Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Utentes dos transportes públicos junto à estação ferroviária de Algueirão - Mem-Martins, uma das 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa debaixo de restrições Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal registou nas últimas 24 horas mais 11 mortos, mais 374 casos confirmados e mais 327 casos de pessoas que recuperaram.

Mais atualizações



21h34 - Sexta às 9. Portugal do milagre a pária no quadro da pandemia

21h27 - Lisboa e Vale do Tejo com 80% das novas infeções

A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou hoje 80% dos novos casos de covid-19, com 300 das 374 novas infeções reportadas desde quinta-feira, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Contudo, segundo referiu em conferência de imprensa a ministra da Saúde, Marta Temido, os dados do boletim epidemiológico divulgado hoje referentes a LVT têm apenas "como fonte os dados agregados dos respetivos ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde)".

Marta Temido adiantou que se optou por esta fonte já que um dos parceiros privados não reportou resultados durante três dias e, nas últimas 24 horas, notificou 200 novos casos "cuja distribuição ainda carece de análise".

Na quinta-feira, a região de LVT tinha registado 83% dos novos casos.

Nas últimas 24 horas, a região Norte reportou 40 novas infeções (10,7% dos novos casos), o Centro 16 (4,3%), o Algarve 10 (2,7%) e o Alentejo oito (2,1%).

As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores não registaram qualquer novo caso desde quinta-feira.

21h06 - Comércio no Rio de Janeiro reabre lentamente as portas

21h04 - Fenprof quer "regras mais claras" sobre funcionamento do próximo ano letivo

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) quer que o Ministério da Educação seja "mais claro" em relação às regras de funcionamento do próximo ano letivo, designadamente em relação à contratação de docentes e outros técnicos.

O Ministério da Educação (ME) "deverá ser mais claro" sobre "os critérios que (as escolas) poderão adotar para se organizarem e sobretudo até onde poderão ir no reforço de professores, onde também entram os professores para a educação inclusiva", e de "outros técnicos que fazem falta às escolas", disse hoje em Coimbra, o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.

20h59 - Transferidos para o pavilhão multiusos os idosos infetados do lar de Reguengos

20h53 - Só metade do valor das linhas de crédito Covid-29 chegou às empresas

20h45 - Reino Unido. Viajantes oriundos de Portugal terão de fazer quarentena

20h40 - Algarve em risco de perder os turistas britânicos

20h20 - Vacina da Gripe

Diretora-Geral da Saúde diz que a "grande aposta é começar a vacinar muito cedo". Prioridade para os profissionais de saúde e os idosos em lares.

20h14 - Norte do país com 18 surtos de Covid-19 ativos

"Aquilo que sabemos sobre estes surtos inspira-nos a confiança de saber que eles estão com as ligações identificadas", disse a ministra da Saúde.

20h10 - PR pede um esforço para "não haver crise financeira, para que os orçamentos vão sendo aprovados ou viabilizados. Isso é o que preocupa o Presidente. Preocupou no Orçamento suplementar e preocupa no Orçamento para 21. Para além disso é para além do limite do meu mandato".

20h09 - Decisão do Reino Unido para impedir viagens para Portugal

Ministra da Saúde diz que a decisão tenderá a evoluir "no sentido mais favorável" para Portugal. Afirmou ainda que é seu entendimento que "quando comparado com o Reino Unido não há nada que jutifique esta decisão". "Vale a pena recordar que ainda hoje o Centro de Controlo Europeu de Doenças" disse que este tipo de medidas não são as mais adequadas "para controlar a pandemia" e que a situação de Portugal "mostra o dinamismo da pandemia" pelo que "não podemos baixar a guarda".

20h08 - Infeção nos transportes públicos

"Não se consegue fazer esta associação direta embora essa seja uma probabilidade elevada pelo número de pessoas que circulam e pelo tempo que algumas viagens exigem", disse a ministra da Saude.

20h05 - Visitas ao lares. Controlo apertado

"Estamos com muita atenção ao que se está a passar", disse a ministra. "Sabemos que mais de um terço dos óbitos no país acontecerem a pessoas" que estavam em lares. "Não nos bastamos com a decisão de ter feito testes" mas "vamos manter um controlo muito apertado"

A ministra recordou que em todos os lares onde é detetado um caso as "visitas são suspensas". "Generalizar a suspensão ao país neste momento não se afigura proporcional, e sobretudo aquilo que se indicia é que a transmissão da infeção acontece muitas vezes por via dos profissionais dos centros de idosos e não pelas visitas".

20h02 - Ministra garante que o SNS "continua a responder nesta que foi mais uma semana de luta contra a pandemia"

De acordo com a governante, Portugal tem 495 camas de enfermaria com doentes covid-19, das quais 72 de cuidados intensivos.

Segundo Marta Temido, 365 camas de enfermaria e 60 camas de cuidados intensivos estão ocupadas por doentes com covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.

"Lisboa e Vale do Tejo tem 6.100 camas e 272 de cuidados intensivos", salientou a ministra.

Durante a conferência de imprensa, Marta Temido realçou que as equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à pandemia de covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo realizaram 1.100 contactos e visitas domiciliárias, numa região que conta com cerca de dez mil pessoas em vigilância pela saúde familiar.

20h00 - Ministra da Saúde diz que a situação epidemiológica no país "permanece marcada pela força do impacto da região de Lisboa e Vale do Tejo, concretamente na zona da Área Metropolitana de Lisboa"

Os "números não são ainda aqueles que gostariamo de ter", disse a ministra da Saúde.

19h50 - Taxa de letalidade global no país é de 3,7 por cento, sendo de 16,2% para quem tem mais de 70 anos

19h58 - Norte com 40 casos novos mas LVT continua com o registo do maior aumento diário em todo o país

Na distribuição dos novos casos, Lisboa e Vale do Tejo continua a registar o maior número, com mais 300 casos. Segue-se o norte do país, com mais 40, o centro com mais 16, o Algarve com mais 10 e o Alentejo com mais 8.

A DGS alerta no entanto que "Os dados referentes à ARSLVT têm como fonte os dados agregados dos respectivos ACES. Optou-se por esta fonte porque a não notificação laboratorial no SINAVE LAB por um parceiro privado em 3 dias da semana em curso originou cerca de 200 notificações cuja distribuição ainda carece de nálise".

19h51 - Portugal com mais 11 mortos, mais 374 casos confirmados e mais 327 casos de pessoas que recuperaram

De acordo com a DGS, desde o início da pandemia Portugal registou 43156 casos de infeção por Covid-19.

Com mais 11 vítimas mortais, Portugal regista nesta altura 1598 vítimas mortais de Covid-19.

Há a referir que do total de infetados confirmados, 28424 recuperaram.

O número de pessoas internadas diminuiu. Passou de 510 para 495. Também baixou o número de pessoas em cuidados intensivos. Ontem eram 77, hoje 72 pessoas.

19h49 - PM reage com forte ironia à decisão do Reino Unido sobre as viagens para Portugal



19h47 - Bares reabriram na zona sul do Rio de Janeiro e o resultado foi este:



19h28 - Covid-19. Postos de venda do Mercado Abastecedor do Porto fechados depois de detetados três casos

Três postos de venda do Mercado Abastecedor do Porto (MAP) foram hoje encerrados depois de detetados casos positivos covid-19 naquele estabelecimento comercial, conforme é descrito num documento da administração, ao qual a Lusa teve acesso.

Na nota afixada no mercado, que é assinada pela administração do MAP, lê-se que esta entidade tomou conhecimento da existência de dois casos confirmados e de um suspeito relacionados com o surto do novo coronavírus.

19h18 - Estados Unidos com novo recorde de mais de 56 mil infetados num só dia

19h17 - França com mais 18 vítimas mortais do novo coronavírus

No total, o país já perdeu 29.893 para a Covid-19.

19h16 - Madeira mantém apenas dois casos ativos e já testou 957 passageiros nos aeroportos

A Madeira mantém o total de 92 casos de covid-19, com 90 recuperados e apenas dois ativos, indicou hoje o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE), revelando que já foram efetuados 957 testes nos aeroportos da região desde quarta-feira.

"Os restantes passageiros apresentaram testes (negativos) realizados nas últimas 72 horas", esclareceu Bruna Gouveia, vice-presidente do IASAÚDE, em videoconferência, no Funchal.

A operação de rastreio de viajantes nos aeroportos da Madeira e Porto Santo teve início em 01 de julho, na sequência de uma resolução do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, que impõe a obrigatoriedade de os passageiros apresentarem um teste negativo realizado até 72 horas antes do início da viagem, ou, então, a efetuá-lo à chegada.

19h07 - Sindicato dos Enfermeiros prefere salários melhores a prémios de desempenho

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) afirmou hoje preferir melhores salários a prémios para os profissionais envolvidos no combate à pandemia de covid-19, que afirma poderem criar "profundas discriminações".

Num comunicado divulgado hoje a propósito dos prémios de desempenho para profissionais que trabalharam no combate à covid-19, o sindicato afirma que, "para além do caráter único e transitório" dos prémios, estes podem "potenciar profundas discriminações entre os profissionais".

18h50 - Mais 21 casos positivos e Moçambique eleva total acumulado para 939

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 21 casos positivos de covid-19, elevando o total acumulado de infeções registadas para 939, mantendo-se com seis óbitos, anunciou o Ministério da Saúde em comunicado.

Dos novos casos anunciados, entre os quais um menor de cinco anos, 20 são de nacionalidade moçambicana e um de nacionalidade burundesa.

18h48 - Brasil ultrapassa 1.5 milhões de casos do novo coronavírus

O país regista o segundo maior número de casos em todos o mundo, apenas ultrapassado pelos Estados Unidos da América.

18h45 - Casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus já ultrapassam os 11 milhões em todo o mundo

18h42 - Covid-19. Impacto na aviação

A Air France adiantou hoje que espera ter que cortar mais de 7500 postos de trabalho por causa da crise provocada pelo novo coronavírus.

18h28 - Humberto Pedrosa promete lutar para que a TAP seja a maior possível

18h17 - Espanha com 17 vítimas mortais em um dia

A Espanha registou 17 mortos de Covid-19 num dia, adiantou hoje o ministro da Saúde, o maior aumento desde 19 de junho.

18h08 - Ryanair promete levar aos tribunais europeus investimento do Estado português na TAP

A Ryanair alega que o investimento do Estado português na TAP comporta uma "ajuda estatal ilegal" pelo que pretende levar a decisão aos tribunais europeus.

17h15 - Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante" - MNE português

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos "corredores de viagem internacionais" como um "absurdo", "errada" e que causa "muito desapontamento", trazendo ainda graves consequências económicas e de confiança recíproca.

17h06 - Portugal foi penalizado pelo Reino Unido por "falar a verdade" - Turismo do Algarve

O presidente do Turismo do Algarve considerou hoje que Portugal foi "penalizado por falar a verdade" relativamente aos novos casos de covid-19, um dos critérios que levou à exclusão do país de um corredor aéreo com o Reino Unido.

17h05 - Évora com novos focos mas sem transmissão comunitária

O concelho de Évora registou, nos últimos dias, novos focos de covid-19, cujos infetados foram identificados e estão a cumprir a quarentena, mas não foi detetada transmissão comunitária, disse hoje o presidente do município.

17h02 - Comunicado da Embaixada britânica em Portugal sobre viagens

Em comunicado enviado às redações, a embaixada começa por afirmar que "o governo britânico compreende que essas decisões são importantes para Portugal, para o setor das viagens e do turismo em Portugal, para a comunidade portuguesa residente no Reino Unido e para a comunidade britânica residente em Portugal. O governo britânico analisou as evidências com muito cuidado antes de tomar essas decisões, com o objetivo de proteger a saúde e a segurança públicas".

A embaixada diz que a decisão teve em conta a "incidência relativamente elevada de casos de COVID-19, principalmente na região da grande Lisboa".

Acrescenta que "em reconhecimento das taxas de infeção muito mais baixas nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, bem como o facto dessas ilhas serem acessíveis através de voos diretos do Reino Unido e terem controlos efetivos de entrada relacionados com a COVID-19, deixámos de desaconselhar as viagens não essenciais para essas regiões".

"No que diz respeito à quarentena obrigatória de catorze dias para as pessoas que chegam ao Reino Unido, essa medida permanecerá por enquanto em vigor para todas as pessoas que chegarem ao Reino Unido vindas de Portugal (no seu todo)", lê-se no comunicado.

A embaixada diz que espera e "temos a expetativa de que a taxa de infeção em Portugal diminua rapidamente e que seja possível levantar as restantes restrições no futuro próximo".

16h51 - OMS diz que não há qualquer certeza sobre a possibilidade de uma segunda vaga do novo coronavírus

O que está a acontecer em alguns países é um novo pico de casos, e não uma segunda vaga, diz a OMS.

16h48 - OMS diz que está a circular uma mutação do novo coronavírus mas que até agora não há qualquer evidência de que provoque problemas mais graves do que acontece atualmente

16h42 - Reino Unido com mais 137 vítimas mortais de Covid-19

O Reino Unido tem atualmente 44.131 vítimas mortais da Covid-19.

16h34 - Reino Unido quer participar do plano da UE para garantir vacinas

Financial Times adianta que o Reino Unido está em negociações para se juntar ao plano da União Europeia para garantir vacinas para o novo coronavírus quando estiverem disponíveis.

16h25 - Medicamentos no combate à Covid-19

OMS espera ter na próxima semana resultados iniciais dos testes que estão a ser feitos a medicamentos que podem ser eficazes no combate à Covid-19.

16h17 - Novo ano escolar

Ministro da Educação confirma que as aulas vão começar entre 14 e 17 de setembro. Afirmou ainda que o próximo ano letivo terá mais dias de aulas, em particular com menos dias de férias no período da Páscoa.

O Governo está a trabalhar em três cenários: aulas presenciais, mistas e não presenciais.

No cenário com aulas presenciais, o ministro da Educação referiu que as escolas terão a possibilidade de uma gestão mais flexível dos horários.

16h15 - Rio de Janeiro reabre bares e população aglomera-se na zona sul da cidade

O Rio de Janeiro iniciou na quinta-feira outra etapa dos seus planos de flexibilização da economia durante a pandemia, permitindo a abertura de bares, o que provocou aglomeração em áreas boémias do Leblon, na zona sul da cidade.

15h52 - Fecho de centros de dia em Nelas deixa idosos sozinhos em casa

O fecho dos centros de dia deixou muitos idosos em casa sozinhos e longe dos programas de recuperação cognitiva e motora.


15h31 - Portugal excluído da lista de países seguros pelo Reino Unido

Portugal foi excluído dos "corredores de viagem internacionais" com destinos turísticos que o Reino Unido vai abrir para permitir aos britânicos passarem férias sem cumprir quarentena no regresso.

Depois de vários surtos identificados em território português nas últimas semanas, Portugal não surge na lista hoje publicada onde se incluem países como Espanha, Alemanha, Grécia, Itália, Macau ou Jamaica.

"Esta lista poderá ser aumentada nos próximos dias, após discussões adicionais entre o Reino Unido e parceiros internacionais", refere o Ministério britânico dos Transportes.

Portugal surge ao lado de países como a China, Estados Unidos e Suécia. No entanto, a regra aplicada a Portugal Continental deixa de fora os Açores e a Madeira.

15h11 - China vai encerrar mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública.

Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do Mercado, afirmou que "serão impostas restrições ao comércio e ao abate de aves vivas".

Ainda que não tenha sido revelado qualquer detalhe sobre como se vão processar estas alterações, Chen anunciou também que Pequim vai reforçar a punição do comércio e consumo ilegais de animais selvagens.

As autoridades chinesas prociram aumentar a atenção sobre o monitoramento da segurança alimentar e da saúde nos mercados de produtos frescos após o surto de Covid-19.

14h51 - 25 mortos na Guiné-Bissau

Desde o início da pandemia houve 25 mortos na Guiné-Bissau, com mais uma morte nas últimas 24 horas. Há ainda 111 novos casos, num total de 1.765 infeções confirmadas.

14h20 - Reguengos de Monsaraz: 17 internados

O número de internados no Hospital do Espírito Santo de Évora do surto de Covid-19 em Reguengos de Monsaraz subiu para 17, dos quais seis nos cuidados intensivos.

13h19 - Mais de 521 mil mortos e 10,8 milhões de infetados

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 521.384 pessoas e infetou 10.887.320 pessoas em todo o mundo desde dezembro.

Pelo menos 5.585.100 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

12h57 - Orçamento suplementar aprovado em votação final global

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, em votação final global, a proposta de orçamento suplementar, que se destina a responder às consequências económicas e sociais provocadas pela pandemia de Covid-19.

O PCP e o PEV votaram contra a proposta, assim como o CDS-PP, Chega e Iniciativa Liberal. Só o PS votou a favor e os restantes, PSD, BE, PAN, PEV e a deputada não inscrita Cristiana Rodrigues, abstiveram-se na proposta

12h23 - Bruxelas autoriza tratamentos com Remdesivir

A Comissão Europeia deu 'luz verde' à comercialização do antiviral Remdesivir. Torna-se assim no primeiro medicamento autorizado ao nível da União Europeia para tratamento da Covid-19.

A autorização do executivo comunitário, concedida ao abrigo de um procedimento acelerado e de forma condicional, surge após uma recomendação da Agência Europeia de Medicamentos, de 25 de junho, que aprovou o recurso a este medicamento para o tratamento da Covid-19 em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos com pneumonia e que requerem oxigénio suplementar, e que em Portugal já tem sido utilizado em doentes graves.

11h56 - Alcabideche. Confirmados 52 casos em lar no concelho de Cascais

Aumentou para 52 o número de infetados por Covid-19 num lar de Alcabideche, no concelho de Cascais. Dos 52 casos, 45 são utentes e sete funcionários. A RTP está a acompanhar a evolução da situação.


11h31 - Espanha adia abertura de fronteiras com Marrocos e Argélia

Espanha anunciou esta sexta-feira que não vai reabrir as fronteiras a viajantes da Argélia e Marrocos até que esses países permitam a entrada de espanhóis. A mesma medida aplica-se também à China e vigora até que esses países permitam a entrada de espanhóis.

O decreto que permite a abertura das fronteiras para países que constam da lista publicada pela União Europeia em 30 de junho entra em vigor à meia-noite de sábado, permitindo a entrada efetiva dos viajantes desses Estados. No entanto, Espanha deixa alguns desses de fora.

Na terça-feira, a Comissão Europeia recomendou a autorização imediata da entrada de viajantes da Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai, e da China sob condição. Ainda assim, os países da UE podem aplicar como quiserem esta recomendação, que será revista regularmente.

10h25 - África. Mais de 10.600 mortos

O número de mortos devido à Covid-19 em África subiu esta sexta-feira para 10.658 e há 433.500 infetados, segundo os números mais recentes sobre a pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o número de recuperados é hoje de 208.400.

10h12 - A situação em Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz ativou na quinta-feira o plano municipal de emergência. O surto já tem oito vítimas mortais e 155 pessoas infetadas.

A secção sul da Ordem dos Médicos alertou para a falta de condições em que estão a ser tratados os doentes do lar. Durante o dia de hoje, todos os idosos com Covid-19 positivo vão ser transferidos da instituição para um pavilhão municipal.
A jornalista Filipa Dias Mendes acompanha a situação.

9h53 - Indonésia regista mais 1.031 casos e 49 mortos

A Indonésia registou nas últimas 24 horas mais 1.301 casos de infeção, num total de 60.695 desde o início da pandemia.

Houve ainda mais 49 mortes, num total de 3.036 vítimas mortais no país. No total, já recuperaram 27.568 pessoas.

9h29 - Mais 446 casos na Alemanha

O número de casos confirmados na Alemanha subiu para 195.674 com mais 446 casos. Quanto ao número de óbitos, houve mais nove vítimas mortais, num total de 9.003 desde o início da pandemia.

8h57 - Brasil pode ter até oito milhões de infetados

O Brasil terá pelo menos oito milhões de infetados pelo novo coronavírus, quase seis vezes mais do que o número oficial. É a conclusão de um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde, que examinou 89.397 brasileiros em 133 cidades.

Os resultados foram divulgados na quinta-feira e mostram o alto índice de subnotificação de casos da doença no Brasil, cujos dados oficiais colocam o país como o segundo no mundo com mais vítimas mortais (61.884), e com mais infetados, 1.496.858.

8h40 - Viagens de coração apertado

Viajar em segurança tem sido tarefa impossível para muitos passageiros de transportes públicos rodoviários na Área Metropolitana de Lisboa. São apontadas falhas em carreiras de autocarro nos concelhos de Sintra, Amadora ou Loures.

A repórter Cláudia Godinho registou as queixas dos utentes, que pedem um reforço do número de veículos, para que seja possível respeitar as regras de distanciamento a bordo dos autocarros.


7h49 - África do Sul com número sem precedente de casos num só dia

As autoridades sanitárias da África do Sul registaram 8728 casos de Covid-19 na quinta-feira, um número de infeções num só dia sem precedentes.

Joanesburgo é a cidade mais afetada, com 22 mil casos. A província de Gauteng, que inclui a capital, Pretória, é responsável por quase 30 por cento das infeções no país.

Com um total de 168 mil contágios, a África do Sul é o país com mais casos no Continente Africano.

O país soma um total de 2844 mortes causadas pela Covid-19, com 95 óbitos só na quinta-feira.

Em África, há 10.390 mortos confirmados em mais de 420 mil infetados em 54 países.

7h41 - Brasil. Distribuição de cloroquina a indígenas motiva investigação

O Ministério Público brasileiro abriu uma investigação às denúncias de uma suposta distribuição do fármaco cloroquina às comunidades indígenas, assim como o acesso aos seus territórios sem a devida autorização dos povos.

Segundo o MP, as denúncias recaem sobre a atuação interministerial da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e Ministério da Defesa no combate à pandemia de Covid-19 nas terras indígenas de Roraima.


"O objetivo é apurar a distribuição de cloroquina às comunidades indígenas, a entrada nos territórios sem prévia consulta de seus povos - em desrespeito à decisão de isolamento de muitas de suas comunidades -, a violação das regras de distanciamento social, a presença expressiva de meios de comunicação em contacto com os indígenas e a eficiência de operação com vultoso gasto de recursos públicos", refere o MP em comunicado.

7h26 - EUA com mais 623 mortos e mais de 54 mil infetados

Os Estados Unidos registaram 623 mortos e 54.437 infetados por Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com um balanço da Universidade Johns Hopkins.

O país acumula 128.651 óbitos e 2.732.639 casos desde o início da pandemia, segundo o balanço realizado até à 1h00 desta sexta-feira em Lisboa.

Nova Iorque continua a ser o estado mais fortemente afetado pelo coronavírus nos Estados Unidos, com 394.954 casos confirmados e 32.064 mortes, um número apenas inferior ao do Brasil, Reino Unido e Itália.

Só na cidade de Nova Iorque, morreram 23.123 pessoas.

Nova Iorque é seguida pela vizinha Nova Jérsia, com 15.107 mortos, Massachusetts, com 8132, e Illinois, com 6951.

Outros Estados com um grande número de mortes são a Pensilvânia (6712), Michigan (6212), Califórnia (6195) e Connecticut (4326).

Em termos de infeções, a Califórnia está atrás apenas de Nova Iorque, com 242.856 casos.

Os Estados Unidos são o país no mundo com mais mortos e mais casos de infeção confirmados.  

6h47 - Ponto de situação

Realiza-se esta sexta-feira a votação final global do orçamento suplementar. O diploma tem como objetivo responder às consequências económicas e sociais provocadas pela pandemia.O orçamento suplementar vai ser viabilizado será com os votos a favor do PS e a abstenção de PSD, BE e PAN. PCP e PEV anunciaram o voto contra, juntando-se a CDS, Chega e Iniciativa Liberal.


Prevê uma queda do Produto Interno Bruto de 6,9 por cento e necessidades de financiamento extra na ordem dos 13 mil milhões de euros.

Entre outras medidas, o documento prevê 500 milhões de euros para o aumento do orçamento do Serviço Nacional de Saúde. Aumenta também o valor das prestações sociais em mil milhões de euros face ao Orçamento do Estado para 2020.

No debate em especialidade, foram também consagradas algumas das alterações propostas pelas forças partidárias.
TAP não vai ser nacionalizada

A participação do Estado na transportadora aérea de bandeira vai aumentar. Passa a deter 72,5 por cento.

Os trabalhalhadores mantêm a quota de 5 por cento da empresa. E o acionista David Neeleman e a Azul saem da estrutura acionista da TAP.
O português Humberto Pedrosa, do grupo Barraqueiro, passa a deter 22,5 por cento da companhia aérea.

Foi esta a fórmula anunciada pelo Governo na última noite para responder à quebra de resultados associada aos efeitos da pandemia. Isto ao cabo de uma maratona negocial com a estrutura acionista da transportadora.
Reguengos de Monsaraz
Em Reguengos de Monsaraz, foi acionado o Plano de Emergência Muncipal. Morreram mais duas pessoas. No total, são já oito mortos devido ao surto num lar.
Os utentes vão ser todos transferidos para o Pavilhão Multiusos da cidade.

Entretanto, as Forças Armadas vão descontaminar o lar.
Alcabideche
No lar de Alcabideche, em Cascais, já há 50 infetados: quarenta e cinco utentes e cinco funcionários testaram positivo ao novo coronavírus.
Foram testados todos os 72 utentes do lar, sendo que 25 deram negativo e há um caso inconclusivo.

Trata-se do lar de São Vicente, que pertence ao Centro Social e Paroquial de Alcabideche.
Vila do Conde
Vila do Conde tem dois focos de Covid-19. O novo coronavírus apareceu numa empresa da indústria conserveira das Caxinas e num jardim de infância. Já há 15 casos. 

Alguns dos infetados são crianças que frequentam um infantário em Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim.
Uma criança, filha de uma trabalhadora da empresa de conservas infetada, também testou positivo.

Por indicação da Delegação de Saúde, todas as crianças da mesma sala foram testadas e o resultado está a ser comunicado aos pais. As crianças estão confinadas até à próxima terça-feira.
Câmara de Lisboa
Na Câmara Municipal de Lisboa, há 33 casos. Chegou a haver 53, mas 20 já recuperaram.

O aumento de casos deve-se a um foco no posto de limpeza de Telheiras.

A Câmara explica que está em causa "um grupo de pessoas" que não terá seguido as regras estabelecidas.
O quadro em Portugal
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, morreram mais oito pessoas de Covid-19, para um total de 1587 óbitos.

Há mais 328 novos casos, num total de 42.782. Estão internados 510 doentes - mais sete face à véspera. Nos cuidados intensivos estão 77 pessoas, menos duas.

Já recuperarm da doença 28.097 pessoas, num acréscimo de 289.

Há dois surtos ativos em hospitais de Lisboa.

No IPO, há mais de uma centena de casos e no Hospital Egas Moniz são 20 doentes e mais 13 trabalhadores.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 já fez mais de 517 mil mortos e infetou mais de 10,76 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Os Estados Unidos, que tiveram a sua primeira morte causada pelo SARS-CoV-2 no início de fevereiro, são o país mais afetado em mortes e casos, com 128.421 óbitos para 2.713.195 infeções.
Pelo menos 729.994 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades norte-americanas.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 60.632 óbitos e 1.448.753 casos, o Reino Unido, com 43.906 mortes e 313.483 casos, a Itália, com 34.818 mortes e 240.961 casos, e França, com 29.875 mortes e 202.785 casos.