansioso

Está a aumentar a confiança dos portugueses nos serviços de saúde, depois de um agravamento em Janeiro. Quanto à saúde mental, registam-se oscilações.

Dados da Escola Nacional de Saúde Pública revelam que um em cada quatro dos inquiridos disse sentir-se ansioso e agitado todos os dias ou quase todos os dias.

Ainda assim diminuiu a perceção de risco de vir a ficar infetado com Covid-19.

13h38 - Portugal já tinha infetados com Covid-19 em fevereiro de 2020

Os primeiros casos de Covid-19 em Portugal foram detetados a 2 de março de 2020, mas já em fevereiro havia infetados no país. Uns tiveram sintomas atribuídos a outras causas, outros sem sinais.

Foi o caso de Paulo Canedo, investigador do I3S, que descobriu que esteve infetado enquanto testava os kits que viriam a ser o instrumento dos estudos de imunidade.

13h25 - Governo pondera aumentar o intervalo entre doses da vacina contra a Covid-19

O objetivo é conseguir administrar a primeira dose a um maior número de pessoas, aproveitando a imunidade da primeira toma calculada nos 60 a 70%.

Em entrevista à RTP, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, admitiu essa possibilidade.

13h13 - Pandemia mata 6.595 nas últimas 24 horas e eleva total para 2,47 milhões

A pandemia de covid-19 provocou, nas últimas 24 horas, 6.595 mortes em todo o mundo, aumentando o número de vítimas mortais para 2.474.437 pessoas desde que foi detetada na China, em dezembro de 2019.

Segundo dados hoje divulgados pela agência francesa de notícias AFP, no último dia foram contabilizados 284.765 novos infetados, elevando o total de pessoas contagiadas desde o início da pandemia para pelo menos 111.641.390.

Deste total de casos, pelo menos 68.552.400 já foram considerados curados, refere a AFP.

Desde segunda-feira, os países que registaram mais novos casos de mortes foram os Estados Unidos, com mais 1.297 vítimas mortais, o Brasil (com mais 639 mortes), e a Espanha (mais 535).

Os Estados Unidos são até hoje o país mais afetado em termos de mortes e de casos, com um total de 500.313 mortes para 28.190.622 casos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 247.143 mortes e 10.195.160 casos, o México, com 180.536 mortes e 2.043.632 casos, a Índia, com 156.463 mortes e 11.016.434 casos, e o Reino Unido, com 120.757 mortos e 4.126.150 casos.

12h08 - Ajuda internacional. Portugal recebe segunda equipa de profissionais de saúde alemães

A equipa médica alemã que vai substituir os profissionais de saúde militares no apoio ao Hospital da Luz, em Lisboa, chegou esta terça-feira a Portugal.

Esta nova equipa chega a Lisboa três semanas depois da primeira. Os 26 profissionais de saúde militares chegaram a 3 de fevereiro no sentido de apoiar no combate à pandemia da covid-19. As equipas de apoio vindas da Alemanha devem ser renovadas a cada 21 dias.

A equipa médica que tem estado em Portugal trouxe também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e camas hospitalares.

A chegada ao aeroporto militar de Figo Maduro aconteceu ao final da manhã de terça-feira. Na receção a esta nova equipa, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, sublinhou que a pressão sobre os cuidados intensivos no país ainda continua elevada, pelo que não quis "especular" sobre a conclusão desta ajuda internacional.

11h51 - Cerca de 130 mil pessoas vacinadas na região Norte

Cerca de 130 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 nos 50 centros de vacinação da região Norte.

Os dados foram avançados pela Administração Regional de Saúde (ARS-Norte) aquando da visita, esta manhã, do secretário de Estado da Mobilidade e Autoridade de Coordenação da Situação de Calamidade, Eduardo Pinheiro, ao centro de vacinação da Maia, distrito do Porto.

11h45 - Restrições no paredão de Cascais levantadas a partir das 18h00

As restrições ao paredão de Cascais vão ser levantadas a partir das 18h00 desta terça-feira na sequência da diminuição do número de casos de Covid-19, que levou o concelho a passar para o nível de risco elevado.

11h06 - Hungria começa vacinação com inoculações da Sinopharm na quarta-feira

A Hungria será o primeiro país da União Europeia a iniciar a vacinação de doses adquiridas à farmacêutica chinesa Sinopharm. A informação foi avançada esta terça-feira pelo Governo húngaro.

O país foi o primeiro a aprovar e adquirir vacinas da Rússia e China que ainda não foram aprovadas por Bruxelas.

10h40 - "O regresso das batas". Grande Reportagem Antena 1

Na Unidade de Saúde Familiar da Baixa, no centro de Lisboa, os médicos e os enfermeiros voltaram a usar bata, algo que não acontecia antes, para uma maior proximidade com os utentes que vêm de todos os cantos do mundo. São mais de 16 mil inscritos de mais de 90 nacionalidades.

10h22 - GNR interrompe festa ilegal em Famalicão

A GNR interrompeu, na madrugada de hoje, uma festa ilegal que juntava 19 jovens numa moradia em Gondifelos, Vila Nova de Famalicão. Todos os participantes foram objeto de contraordenações que ascendem a 200 euros.

9h40 - Regulador europeu estuda expansão do uso do Remdesivir

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse esta terça-feira que está a avaliar o uso de remdesivir em pacientes com Covid-19 que não necessitam de suporte de oxigénio. A farmacêutica Gilead tinha apresentado um pedido para expandir o uso do medicamento em caso de infeção.

Em julho, a EMA tinha aprovado o remdesivir com várias condicionantes, com o intuito de tratar sobretudo adultos e adolescentes com pneumonia e com necessidade de suporte de oxigénio.

9h35 - Variação genética NKG2C pode explicar casos graves de Covid-19

Os sintomas e a gravidade da Covid-19 diferem de paciente para paciente, consoante a interação entre o vírus e o sistema imunitário da pessoa infetada. De acordo com uma equipa de investigadores austríacos, a falta de ativação do receptor NK está associada a quadros graves da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

9h08 - Estudo CGTP. Mais de 136 mil trabalhadores precários perderam emprego

Mais de 136 mil trabalhadores com vínculos precários perderam o emprego em 2020, 67 mil dos quais mulheres, a maioria delas sem ter acesso a subsídio de desemprego.

A conclusão é de um estudo do Gabinete de Estudos Sociais da CGTP, com base em dados do INE.

8h41 - Portugueses adiam grandes decisões ou investimentos devido à pandemia

Um estudo do ISAG - European Business School e do CICET-FCVC (Centro de Investigação de Ciências Empresariais e de Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa) conclui que os portugueses deixam de fora grandes mudanças ou decisões em 2021: mudar de emprego, casar, ter filhos, investir em casa, carro ou mercados financeiros, ficam de fora dos planos dos portugueses nos próximos meses devido à pandemia.

Entre os inquiridos, 76,2 por cento assumem estar "pessimistas ou muito pessimistas acerca da evolução da economia portuguesa" e 77,9 por cento diz que uma mudança de emprego está fora dos planos em 2021. Quanto à família, 94,1 por cento dos inquiridos com filhos dizem que não pretender ter mais filhos este ano. O número desce ligeiramente, para 89,8 por cento, quando se trata de inquiridos ainda sem filhos.

Quanto a investimentos, a compra de casa e de carro também está fora de questão para este ano.

Outra das conclusões deste estudo é sobre os millennials (entre os 18 e os 39 anos). Esta continua a ser a geração mais aberta à mobilidade laboral, mas apenas 31,6 por cento admitiu fazê-lo no ano de 2021.

8h20 - EUA ultrapassam 500 mil mortos

Os Estados Unidos ultrapassaram nas últimas 24 horas os 500 mil mortos causados pela pandemia, além de mais de 28 milhões de casos confirmados.

O total de óbitos corresponde a 20% de todas as mortes provocadas pela pandemia no mundo, num país que representa apenas 4% da população mundial, e é mais do dobro do segundo país mais afetado, o Brasil, que acumulou 247.000 mortos.

8h11 - Costa anuncia mais de 4 mil milhões de euros para apostar nas empresas

Num vídeo de divulgação do Plano de Recuperação e Resiliência, o primeiro-ministro refere que estas verbas comunitárias podem ser utilizadas, em áreas como a capitalização do tecido empresarial, a digitalização e também a criação de emprego.
7h50 - Grupo de especialistas pede reabertura de creches e pré-escolar em carta aberta

O Governo quer dar tempo ao tempo, antes de partir para o desconfinamento gradual do país. Mas um grupo de especialistas considera que já está na hora de preparar a reabertura das creches e do pré-escolar. Através de uma carta aberta, este conjunto de epidemiologistas e virologistas apontam o início de Março como a altura indicada para esse regresso à atividade e também sugerem várias medidas para que os alunos possam voltar à escola, de forma segura.

A carta aberta pede, já daqui a uma semana, a reabertura das creches e do pré-escolar, seguido do regresso faseado à escola, dos alunos do 1º e 2º ciclo.

São mais de 100 os subscritores deste documento, entre virologistas, epidemiologistas, professores, diretores de escolas. Pedro Simas Henrique Barros, Margarida Tavares, Susana Peralta são alguns dos subscritores desta carta aberta.
Presidente da República ausculta partidos sobre renovação do estado de emergência
O Presidente da República começa hoje a ouvir os partidos com assento parlamentar, sobre a renovação do estado de emergência. As reuniões por vídeoconferencia começam às 14h30.

Os primeiros a ser ouvidos são o Iniciativa Liberal, Chega, Verdes, PAN, CDS–PP e PCP.

Amanhã será a vez do Bloco de Esquerda, PSD e PS.

Na quinta-feira, o parlamento debate a renovação do estado de emergência. O atual período termina às 23h59 da próxima segunda-feira, 1 de março.

Para decretar o estado de emergência, o Presidente da República tem de ouvir o Governo e de ter autorização da Assembleia da República, que nas últimas três renovações foi dada com votos a favor de PS, PSD, CDS-PP e PAN, abstenção do BE e votos contra de PCP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.

Na declaração que fez há cerca de duas semanas, o Presidente da República apontou como metas, até à Páscoa, no início de abril, reduzir o número de novos casos diários de infeção "para menos de dois mil" e fazer baixar os casos de internamento e internamentos em cuidados intensivos, então situados, respetivamente, em "mais de cinco mil e mais de oitocentos", para "um quarto desses valores".

Na segunda-feira, depois de assistirem a apresentações sobre a situação epidemiológica, a generalidade dos partidos políticos defendeu que é preciso começar a preparar o desconfinamento e o pós-confinamento.

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 549 novos casos e 61 mortes.

Em Portugal, já morreram mais de 16 mil doentes com covid-19 e foram contabilizados até agora mais de 798 mil casos de infeção com o novo coronavírus.
Plano de testagem massivo ainda não está pronto
Marta Temido, ministra da Saúde, recusa definir datas para desconfinar o país, garantindo que este ainda “não é o momento” de o fazer. Igual leitura foi feita pelo secretário de Estado da Saúde.

Lacerda Sales afirmou no 360º, na RTP, que "este confinamento está a produzir resultados, é um confinamento com esperança".
Contudo, António Lacerda Sales sublinhou, tal como a ministra da Saúde esta tarde, que "ainda estamos longe dos indicadores que levam ao desconfinamento".

O Governo reforçou o SNS e a capacidade das UCI, acrescentou, para revelar também que "já estamos a planear tratamento não Covid".

"Não navegamos à vista, temos os nossos objetivos", sublinhou.

A partir da meia noite o SNS 24 irá começar a fazer prescrição a contactos de baixo risco e essa será a estratégia para se ser testado, até para continuar a seguir cadeias de transmissão. Contudo, o plano, anunciado na semana passada, ainda não está pronto e há arestas a limar, pelo que vai "começar dentro de pouco tempo", referiu o secretário de estado adjunto e da Saúde.

Vão ser utilizados sobretudo teste de saliva rápidos PCR, revelou Lacerda Sales.

Sobre o espaçamento das duas doses da vacina de forma a abranger mais rapidamente um maior número de pessoas e contornar a falta das vacinas previstas, Lacerda Sales invocou a cautela.

"Os nossos especialistas estão a fazer o ponderamento dessa matéria", revelou.
Imunidade de grupo em agosto
A ideia foi transmitida esta tarde pelo almirante Gouveia e Melo, coordenador do grupo de trabalho para concretizar o plano de vacinação anti-Covid, no encontro entre especialistas e políticos no Infarmed.

Sublinhando que se trata apenas de uma expectativa, Gouveia e Melo referiu que a tão esperada imunidade de grupo poderá ser uma realidade em agosto, isto no caso de as vacinas continuarem a chegar a este ritmo.

Especialistas e o Governo voltaram a reunir-se, esta segunda-feira, no Infarmed, para avaliar a situação epidemiológica da Covid-19 em Portugal. Já se regista uma "descida muito significativa e expressiva da incidência" nos últimos 14 dias no país.

No mês de janeiro, Portugal sentiu como nunca tinha sentido o impacto da pandemia: para além dos recordes de novos casos diários houve recordes no número de óbitos e uma maior pressão sobre os hospitais. Mas, nas últimas semanas, houve melhorias a destacar, entre elas o facto de Portugal apresentar nesta altura a menor taxa de transmissão de Covid-19 da Europa. Ainda assim, os especialistas pedem cautela.