Atualizamos ao minuto as informações sobre a pandemia da Covid-19 à escala internacional. A Direção-Geral da Saúde confirma 76 vítimas mortais em Portugal, mais 16 que na quinta-feira, e mais 724 infetados, num total de 4.268 casos positivos. A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que parece haver "tendência para termos retardado um bocadinho a velocidade com que a curva [de crescimento] tem subido", o que quer dizer que o pico vai passando para mais tarde, "nunca antes provavelmente do mês de maio".
A comissão permanente da Assembleia Nacional de Cabo Verde aprovou o pedido do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, para declaração do estado de emergência no país, devido à pandemia de covid-19.
"Decidimos por unanimidade conceder a devida autorização constitucional ao senhor Presidente da República para declaração do estado de emergência nacional", anunciou ao início da noite o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.
São 100.040, indica a agência de notícias.
O avião trouxe da China luvas, máscaras, reagentes para testes à covid-19 e ventiladores, para ajudar Portugal a mitigar a pandemia. 20h00 - OMS anuncia "Ensaio de Solidariedade" contra a Covid-19 19h57 - ASAE regista quase 2 mil denúncias relacionadas com especulação de preços 19h54 - Até às 18h00 de hoje foram detidas 64 pessoas por desobediência e encerrados 1449 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas
O Presidente da República apela aos portugueses para que sacrifiquem este ano a tradição de celebrar a Páscoa em "família ampla, família numerosa", considerando que o contrário teria "custos imprevisíveis" devido à pandemia de covid-19.
Os EUA tiveram nas últimas 24 horas mais 345 vitimas mortais de Covid - 19. O número de mortos já ascende aos 1438, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.
O país registou ainda perto de 18 mil novos casos do novo coronavírus. No total, são já 94.238. 18h33- GNR e PSP vão fiscalizar viagens para o Algarve este fim-de-semana
O Ministro da Administração Interna avisa que a GNR e a PSP vão fiscalizar as viagens para o Algarve este fim-de-semana.
Eduardo Cabrita lembra que as restrições do Estado de Emergência são para cumprir e pede às autarquias que encerrem zonas de lazer para evitar concentrações de pessoas. 18h29 - Mais vítimas mortais e mais casos em França
Mais 299 pessoas morreram em França nas últimas 24 horas por causa do novo coronavírus. No total são agora 1995 as vítimas mortais da Covid-19.
O país tem neste momento 32964 casos positivos.
Perante uma praça de São Pedro completamente deserta, e sob a chuva, o Papa Francisco orou e realizou a bênção Urbi et Orbi na emergência do coronavírus, uma medida excecional "face à gravidade das atuais circunstâncias".
A cerimónia foi transmitida em direto para o mundo inteiro, via televisões, rádios e internet.
Mil e quinhentos enfermeiros voluntariaram-se para reforçar o apoio à linha telefónica SNS 24, os cuidados intensivos nos hospitais e as unidades de hemodiálise por causa da pandemia covid-19, disse a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.
A ASAE tem agora online uma página onde é possível fazer uma "denúncia por via eletrónica (...) no que se referem a facto(s) ilícito(s) relacionados com o COVID-19, designadamente, questões relacionadas com especulação de preços, açambarcamento ou outros. No caso do facto ilícito comunicado não ser da competência da ASAE, a sua denúncia será encaminhada para a entidade com competência na matéria".
A OMS afirmou esta tarde que a Covid-19 já matou mais de 20 mil pessoas e infetou mais de meio milhão em todo o mundo.
A Organização Mundial de Saúde apelou a que sejam dados aos médicos equipamentos de proteção para trabalharem.
Pediu igualmente aos vários países para não usarem medicamentos que não sejam comprovadamente eficazes no combate ao vírus.
O primeiro-ministro advertiu hoje que a União Europeia corre o risco de acabar se não enfrentar corretamente os efeitos económicos e sociais da pandemia da covid-19. "A prioridade das prioridades é salvar vidas, disse". "A União Europeia ou faz o que tem de fazer ou a União Europeia acabará. Acho que só as pessoas que não têm a menor sensibilidade ou a menor compreensão do que é esta realidade dramática que estamos neste momento a enfrentar - perante dramas como o da Itália ou da Espanha, e em todos os países e na Holanda também - é que é possível dizerem que é preciso ir saber porque é que a Itália e a Espanha não têm condições orçamentais para enfrentar estas situações", disse António Costa.
Os últimos dados indicam que a Covid-19 matou mais 919 pessoas em Itália nas últimas 24 horas. No total são agora 9.134 as vítimas mortais no país.
O número de casos confirmados da infeção também aumentou para 86.498. Era de 80.539.
Com este registo, a Itália também ultrapassa o número de casos da China desde o início da epidemia. O mesmo mjá tinha acontecido ontem com o EUA.
Outros dados. 10.950 mil pessoas recuperaram. 3.732 estão nos cuidados intensivos. Ontem eram 3.612.
Os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação da época 2019/20 foram cancelados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato", anunciou em comunicado a FPF, acrescentando que "não serão atribuídos títulos nas referidas competições, nem aplicado o regime de subidas e descidas".
A Área Metropolitana de Lisboa (AML) alertou hoje que continua a ser obrigatório que todos os passageiros viajem com títulos de transporte válidos, apesar de não ser possível a validação a bordo, devido à covid-19.
As administrações públicas registaram até fevereiro um excedente de 1.274 milhões de euros, uma melhoria de quatro milhões face ao período homólogo, mas em março o saldo irá refletir os efeitos da pandemia, afirmou hoje o Ministério das Finanças.
O PM francês acaba de anunciar o prolongamento do confinamento até dia 15 de abril. Este período mais alargado voltará a ser avaliado daqui a 15 dias.
Cerca de 850 pessoas foram impedias de entrar em Portugal e uma foi detida em dez dias de controlo temporário das fronteiras terrestres devido à pandemia de Covid-19, avançou o Ministério da Administração Interna (MAI).
Ao mesmo tempo, advertiu que as ferramentas de emergência da UE, como o Mecanismo Europeu de Estabilidade, deveriam ser usadas com cautela porque "não temos tantas cartas na manga".
O Atlético de Madrid anunciou que vai recorrer junto das autoridades para o trabalho de um expediente temporário de emprego (ERTE), para reduzir a massa salarial de jogadores, treinadores e funcionários, a exemplo do Espanyol e FC Barcelona.
O clube do português João Félix adianta que irá tentar "minimizar o impacto da medida", causada pela paragem dos campeonatos na sequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e irá limitá-la ao que é "estritamente essencial".
Com 600 mil trabalhadores da construção civil, o presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil, Reis Campos diz que estão a cumprir o decisão do Governo e a implementar a proteção dos profissionais.
Graça Freitas garante que nas urgências estão criadas as condições para tratar as pessoas com outras patologias num circuito diferente da dos suspeitos de covid-19. “Quem precisar de ir, não pode deixar de ir”, acrescenta.
Mas reitera que se a necessidade “não for imperiosa”, então não devem ir.
Os números dos internados estavam a ser recolhidos através das Administrações Regionais.
Graça Freitas refere que, pelos boletins, parece haver “tendência para termos retardado um bocadinho a velocidade com que a curva [de crescimento] tem subido”, o que quer dizer que o pico vai passando para mais tarde, “nunca antes provavelmente do mês de maio”, reforçando que é uma previsão.
Diretora-geral de Saúde diz ainda que os matemáticos apontam para um planalto, mais do que um pico pontiagudo, ou seja, alguns dias ou semanas com muitos casos, o máximo. "Não vamos chegar ao mês x, chegamos ao pico e começamos logo a descer", reforça.
Quanto às questões éticas e da posição da Ordem dos Médicos, Graça Freitas considera que o Estado não se deve imiscuir na parte ética das decisões.
Graça Freitas acrescenta que tudo o que pudermos fazer na prevenção, temos de fazer. E essas vêm do exterior do sistema de saúde. “A sociedade tem de se organizar para evitar o contacto entre as pessoas”, reforça.
E dá exemplos. Uma medida preventiva, diz, é de dividir a população que está num lar em duas instituições, por exemplo, para diminuir a densidade populacional e o risco de idosos vulneráveis contraírem o vírus. De igual forma, Graça Freitas dá a sugestão de ir revezando as equipas.
“A sociedade tem de se organizar”, reitera. “A prevenção é muito importante”, diz a diretora-geral de Saúde.
“Só vão para hospital caso não haja outra solução”, acrescenta, dizendo que isso se aplica a quem tem sintomas ligeiros ou moderados. Ou seja, deverão ficar na instituição caso haja condições e só se piorarem é que vão para o hospital.
O novo coronavírus matou 24.663 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro, segundo este novo balanço.
Foram registados 539.360 casos de infeção em mais 183 de países e territórios desde o início da epidemia.
Trata-se de um aparelho da da Ethiopian Airlines vindo da China que chegou esta manhã à zona de cargas e descargas do aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Estamos a reforçar as compras e a receber mais donativos, que agradecemos. Em breve, todos estes equipamentos, tão necessários, estarão a ser distribuídos onde fazem mais falta.#COVID19PT #COVID19
— António Costa (@antoniocostapm) March 27, 2020
Over the last 24 hours I have developed mild symptoms and tested positive for coronavirus.
— Boris Johnson #StayHomeSaveLives (@BorisJohnson) March 27, 2020
I am now self-isolating, but I will continue to lead the government’s response via video-conference as we fight this virus.
Together we will beat this. #StayHomeSaveLives pic.twitter.com/9Te6aFP0Ri
Na totalidade do país há 4.165 pessoas em unidades de cuidados intensivos.
"Num momento de crise, a atitude irresponsável deste sindicato faz com que o SIM peça a requisição civil", apelou.
O responsável apela ao Governo para que tome medidas que permitam aproveitar o contributo dos vários profissionais, que estão parados, e das instalações, que estão fechadas.
Roque da Cunha explica que as várias unidades dos SAMS ficaram paradas depois de nove médicos terem ficado infetados com o novo coronavírus - três dos quais nos cuidados intensivos - e outros 12 enfermeiros também infetados.
Destaca que há outros hospitais em situações semelhantes, mas que não podem parar nem faltar aos doentes. Apesar desta epidemia, as outras consultas e doenças continuam, salienta.
Roque da Cunha realça a importância de reabrir o SAMS não só para ajudar no combate à epidemia, mas também para continuar a acompanhar doentes com outros problemas ou patologias. Diz mesmo que houve doentes internados que foram "despejados" para o SNS.
João Brêda conta à Antena 1 que ficou surpreendido com as medidas de contenção da pandemia que foram impostas pelo governo da China. Está há dois meses em quarentena em casa.
João Brêda é casado com uma cidadã chinesa e testemunhou a forma como aquele país travou o aumento do número de contágios. “Estou há 65 dias em casa”, afirma, para dizer que em Portugal todos deveriam fazer o mesmo.
"Encontram-se registados, no total, 31 casos positivos e um óbito", acrescenta.
O município de Resende adiantou na última madrugada que, durante o dia de quinta-feira, "foram confirmados mais nove casos de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia" local.
Estão ali registados 31 casos positivos e uma morte.
7h30 - Ponto de situação
O Conselho Europeu não chegou a um consenso sobre medidas para combater a crise gerada pelo novo coronavírus - não houve acordo sobre a emissão de dívida comum. António Costa considerou "repugnantes" as declarações do ministro holandês das Finanças, Wopke Hoekstra, que defendeu a investigação de Espanha por não ter capacidade orçamental para fazer face à pandemia.
A medida afigura-se decisiva para financiar ações tendo em vista fazer frente à pandemia em todos os Estados-membros. Mas alguns dos 27 opõem-se de forma veemente
Contas feitas, 13 paises defendem a emissão de dívida. Holanda, Áustria e Finlândia opõe-se. A Alemanha também está contra, mas admite negociar. Outros Estados-membros não tomaram posição.
A região Norte é a que regista o maior número de mortes (28), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (18), da região Centro (13) e do Algarve (1). Face a quarta-feira, em que se registaram 43 mortes, verificou-se um aumento de 39,5 por cento.
Havia 3544 casos confirmados, mais 549 (um aumento de 18,3 por cento) face a quarta-feira.
Das 60 mortes registadas, 33 tinham mais de 80 anos, 15 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, oito entre os 60 e os 69 anos e quatro entre os 50 e os 59 anos.
Os dados da DGS precisam que Lisboa é a cidade que regista o maior número de casos pelo coronavírus SARSCov2 (284), logo seguida do Porto com (259 casos), Vila Nova de Gaia (163), Maia (157), Ovar (119), Gondomar (114), Valongo (100) e Braga (98).
Desde o dia 1 de janeiro, existem 22.257 casos suspeitos, dos quais 2145 aguardam resultado laboratorial.
Há 16.568 casos que não se confirmaram e 43 doentes que já recuperaram. Em vigilância pelas autoridades de saúde estão 14.994 casos.