Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Atualizamos ao minuto as informações sobre a pandemia da Covid-19 à escala internacional. A Direção-Geral da Saúde confirma 76 vítimas mortais em Portugal, mais 16 que na quinta-feira, e mais 724 infetados, num total de 4.268 casos positivos. A diretora-geral da Saúde afirmou hoje que parece haver "tendência para termos retardado um bocadinho a velocidade com que a curva [de crescimento] tem subido", o que quer dizer que o pico vai passando para mais tarde, "nunca antes provavelmente do mês de maio".

Mais atualizações



22h35 - Parlamento de Cabo Verde declara estado de emergência

A comissão permanente da Assembleia Nacional de Cabo Verde aprovou o pedido do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, para declaração do estado de emergência no país, devido à pandemia de covid-19.

"Decidimos por unanimidade conceder a devida autorização constitucional ao senhor Presidente da República para declaração do estado de emergência nacional", anunciou ao início da noite o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos.

22h19 - Marcelo: Divisão na Europa é como uma divisão na família
21h47 - Sexta às 9. Como funciona um hospital que acolhe vítimas de Covid-19
 21h11 - RTP associa-se a iniciativa para hospital de campanha para o Curry Cabral
 
21h00 - Máscaras e viseiras para profissionais de saúde produzidas em Portugal
 20h58 - Derrotar o vírus

Espanha. 86 anos. 10 dias internado. Derrotou a Covid -19. Veja aqui a reportagem
 20h50 -EUA com mais de 100 mil casos

Contagem da Reuters diz que os EUA têm neste momento já mais de 100 mil pessoas infetadas com o novo coronavírus.

São 100.040, indica a agência de notícias.

20h48 - Urgência no Santa Maria

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, inaugura amanhã uma estrutura do serviço de urgência exclusivamente dedicada a doentes suspeitos ou já com infeção confirmada de covid-19, anunciou a direção da unidade.
20h23 - Aterrou em Lisboa avião com toneladas de material médico 

O avião trouxe da China luvas, máscaras, reagentes para testes à covid-19 e ventiladores, para ajudar Portugal a mitigar a pandemia.
20h00 - OMS anuncia "Ensaio de Solidariedade" contra a Covid-19
19h57 - ASAE regista quase 2 mil denúncias relacionadas com especulação de preços
19h54 - Até às 18h00 de hoje foram detidas 64 pessoas por desobediência e encerrados 1449 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas

19h41 - Marcelo solidário com indignação de António Costa face a ministro holandês
19h30 - A Páscoa

O Presidente da República apela aos portugueses para que sacrifiquem este ano a tradição de celebrar a Páscoa em "família ampla, família numerosa", considerando que o contrário teria "custos imprevisíveis" devido à pandemia de covid-19.

19h23 - 345 vítimas mortais nos EUA

Os EUA tiveram nas últimas 24 horas mais 345 vitimas mortais de Covid - 19. O número de mortos já ascende aos 1438, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

O país registou ainda perto de 18 mil novos casos do novo coronavírus. No total, são já 94.238.
18h33- GNR e PSP vão fiscalizar viagens para o Algarve este fim-de-semana

O Ministro da Administração Interna avisa que a GNR e a PSP vão fiscalizar as viagens para o Algarve este fim-de-semana.

Eduardo Cabrita lembra que as restrições do Estado de Emergência são para cumprir e pede às autarquias que encerrem zonas de lazer para evitar concentrações de pessoas.
18h29 - Mais vítimas mortais e mais casos em França

Mais 299 pessoas morreram em França nas últimas 24 horas por causa do novo coronavírus. No total são agora 1995 as vítimas mortais da Covid-19.

O país tem neste momento 32964 casos positivos.

18h27 - Papa concede indulgência plenária com benção Urbi et Orbi

Perante uma praça de São Pedro completamente deserta, e sob a chuva, o Papa Francisco orou e realizou a bênção Urbi et Orbi na emergência do coronavírus, uma medida excecional "face à gravidade das atuais circunstâncias".

A cerimónia foi transmitida em direto para o mundo inteiro, via televisões, rádios e internet.

18h09 - Liga dos Bombeiros queixa-se da falta de equipamento de proteção
18h04 - Enfermeiros voluntários

Mil e quinhentos enfermeiros voluntariaram-se para reforçar o apoio à linha telefónica SNS 24, os cuidados intensivos nos hospitais e as unidades de hemodiálise por causa da pandemia covid-19, disse a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

18h03 - BCE pede ao bancos europeus da zona euro para que não distribuam dividendos

17h52 - Bruxelas diz que os Estados-membros estão a demonstrar solidariedade
17h37 - Congresso norte-americano aprovou um gigantesco pacote de estímulos financeiros

O Congresso dos EUA aprovou uma apoio para combate ao novo coronavírus no valor de dois biliões de dólares.

17h33 - Europa com mais de 300 mil casos de infeção pelo novo coronavírus

17h26 - ASAE com espaço online para denúncias

A ASAE tem agora online uma página onde é possível fazer uma "denúncia por via eletrónica (...) no que se referem a facto(s) ilícito(s) relacionados com o COVID-19, designadamente, questões relacionadas com especulação de preços, açambarcamento ou outros. No caso do facto ilícito comunicado não ser da competência da ASAE, a sua denúncia será encaminhada para a entidade com competência na matéria".

17h05 - Protejam os vossos médicos apela a OMS

A OMS afirmou esta tarde que a Covid-19 já matou mais de 20 mil pessoas e infetou mais de meio milhão em todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde apelou a que sejam dados aos médicos equipamentos de proteção para trabalharem.

Pediu igualmente aos vários países para não usarem medicamentos que não sejam comprovadamente eficazes no combate ao vírus.

16h57 - Os avisos sérias à navegação da União Europeia do PM português

O primeiro-ministro advertiu hoje que a União Europeia corre o risco de acabar se não enfrentar corretamente os efeitos económicos e sociais da pandemia da covid-19. "A prioridade das prioridades é salvar vidas, disse".
 "A União Europeia ou faz o que tem de fazer ou a União Europeia acabará. Acho que só as pessoas que não têm a menor sensibilidade ou a menor compreensão do que é esta realidade dramática que estamos neste momento a enfrentar - perante dramas como o da Itália ou da Espanha, e em todos os países e na Holanda também - é que é possível dizerem que é preciso ir saber porque é que a Itália e a Espanha não têm condições orçamentais para enfrentar estas situações", disse António Costa.

16h56 - Bolsa de Londres termina em forte baixa. Queda de 5 por cento

16h43 - Itália com o maior número de mortos desde o início da epidemia

Os últimos dados indicam que a Covid-19 matou mais 919 pessoas em Itália nas últimas 24 horas. No total são agora 9.134 as vítimas mortais no país.

O número de casos confirmados da infeção também aumentou para 86.498. Era de 80.539.

Com este registo, a Itália também ultrapassa o número de casos da China desde o início da epidemia. O mesmo mjá tinha acontecido ontem com o EUA.

Outros dados. 10.950 mil pessoas recuperaram. 3.732 estão nos cuidados intensivos. Ontem eram 3.612.

16h41 - FPF cancela campeonatos de formação

Os campeonatos de futebol e futsal dos escalões de formação da época 2019/20 foram cancelados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Devem dar-se por concluídas as competições nacionais de todos os escalões de formação de futebol e futsal, masculinas e femininas, não resultando das mesmas qualquer efeito desportivo imediato", anunciou em comunicado a FPF, acrescentando que "não serão atribuídos títulos nas referidas competições, nem aplicado o regime de subidas e descidas".

16h23 - Passes e bilhetes são obrigatórios

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) alertou hoje que continua a ser obrigatório que todos os passageiros viajem com títulos de transporte válidos, apesar de não ser possível a validação a bordo, devido à covid-19.

16h19 - "O Brasil não pode parar" diz governo brasileiro
16h18 - OE2020: Excedente melhora até fevereiro para 1.274 ME ainda sem efeitos da pandemia

As administrações públicas registaram até fevereiro um excedente de 1.274 milhões de euros, uma melhoria de quatro milhões face ao período homólogo, mas em março o saldo irá refletir os efeitos da pandemia, afirmou hoje o Ministério das Finanças.

16h02 - Confinamento até 15 de abril

O PM francês acaba de anunciar o prolongamento do confinamento até dia 15 de abril. Este período mais alargado voltará a ser avaliado daqui a 15 dias.

15h59 - Cerca de 850 pessoas impedidas de entrar nas fronteiras terrestres em 10 dias

Cerca de 850 pessoas foram impedias de entrar em Portugal e uma foi detida em dez dias de controlo temporário das fronteiras terrestres devido à pandemia de Covid-19, avançou o Ministério da Administração Interna (MAI).

15h55 - Resposta europeia ao novo coronavírus. Divergências entre o Norte e Sul

Primeiro-ministro holandês diz que as divergências entre os países da União Européia do sul e do norte sobre como responder à pandemia não são intransponíveis.

Ao mesmo tempo, advertiu que as ferramentas de emergência da UE, como o Mecanismo Europeu de Estabilidade, deveriam ser usadas com cautela porque "não temos tantas cartas na manga".

15h50 - Atlético vai baixar ordenados

O Atlético de Madrid anunciou que vai recorrer junto das autoridades para o trabalho de um expediente temporário de emprego (ERTE), para reduzir a massa salarial de jogadores, treinadores e funcionários, a exemplo do Espanyol e FC Barcelona.

O clube do português João Félix adianta que irá tentar "minimizar o impacto da medida", causada pela paragem dos campeonatos na sequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e irá limitá-la ao que é "estritamente essencial".

15h22 - António Costa: "Esforço constante de aquisição de material"

Durante uma visita ao Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, em Matosinhos, o primeiro-ministro garantiu que "há um esforço constante de aquisição de material".

O primeiro-ministro salientou ainda que chega hoje a Portugal mais um voo com material, mas ressalva que o país deve "aproveitar a capacidade industrial" que tem, nomeadamente no fabrico de material de proteção individual e ventiladores.

Questionado pelos jornalistas sobre novas medidas a aplicar na região Norte, António Costa esclareceu que ainda hoje terá uma reuniao, por videoconferência, com vários responsáveis da zona para fazer um novo pornto de situação.

Os lares de idosos vivem nesta altura a situação mais preocupante e o primeiro-ministro admite que se trata de uma zona de "risco acrescido", onde as medidas de proteção são ainda mais necessárias.

Questionado no final da conferência sobre a resposta dada ao primeiro-ministro holandês, António Costa reforçou a crítica ao homólogo europeu e avisa que a União Europeia terá de se unir neste momento difícil ou "acabará".

14h59 - "Há trabalhadores da construção civil a morrer com Covid-19"

A denúncia parte de Albano Ribeiro, presidente do Sindicato da Construção de Portugal: "Já morreram construtores da construção Civil. Há dezenas de trabalhadores infetados e poderá ser o sector onde podem morrer mais trabalhadores".
Albano Ribeiro acusa a Direção-Geral da Saúde de nada dizer e muitos trabalhadores estão a trabalhar com medo e sem proteções.

Com 600 mil trabalhadores da construção civil, o presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil, Reis Campos diz que estão a cumprir o decisão do Governo e a implementar a proteção dos profissionais.

14h51 - Trabalhadores podem impor férias mas não recebem já subsídio

Os trabalhadores que pretendam marcar férias para assistência à família poderão fazê-lo sem necessidade de acordo com o empregador, mas o subsídio de férias poderá ser pago até quatro meses depois.

A medida faz parte do regime excecional e temporário de faltas justificadas motivadas por assistência à família, no âmbito da pandemia da doença Covid-19, que foi aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros e publicadas em suplemento do Diário da República, para entrar em vigor a partir desta sexta-feira.

Segundo o documento, para prestar assistência à família, "o trabalhador pode proceder à marcação de férias, sem necessidade de acordo com o empregador, mediante comunicação, por escrito com antecedência de dois dias relativamente ao início do período de férias".

14h41 - Aumento exponencial de profissionais de Saúde infetados em Espanha

Segundo o Ministério espanhol da Saúde, o número de profissionais de saúde em Espanha aumentou 75 por cento desde terça-feira e é hoje de 9.444 pessoas.

O número "é alto" quando comparado comparado com outros países, admitiu o diretor do Centro de Coordenação de Alertas e Emergências de Saúde, Fernando Simón, na conferência de imprensa diária.

14h32 - Mais de mil infetados na Rússia

Mais de mil pessoas já foram infetadas pelo novo coronavírus na Rússia, entre as quais um alto funcionário da administração presidencial. Foram ainda registadas três mortes devido à Covid-19.

"Nas últimas 24 horas, os casos confirmados de infeção pelo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, são 196, registados em 16 regiões do país", segundo o comunicado diário do gabinete de crise criado pelo Governo russo

14h32 - Menos 2% do PIB por cada mês de confinamento

De acordo com os cálculos da OCDE, as medidas de confinamento aplicadas devido à pandemia da covid-19 durante um mês representam uma perda de dois pontos percentuais no Produto Interno Bruto (PIB) em 2020.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico adianta num comunicado divulgado que as medidas de confinamento resultantes da pandemia da covid-19 se traduzem numa redução da atividade de até um terço nas grandes economias do mundo.

No comunicado, a OCDE adverte que muitas economias entrarão em recessão, algo "inevitável" porque é preciso lutar contra a pandemia e ao mesmo tempo fazer o necessário para que a atividade arranque o quanto antes.

"Nas últimas 24 horas, os casos confirmados de infeção pelo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, são 196, registados em 16 regiões do país", segundo o comunicado diário do gabinete de crise criado pelo Governo russo

14h22 - Lar de Vila Real com 88 infetados

O teste de covid-19 deu positivo em 88 pessoas do Lar da Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, entre os quais 68 utentes e 20 funcionários, informou o presidente da autarquia.

"Desde domingo, foram feitos 99 testes", dos quais 88 deram resultado positivo para a infeção pelo novo coronavírus. Onze testes deram negativo, acrescentou o autarca Rui Santos.

No entanto, a convicção do autarca é a de que deveriam ser repetidos os testes para os que deram negativo, porque, na sua opinião, "existe uma grande probabilidade de virem a dar positivo já que as pessoas estiveram todas juntas e em contacto".

Na quinta-feira, o presidente da Câmara tinha indicado que os idosos iam começar a ser retirados do lar e encaminhados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

13h30 - Ventiladores chegam "nas próximas semanas"

O secretário de Estado da Saúde explica que essa questão está a ser analisada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e é ainda uma matéria que está em estudo.

Sobre a resposta por parte dos hospitais, estão a ser "adaptadas" da forma possível. "Até este momento há uma boa resposta de todas as instituições", garantiu António Sales, salientando que as instalações têm zonas separadas Covid-19. 

Sobre os médicos e enfermeiros que se voluntariaram para reforçar o SNS, o secretário de Estado garante que muitos deles já estão a prestar serviços e serão ajustados às necessidades.

Os ventiladores encomendados pelo Governo chegarão "nas próximas semanas" e têm preços muito diferenciados, entre 11 mil e 15 mil euros, mas um ventilador pode ter até ao preço de 80 mil euros.

A task force anteriormente referida pelo secretário de Estado está a tentar também garantir que os ventiladores adquiridos nesta fase do novo coronavírus possam ficar no Serviço Nacional de Saúde à posteriori. Todo o material de suporte dos ventiladores está também a ser adquirido.

13h14 - Capacidade de ventiladores irá ser "muito reforçada"

Relativamente à capacidade ventilatória do país, o secretário de Estado da Saúde refere que Portugal tem uma capacidade de 1.142 ventiladores, 528 em unidades de cuidados intensivos e 480 em blocos operatórios, e ainda capacidade de expansão em mais 134 ventiladores.

Foram efetuadas encomendas no sentido de reforçar esta capacidade. "Presumimos que deverão começar a chegar faseadamente ao longo das próximas semanas", disse António Sales, a acrescentar ainda as empresas e individuais que se têm manifestado no sentido de ajudar a reforçar esta capacidade.

O secretário de Estado refere ainda que há uma "task force" que todos os dias analisa dos dados ao nível micro e macro, e que estuda qual a capacidade de Portugal ao número de ventiladores, e se esta capacidade é suficiente.

Em resposta aos jornalistas, reconhece no entanto que há dificuldades de aquisição de ventiladores e diz que o Governo está a fazer "todos os esforços" no sentido de materializar a disponibilidade por parte de particulares e sociedade civil para adquirir estes aparelhos no mercado.

Destacou ainda a "grande mobilização do setor industrial" português para a produção de material de proteção individual. O secretário de Estado garante que nenhum dos equipamentos será usado sem ter a devida validação do Infarmed.

Sobre a saúde mental, o secretário de Estado da Saúde reconhece que "é natural" que situações de depressão, ansiedade e stress vão aumentando com o passar do tempo, mas reforça que o Governo está atento a estas situações e tem ações no terreno.

Lembra ainda que a própria linha SNS24 também tem a vertente de apoio psicossocial, ainda que possa não estar com toda a disponibilidade necessária.

13h12 - Diminuição das idas às urgências

Graça Freitas garante que nas urgências estão criadas as condições para tratar as pessoas com outras patologias num circuito diferente da dos suspeitos de covid-19. “Quem precisar de ir, não pode deixar de ir”, acrescenta.

Mas reitera que se a necessidade “não for imperiosa”, então não devem ir.

Pede ainda "muito bom senso" porque há coisas que têm de continuar a ser feitas, como vacinação, teste do pézinho, sob pena de "ficarmos pior" do que antes da pandemia.

Sobre os ares condicionados e a propagação do vírus, Graça Freitas deu o exemplo do cruzeiro que esteve ancorado em Lisboa para dizer que nesse caso se desligou os aparelhos de ar condicionado.

Isto porque pode haver um fenómeno de aerossolização das gotículas infetadas (ficarem mais pequenas), passando a estar mais tempo no ar e transportadas por aqueles aparelhos.

13h10 - Números vão ser recolhidos diretamente nos hospitais

Os números dos internados estavam a ser recolhidos através das Administrações Regionais.

No entanto, Graça Freitas admite que se têm apercebido de “discrepâncias” e que por isso, desde a meia noite de hoje, que vão começar a ir buscar os números diretamente aos hospitais, para ser o mais rigoroso possível.

13h06 - Pico “nunca antes do mês de maio”

Graça Freitas refere que, pelos boletins, parece haver “tendência para termos retardado um bocadinho a velocidade com que a curva [de crescimento] tem subido”, o que quer dizer que o pico vai passando para mais tarde, “nunca antes provavelmente do mês de maio”, reforçando que é uma previsão.

Diretora-geral de Saúde diz ainda que os matemáticos apontam para um planalto, mais do que um pico pontiagudo, ou seja, alguns dias ou semanas com muitos casos, o máximo. "Não vamos chegar ao mês x, chegamos ao pico e começamos logo a descer", reforça.

O aumento do número de mortos é o “expectável”, diz Graça Freitas, lembrando que há pessoas doentes há mais tempo. Quanto ao número de mortos em lares, não são muitos, diz a diretora, porque os surtos são recentes nos lares.

Quanto às questões éticas e da posição da Ordem dos Médicos, Graça Freitas considera que o Estado não se deve imiscuir na parte ética das decisões.

"A nossa escolha será sempre uma escolha pela vida", acrescentou o secretário de Estado, garantindo que "qualquer morte que ocorra não será por escolha".

13h02 - "Têm sido testadas mais pessoas"

Em resposta aos jornalistas, António Sales garante que "têm sido testadas mais pessoas", garantindo que só ontem foram testadas 2.500 pessoas, sendo que a capacidade de testagem é superior a 5.000, assegura.

O secretário de Estado explicou que o teste PCR, que tem sido usado pelas autoridades, demora entre cinco a seis horas e pode levar a alguma demora.

António Lacerda anunciou ainda a introdução de "outro tipo de testes", que não são testes rápidos, mas são menos morosos na obtenção de resultados, cerca de três horas. O governante diz que Portugal tem tecnologia de qualidade nesta área, o que permitirá fazer estes testes.

12h59 - “Sociedade tem de se organizar”

Graça Freitas acrescenta que tudo o que pudermos fazer na prevenção, temos de fazer. E essas vêm do exterior do sistema de saúde. “A sociedade tem de se organizar para evitar o contacto entre as pessoas”, reforça.

E dá exemplos. Uma medida preventiva, diz, é de dividir a população que está num lar em duas instituições, por exemplo, para diminuir a densidade populacional e o risco de idosos vulneráveis contraírem o vírus. De igual forma, Graça Freitas dá a sugestão de ir revezando as equipas.

“A sociedade tem de se organizar”, reitera. “A prevenção é muito importante”, diz a diretora-geral de Saúde.

Quanto aos lares, a diretora diz que há normas de “boas práticas” caso haja um caso positivo, que têm de ser aplicadas pela sociedade no terreno.

“Só vão para hospital caso não haja outra solução”, acrescenta, dizendo que isso se aplica a quem tem sintomas ligeiros ou moderados. Ou seja, deverão ficar na instituição caso haja condições e só se piorarem é que vão para o hospital.

12h44 - Conferência de imprensa. Taxa de letalidade de 1,7%

Na habitual conferência de imprensa, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, sublinha que 89 por cento dos casos estão a ser acompanhados no domicílio.
O governante destacou a importância de garantir a segurança de "quem cuida" e aumentar a testagem de profissionais de saúde, forças de segurança e profissionais que trabalhem em lares e em populações de risco.

António Sales falou ainda do apoio que deve ser dado aos mais vulneráveis, em particular os sem-abrigo, reclusos, doentes crónicos e vítimas de violência doméstica.

O Governo está a testar vítimas de violência antes da entrada em abrigos. No caso do sistema prisional, houve uma suspensão precoce das visitas, suspensão de transferências de reclusos, isolamento em caso de entrada de novos reclusos, e outras medidas dos planos de contingência.

O secretário de Estado confirmou ainda a chegada de equipamentos de proteção a Portugal: 4,6 milhões de máscaras cirúrgicas e outros equipamentos de proteção "que chegarão rapidamente aos profissionais de saúde", garantiu.

António Sales agradeceu ainda aos mais de 4.500 medicos, muitos vindos da reforma, para reforçar o SNS na resposta à pandemia.

"Nunca é demais lembrar que os idosos são a populção mais exposta à letalidade deste vírus", destacou ainda.

Nesta altura, a taxa de letalidade é de 1.7 por cento em Portugal. "Mais de 80 por cento dos óbitos ocorre em pessoas com mais de 70 anos", sublinhou o governante.

"A nossa maior arma continua a ser o isolamento social", alertou, pedindo aos portugueses para que não se deixem vencer pela "ansiedade e medo".

12h28 - Número de mortos em Portugal sobe para 76. Há 4.268 infetados

A Direção-Geral da Saúde confirma 76 vítimas mortais em Portugal, mais 16 que na quinta-feira, e mais 724 infetados, num total de 4.268 casos confirmados desde o início da epidemia.

De acordo com o novo boletim da DGS, 354 pessoas estão internadas, das quais 71 nos cuidados intensivos, números que são superiores ao que tinha sido registado nos últimos dois dias.

Destaque para a primeira vítima mortal em Portugal com idade inferior a 50 anos. No entanto, grande parte dos óbitos continua a ocorrer acima dos 80 anos (43 mortos), entre os 70 e os 79 (18 óbitos), entre os 60 e os 69 (dez vítimas mortais) e entre os 50 e os 59 (quatro mortos).

Já em relação ao número de infetados, é sobretudo elevado nos grupos etários entre os 40 e os 49 anos, seguindo-se os grupos entre os 50 e os 59 anos e entre os 60 e os 69 anos.

Continua a haver registo de 43 casos de recuperação, os mesmos de ontem. Há 3.995 casos que aguardam resultado laboratorial.

Quanto às regiões, o Norte continua a ser a zona mais afetada, com 33 óbitos e 2443 casos confirmados. Segue-se Lisboa e Vale do Tejo, com 24 mortos e 1.110 casos de infeção, a região Centro, com 520 casos e 18 vítimas mortais, e o Algarve, com 99 casos e uma vítima mortal. No Alentejo há agora 30 casos de Covid-19.

Nas ilhas, os Açores têm 24 casos de infeção e a Madeira 21. Há ainda 21 casos de infeção de portugueses no estrangeiro.

12h23 - Morreu o professor de Portimão infetado com Covid-19

O professor da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, estava infetado com Covid-19.

A morte foi confirmada ao Jornal de Notícias, pela presidente da Câmara Municipal, Isilda Gomes.

12h12 - Quase 25 mil mortos em todo o mundo

Quase 25 mil pessoas morreram em todo o mundo infetadas por Covid-19, de acordo com um balanço feito pela agência France Presse a partir de dados oficiais divulgados esta sexta-feira às 11h00.

O novo coronavírus matou 24.663 pessoas em todo o mundo desde que surgiu em dezembro, segundo este novo balanço.

Foram registados 539.360 casos de infeção em mais 183 de países e territórios desde o início da epidemia.

11h37 - Primeiro avião com equipamento chegou ao Porto. Costa registou momento

Aterrou em Portugal o primeiro avião fretado pelo Governo português com material médico.

Trata-se de um aparelho da da Ethiopian Airlines vindo da China que chegou esta manhã à zona de cargas e descargas do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Trouxe 4.614.000 de máscaras tipo 2, 56.000 fatos e 20.000 cobre botas.

O primeiro-ministro chegou esta manhã ao Porto e assistiu à descarga dos vários equipamentos.

"Estamos a reforçar as compras e a receber mais donativos, que agradecemos. Em breve, todos estes equipamentos, tão necessários, estarão a ser distribuídos onde fazem mais falta", acrescentou noutro tweet.

11h20 - Boris Johnson infetado com Covid-19

O primeiro-ministro britânico testou positivo, confirma Downing Street. Um porta-voz confirma à BBC que, para já, os sintomas são "leves" e Boris Johnson vai continuar a liderar a resposta do Governo à epidemia em isolamento.

Num vídeo publicado no Twitter, Boris Johnson explica que teve sintomas leves durante as últimas 24 horas e confirma que está infetado com o novo coronavírus. Os principais sintomas foram "uma tosse persistente" e alguma febre, revela.


O líder britânico diz que vai continuar a liderar o Governo a partir de casa e agradece aos profissionais do Serviço Nacional de Saúde do país, bem como às forças de segurança, aos professores, entre outros.

11h17 - Mais 144 mortes no Irão

No total já morreram 2.378 pessoas no Irão, 144 nas últimas 24 horas. Desde quinta-feira houve registo de 2.926 novos casos: o país já tem 32.332 pessoas infetadas, de acordo com o Ministério iraniano da Saúde.

A televisão estatal iraniana informou esta sexta-feira que os militares instalaram um hospital de campanha com 2.000 camas num centro de exposições na capital iraniana, Teerão, para reforçar o sistema de saúde local.

10h51 - Espanha. 769 mortos nas últimas 24 horas. Total de 4.858 vítimas mortais

É um número recorde de óbitos em Espanha desde o início da epidemia. Morreram 769 pessoas desde quinta-feira, num total de 4.858 vítimas mortais no país.

Nesta altura, o número total de infetados é de 64.059, mais 7.871 que ontem. Do total de infetados 9.357 tiveram alta e são considerados como curados.

Na totalidade do país há 4.165 pessoas em unidades de cuidados intensivos.

10h46 - Sindicato exige requisição civil para reabrir serviços dos SAMS

O Sindicato Independente dos Médicos acusa os SAMS de "atitude oportunista" e grave no contexto da atual pandemia. Jorge Roque da Cunha diz mesmo que se resolveu "aproveitar um período de crise e medidas excecionais para (...) fazer um despedimento coletivo de cerca de 200 médicos, 300 enfermeiros e 200 administrativos".

Em declarações à RTP, Roque da Cunha explica que a atual situação "está a retirar o acompanhamento de excelente qualidade de cerca de 94 mil beneficiários".

"Num momento de crise, a atitude irresponsável deste sindicato faz com que o SIM peça a requisição civil", apelou.

O responsável apela ao Governo para que tome medidas que permitam aproveitar o contributo dos vários profissionais, que estão parados, e das instalações, que estão fechadas.

Roque da Cunha explica que as várias unidades dos SAMS ficaram paradas depois de nove médicos terem ficado infetados com o novo coronavírus - três dos quais nos cuidados intensivos - e outros 12 enfermeiros também infetados.

Destaca que há outros hospitais em situações semelhantes, mas que não podem parar nem faltar aos doentes. Apesar desta epidemia, as outras consultas e doenças continuam, salienta.

Roque da Cunha realça a importância de reabrir o SAMS não só para ajudar no combate à epidemia, mas também para continuar a acompanhar doentes com outros problemas ou patologias. Diz mesmo que houve doentes internados que foram "despejados" para o SNS.

9h36 - Rigor é o segredo chinês?

O segredo da China no combate ao coronavírus tem um nome: rigor. É esta a leitura feita por um português, que vive há 15 anos, no sul do território chinês, na cidade de Shunde-Foshan.

João Brêda conta à Antena 1 que ficou surpreendido com as medidas de contenção da pandemia que foram impostas pelo governo da China. Está há dois meses em quarentena em casa.

João Brêda é casado com uma cidadã chinesa e testemunhou a forma como aquele país travou o aumento do número de contágios. “Estou há 65 dias em casa”, afirma, para dizer que em Portugal todos deveriam fazer o mesmo.

8h59 - Casos positivos em Resende

O número de casos positivos de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Resende subiu para 31.

Num comunicado publicado no Facebook, o município informa que, durante o dia de quinta-feira, "foram confirmados mais nove casos de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Resende".


"Encontram-se registados, no total, 31 casos positivos e um óbito", acrescenta.

Na quinta-feira, as Forças Armadas procederam à desinfeção e descontaminação das instalações Santa Casa da Misericórdia de Resende.

8h36 - Testes do pezinho e vacinas não devem ser adiados

A Direção-Geral da Saúde alerta, numa nota divulgada no site na quinta-feira, que o teste do pezinho deve ser feito entre o terceiro e o sexto dia de vida e não pode ser adiado.

O mesmo acontece com as vacinas e as consultas de vigilância da saúde infantil e juvenil.

8h39 - China regista 55 novos casos importados

A China anunciou hoje 55 novos casos da Covid-19, 54 dos quais oriundos do exterior. Houve apenas um caso de contágio local, detetado em Zhejiang.

Nas últimas horas morreram mais cinco pessoas no país. Há até ao momento um total de 3.292 vítimas mortais.

8h31 - Lar em Vila Real com 25 casos positivos

O lar de Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, fez nas últimas horas 75 testes ao novo coronavírus. Alguns resultados já são conhecidos: 25 deram positivo e quatro deram negativo.
Os restantes continuam a aguardar resultados laboratoriais.

Nesta altura, com os 25 novos casos confirmados, elevou-se para 45 o número de infetados naquele lar.

O presidente da Câmara garantiu que as pessoas vão ser retiradas à medida que sejam conhecidos os resultados. Entretantol o centro hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro assumiu os cuidados a prestar aos idosos.

8h24 - Bolsonaro diz que "nada acontece com os brasileiros"

O Presidente do Brasil voltou a subestimar a pandemia e disse na quinta-feira que o contágio no país não vai assumir proporções semelhantes nos Estados Unidos.
"Eu acho que não vai chegar a esse ponto. Até porque o brasileiro tem que ser estudado. Ele não pega nada. O sujeito pula num esgoto e sai mergulhando, não acontece nada com ele", disse Jair Bolsonaro.

7h41 - Mais nove casos em Resende

O município de Resende adiantou na última madrugada que, durante o dia de quinta-feira, "foram confirmados mais nove casos de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia" local.

Estão ali registados 31 casos positivos e uma morte.

7h30 - Ponto de situação


O Conselho Europeu não chegou a um consenso sobre medidas para combater a crise gerada pelo novo coronavírus - não houve acordo sobre a emissão de dívida comum.
António Costa considerou "repugnantes" as declarações do ministro holandês das Finanças, Wopke Hoekstra, que defendeu a investigação de Espanha por não ter capacidade orçamental para fazer face à pandemia.

A medida afigura-se decisiva para financiar ações tendo em vista fazer frente à pandemia em todos os Estados-membros. Mas alguns dos 27 opõem-se de forma veemente

Contas feitas, 13 paises defendem a emissão de dívida. Holanda, Áustria e Finlândia opõe-se. A Alemanha também está contra, mas admite negociar. Outros Estados-membros não tomaram posição.

A reunião por videoconferência durou cerca de seis horas.

Ainda assim, os Estados-membros deram luz verde para lançar um programa de recuperação da economia europeia e mobilizar uma linha de financiamento global de 240 mil milhões de euros.

António Costa considera o acordo alcançado insuficiente. E alerta que, se a União Europeia não souber dar resposta a esta crise, como fez em relação a outras, sofrerá muito.

O primeiro-ministro português explicou que o Eurogrupo terá de mobilizar, no prazo máximo de duas semanas, fundos para apoiar os 27.
O quadro em Portugal
O relatório de quinta-feira da Direção-Geral da Saúde referia 60 mortes associadas à Covid-19, mais 17 do que na véspera, e 3544 casos de infeção.O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo. Morreram perto de 23 mil.

A região Norte é a que regista o maior número de mortes (28), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (18), da região Centro (13) e do Algarve (1). Face a quarta-feira, em que se registaram 43 mortes, verificou-se um aumento de 39,5 por cento.

Havia 3544 casos confirmados, mais 549 (um aumento de 18,3 por cento) face a quarta-feira.

Das 60 mortes registadas, 33 tinham mais de 80 anos, 15 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, oito entre os 60 e os 69 anos e quatro entre os 50 e os 59 anos.

Os dados da DGS precisam que Lisboa é a cidade que regista o maior número de casos pelo coronavírus SARSCov2 (284), logo seguida do Porto com (259 casos), Vila Nova de Gaia (163), Maia (157), Ovar (119), Gondomar (114), Valongo (100) e Braga (98).

Desde o dia 1 de janeiro, existem 22.257 casos suspeitos, dos quais 2145 aguardam resultado laboratorial.

Há 16.568 casos que não se confirmaram e 43 doentes que já recuperaram. Em vigilância pelas autoridades de saúde estão 14.994 casos.